Saneamento Básico Prof. Eurico Huziwara Aula 1. Plano de Ensino Introdução: - Importância da disciplina na formação do Engenheiro; - Situação do saneamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE Iúna
Advertisements

CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental PANORAMA DO SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL Paulo Ferreira Secretário Nacional de Saneamento.
TARIFA SOCIAL DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO DISTRITO FEDERAL CONGRESSO ABAR 2015 Brasília 18 de agosto de 2015 Cássio.
Saneamento Básico Prof. Eurico Huziwara Aula 1. Plano de Ensino Introdução: - Importância da disciplina na formação do Engenheiro; - Situação do saneamento.
Saneamento Básico Aula 5
POLÍTICA PÚBLICA DE SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL Instituto de Economia – UFRJ Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/FIOCRUZ Autor: Yuri Ferreira Coloneze.
Objetivos do Milênio: Erradicar a extrema pobreza e a fome.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
ETAR Ciências da Natureza 8º ano A Água na Escola Portuguesa Incluir imagem simples sobre tema.
A população mundial A população brasileira A POPULAÇÃO MUNDIAL GEOGRAFIA A população mundial atingiu uma marca de 7,2 bilhões de habitantes, número que.
EIXO TEMÁTICO: PLANEJAMENTO E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS A evolução dos indicadores de saneamento de Niterói e de São Gonçalo Lydyanne Barbosa dos Santos.
Saneamento Básico Prof. Eurico Huziwara Revisão das Aulas 1 à 5.
PAVIMENTAÇÕES DE ESTRADAS II – Prof. Eng.º Carlos Pastana IP 02 – Classificação das Vias Lucas Miranda de Matos – Luiz Felipe Marques Gonçalves.
O que é Lixo??? Essa é uma pergunta que atualmente pode ter respostas diferentes. A princípio lixo é tudo aquilo que é descartado, que não é mais utilizado.
Tratamento de águas residuais Geografia 9º ano A Água na Escola Portuguesa.
Conjuntos Programas, Ações e Atividades EstadoDireitoCidadaniaSeguimento Social, Cultural, ou Econômico. Políticas.
PLANEJASUS Aula 4: Análise da Situação de Saúde. ASIS Definição: É a identificação, descrição, priorização e explicação dos Problemas de Saúde da população.
ANA BEATRIZ Nº1/DIANA Nº4/ISABELLA Nº11/LARISSA Nº15
Atlas de água, saúde e saneamento
Saneamento Básico Aula 9
Saneamento Básico Revisão das Aulas 6 à 10
Autores: Gislene Esquivel de Siqueira Renavan Andrade Sobrinho
Panorama dos Resíduos Sólidos Urbanos - RSU no Brasil
Substituir Slides Número: 5 e 9 do vídeo por estes do power point
Universalização – Desafio Comum para o Saneamento no Mundo
Saneamento Básico em Guanambi
População Prof. Sandro Rogério.
47o CONGRESSO NACIONAL DA ASSEMAE
Poluição no Ar e Poluição do Solo
Júlio César Teixeira - UFJF Carlos Henrique Moreira Vidigal - UFJF
Esgotos Planeta Água: poluição
Projeto “Água Boa da Fonte à Torneira”
AGRICULTURA FAMILIAR Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo, como mão de obra essencialmente,
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ-MS Dulcélya Mônica de Queiroz.
A relação entre precipitação e qualidade da água na bacia do manancial do alto curso do rio Santo Anastácio Autor(es): Hermes Maurício Nunes; Antônio.
47º CONGRESSO NACIONAL DA ASSEMAE Campinas/SP, 21 de junho de 2017.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Plano de Gerenciamento de Resíduos Documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo.
Energias alternativas: Regulação do Biogás e Biometano
Gestão e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos
Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
O conceito básico da Agenda 21
Tratamento de Resíduos- ZEA 0966
Saneamento: para qualidade de vida é a grande questão
Projeto Integrador 2017/1 Tema central Saneamento.
um estudo de caso no distrito de Porto Trombetas - PA
RESULTADOS DISCUSSÃO/CONCLUSÃO
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
Água e Esgoto “Esgoto, efluente ou águas servidas são todos os resíduos líquidos provenientes de indústrias e domicílios e que necessitam de tratamento.
Desenvolvimento e subdesenvolvimento Será que todos os países têm o mesmo poder econômico?
ÁGUA E SAÚDE. SANEAMENTO BÁSICO É O CONJUNTO DE MEDIDAS QUE VISA A MELHORAR E GARANTIR A SAÚDE DA POPULAÇÃO POR MEIO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, DA CONSTRUÇÃO.
Consequências do consumismo: Socioeconômico e socioambientais
A Problemática da disposição final dos resíduos sólidos.
Gerenciamento do Saneamento em Comunidades Organizadas
DIVISÃO DE SANEAMENTO AMBIENTAL
“ É o conjunto de medidas (atividades) que visam preservar (modificar) o ambiente com o objetivo de prevenir doenças e melhorar as condições de saúde”
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Santa Catarina – Censo IBGE 2010
Curso: Engenharia Civil Disciplina: Saneamento Básico I Prof. FIRMINO Fevereiro de 2017 LEI Nº /2007.
Thiago Augusto Maziero
Sistema de Esgotos.
ESTUDO DE ABRANGÊNCIA NACIONAL COM DETALHAMENTO POR MUNICÍPIO
AULA 5: Plano Diretor do Aeroporto
ESTUDOS PRELIMINARES 1- CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS GERADOS EM BITURUNA – PR   2- BALANÇO DE MASSA E REINTEGRAÇÃO AMBIENTAL.
Soluções individuais para o sistema de esgotamento sanitário de um loteamento rural na cidade de Sertaneja-PR RAFAEL MONTANHINI SOARES DE OLIVEIRA ISABELA.
Sistemas de Esgotamento Sanitário
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Discentes: Carlos Duque, Mário Santana, Maria Conceição, Everaldo Docente: Thiago Sabino.
Transcrição da apresentação:

Saneamento Básico Prof. Eurico Huziwara Aula 1

Plano de Ensino Introdução: - Importância da disciplina na formação do Engenheiro; - Situação do saneamento no Brasil e no mundo; - Sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário. 2

Plano de Ensino Principais Poluentes da Água: - Poluentes orgânicos biodegradáveis; - Poluentes orgânicos não biodegradáveis; - Nutrientes; - Metais; - Organismos Patogênicos; - Parâmetros e padrões de qualidade da água. 3

Plano de Ensino Sistemas de Abastecimento de Água: -Requisitos de qualidade das águas de abastecimento: padrões de potabilidade de água; -Requisitos de quantidade de água. Variações de consumo; -Captação de águas superficiais e subterrâneas. Tipos de captação. Proteção de mananciais; -Tratamento de água para abastecimento. Estações de tratamento convencionais e simplificadas. Etapas de tratamento; 4

Plano de Ensino Sistemas de Abastecimento de Água: -Adução de água; -Reservação de água; -Redes de distribuição de água; -Estações Elevatórias; -Doenças de veiculação hídrica. 5

Plano de Ensino Sistemas de Esgotamento Sanitário: -Quantidade e qualidade dos esgotos; -Redes coletoras de esgotos; -Tratamento de esgotos domésticos. Tratamento preliminar. Tratamento primário. Tratamento secundário. Tratamento terciário; -Tratamentos não convencionais de esgotos. Fossas, filtros, fitorremediação, entre outros; -Disposição final de efluentes tratados; -Requisitos dos corpos receptores. Parâmetros de qualidade de águas residuárias. 6

Objetivos Compreender a importância do saneamento básico. Conhecer os principais poluentes dos corpos hídricos, bem como parâmetros para sua quantificação e padrões estabelecidos em leis. Conhecer e analisar os principais requisitos e características relacionadas com os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Conhecer os principais processos de tratamento de água para abastecimento e de esgotos sanitários. Reconhecer a importância do saneamento do lixo, segundo aspectos sanitários e econômicos 7

Bibliografia Básica Von Sperling, Marcos. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento esgotos. Belo Horizonte: DESA-UFMG, Richter, Carlos A. Água - métodos e tecnologia de tratamento. São Paulo: Blucher, Sant'Anna Jr., Geraldo Lippel. Tratamento biológico de efluentes: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Interciência,

9 Por que discutir saneamento básico?

SANEAMENTO: UM PROBLEMA MUNDIAL 1.1 bilhão de pessoas (17% da pop. mundial) não tem acesso à água potável 2.5 bilhões de pessoas carecem de saneamento adequado (> 35% da pop. mundial) 800 mil crianças com menos de 5 anos morrem anualmente de doenças vinculadas à falta de saneamento Fonte: OMS (2013), World Bank Anual Report (2014), CDC (2015) ÁguaSaneamentoMortalidade

Importância 12 Porque o abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos, o controle dos meios transmissores de doenças e a drenagem de águas pluviais são necessários para a saúde e a dignidade de vida.

Importância 13 O acesso à água potável e ao esgoto sanitário são essenciais para a erradicação da pobreza e da fome, para a erradicação da mortalidade infantil e para a sustentabilidade ambiental.

Importância Saúde Pública e Melhoria da Qualidade de Vida 14 Promoção da Saúde e Prevenção e Controle de Doenças Bem Estar Físico, Redução da Mortalidade Infantil Prevenção e redução de Diarreia, Cólera, Febre Tifoide, Hepatite

Importância Saúde Pública e Melhoria da Qualidade de Vida 15 Direito Humano Reconhecimento - Assembleia Geral da ONU (2013) O acesso à água e ao saneamento é necessário para a realização de alguns direitos humanos, incluindo: o direito à moradia adequada

Importância Saúde Pública e Melhoria da Qualidade de Vida 16 Benefícios Econômicos na Saúde Redução de Custos com Internações e gastos com medicamentos Redução de dias ausentes no trabalho

Importância Proteção e Preservação Ambiental 17 Disponibilidade Hídrica (Brasil) 12% da disponibilidade hídrica global Má distribuição territorial dos recursos hídricos 80,8% da disponibilidade na hídrica na Região Hidrográfica Amazônia Escassez hídrica - quantidade

Importância Proteção e Preservação Ambiental 18 Degradação dos Corpos Hídricos (Brasil) 61% do esgoto doméstico gerado não é tratado 15,6 bilhões de litros de esgoto doméstico são lançados, diariamente, sem tratamento, no solo e nos corpos hídricos. Escassez hídrica relacionada com a qualidade

Importância Econômica 19 Várias atividades e processos econômicos necessitam da adequada infraestrutura de saneamento básico (atividade industrial, setor de serviços) A prestação dos serviços e a execução de obras e serviços tem alto potencial de geração de emprego e renda

Importância Econômica 20 Geração de Emprego e Renda  A execução de ações de saneamento envolve 10 setores da atividade industrial  O aumento de R$ 1,0 bilhão no investimento de saneamento sobre o valor bruto da produção da economia gera um efeito total de R$ 3,1 bilhões Geração de Emprego e Renda  A execução de ações de saneamento envolve 10 setores da atividade industrial  O aumento de R$ 1,0 bilhão no investimento de saneamento sobre o valor bruto da produção da economia gera um efeito total de R$ 3,1 bilhões Fonte: Documento “Saneamento: Oportunidade e ações para a universalização “ Confederação Nacional da Indústria (CNI)

Importância Econômica 21 Setor de Turismo  Universalização do Saneamento - crescimento anual de R$ 1,9 bilhão no PIB do setor de turismo (Instituto Trata Brasil/FGV) Setor de Turismo  Universalização do Saneamento - crescimento anual de R$ 1,9 bilhão no PIB do setor de turismo (Instituto Trata Brasil/FGV) Fonte: Benefícios econômicos da expansão do saneamento brasileiro – FGV/Instituto Trata Brasil

Importância Econômica 22 EfeitoQuantidade Emprego Direto145 Emprego Indireto87 Efeito-Renda345 Estimativa de empregos gerados e do efeito-renda na construção civil, em resposta a o aumento na produção de R$ 10 milhões. Brasil 2008 Fonte: Revista do BNDES, Rio de Janeiro, V, n.29, páginas Junho 2008

Importância Econômica 23 Valorização de Imóveis  rede coletora de esgoto - valorização média de 18 % dos imóveis (Instituto Trata Brasil/FGV) Valorização de Imóveis  rede coletora de esgoto - valorização média de 18 % dos imóveis (Instituto Trata Brasil/FGV) Fonte: Benefícios econômicos da expansão do saneamento brasileiro – FGV/Instituto Trata Brasil

Segundo a Lei nº /2007, considera-se saneamento básico o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de: a) abastecimento de água potável; b) esgotamento sanitário; c) limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; d) drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Saneamento Básico D efinição

Uma em cada três pessoas, ou 2,5 bilhões de cidadãos do planeta, não possuem saneamento básico, incluindo 946 milhões de pessoas que defecam ao ar livre. A falta de progresso no saneamento ameaça enfraquecer a sobrevivência infantil e os benefícios para a saúde, ambos conquistados pelo melhor acesso à água potável. Fonte: UNICEF e OMS Dados Internacionais

O total de brasileiros atendidos por abastecimento de água tratada: A população atendida por coleta de esgoto: O percentual de esgoto tratado: SITUAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO NO PAÍS ENTRE 2007 E 2015: 80,9%83,3% 42%50,3% 32,5%42,7% Após a Lei /2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico

PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO - PMSB

ESGOTAMENTO SANITÁRIO RESÍDUOS SÓLIDOS DRENAGEM URBANA ABASTECIMENTO DE ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO RESÍDUOS SÓLIDOS DRENAGEM URBANA ABASTECIMENTO DE ÁGUA Esgotamento Sanitário Drenagem Urbana Resíduos SólidosAbastecimento de água

PLANO – é um anseio, uma intenção vaga, enfim pode ser um sonho. PLANEJAMENTO – e um processo de raciocínio onde deve enfrentar de maneira criativa as situações que se apresentam. Deve estar associado a lei, a política e a administração.

38 DRENAGEM URBANA NA BAIXADA FLUMINENSE/RJ Desassoreamento do rio Botas e implantação de vias marginais – Belford Roxo Exemplos SANEAMENTO INTEGRADO DO COMPLEXO DE MANGUINHOS/RJ Estação multimodal

39 Exemplos ESGOTAMENTO SANITÁRIO NA BAIXADA SANTISTA/SP ETE Mongaguá – Tanque de aeração DESPOLUIÇÃO DOS VALES DOS RIOS SINOS, GUAÍBA E GRAVATAÍ/RS Montagem do Emissário Subaquático

40 ESGOTAMENTO SANITÁRIO NA RM DE BELO HORIZONTE/MG Reatores da ETE em Pedro Leopoldo Exemplos SANEAMENTO INTEGRADO EM ANANINDEUA/PA Conjunto Habitacional Jaderlândia

41 Exemplos DRENAGEM URBANA EM BELO HORIZONTE/MG Córrego Ressaca ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM SALVADOR/BA Assentamento da adutora de água bruta

 Vimos qual é a definição de saneamento;  Vimos qual é a importância econômica, social e ambiental, e como constitui fator de desenvolvimento;  Breve resumo acerca das condições de água e esgoto no Brasil. Síntese da aula

 Visite a página do Sistema Nacional de Informações sobre saneamento (SNIS):  Página do Instituto Trata Brasil: Aprenda Mais

 Tipos de impurezas encontradas na água;  Parâmetros e padrões de qualidade da água. Próxima aula Na próxima aula, você estudará os seguintes assuntos:

1. De acordo com o conhecimento adquirido nesta aula, quais relações pode-se encontrar entre as ações do saneamento e a saúde pública? 2. Qual a importância da água para o homem? Atividade