Estádios de desenvolvimento psicossexual

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O narcisismo na clínica psicanalítica. Narcisismo é o amor pela imagem de si mesmo; Narcisismo e a questão da homossexualidade: para Freud, os homossexuais.
Advertisements

ÉTICA. Código de Ética da Farmácia diz: O exercício da profissão não pode, EM HIPÓTESE ALGUMA, ser feito com INTERESSES COMERCIAIS, pois a farmácia.
Sociedades Tribais: a educação difusa.
Componente Afetivo e Situacional no Comportamento Alimentar
Gênero e Sexualidade / Direitos Sexuais e Reprodutivos.
CURSO EAD CURSO EAD Capacitação para Orientações Básicas de Alimentação Saudável Módulo 5 Hidratação Universidade de São Paulo – USP Faculdade de Medicina.
Viva o lado feminino, Sem traumas. Quando afirmo que é necessário sensibilidade para viver, quero enfatizar que o lado feminino do ser humano precisa.
A P R E N D I Z A G E M. APRENDIZAGEM: “Processo de organização das informações do material à estrutura cognitiva” (BOCK, p.102).
O ABRAÇO, SALVADOR DE VIDAS Já se comprovou que todos necessitamos de contato físico para nos sentirmos bem, e uma das formas mais importantes de contato.
Prof. Priscila Tamiozzo.   Modo pelo qual recorremos as experiências passadas com a finalidade de utilizá-las no presente. Enquanto processo, refere-se.
LUTO E MELANCOLIA Sandra Santos. LUTO E MELANCOLIA melancolia: desânimo profundo, suspensão do interesse pelo mundo externo, perda da capacidade de amar,
Área dos conhecimentos 2º período 7º ano
CONCEITO DE EVOLUÇÃO Conjunto de processos que promovem a
O ABRAÇO, SALVADOR DE VIDAS.
05/12/2017.
O CIGARRO A CHUPETA DO ADULTO Ministérios de Saúde - APO -01.
Saúde e Temperança APO - 01
Administração de serviços 7º período
ÉMILE DURKHEIM.
ESTABELECENDO VÍNCULOS NA TUTORIA ON-LINE
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
1. Viver de acordo com o “dever conhecido”
METODOLOGIA DE PESQUISA
Comer bem, para viver melhor!
Conflitos interpessoais e a dinâmica da negociação
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
GRÁFICOS DE CONTROLE.
Análise global / Recapitulação
1.
Elessandra Lira Roseli Maria Rubiana M. Souza
Tecnologias de Informação e Comunicação
A Natureza do Caminho Interior
TODA CRIANÇA É UM BÁRBARO
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
“Definições dos Tipos de Maus-Tratos contra Crianças e Adolescentes”
A Neurociência.
Suporte entre pares: experiências dos grupos comunitários de família
Abuso Sexual 12ºCT4.
A PSICOLOGIA E A GESTÃO DE PESSOAS G E S T A O DE P
Doença Sexualmente Transmissível Aluna: Karina dos Santos TST - 25
AULA 11 – MUDANÇAS DE FASES
Comportamento do Consumidor
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
Por : Patrícia Arruda Psicóloga Clínica – CRP 05/46568 SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA.
Teoria psicossexual do desenvolvimento humano
O PAPEL DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
Desenvolvimento motor
A LEI DOS TRÊS ESTADOS Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são.
Introdução à Sociologia
Relacionamento com Deus
Conflitos interpessoais e a dinâmica da negociação
A Desvalorização e o Bullying
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
O ABRAÇO, SALVADOR DE VIDAS. O ABRAÇO, SALVADOR DE VIDAS.
O ABRAÇO, SALVADOR DE VIDAS.
Origem dos Elementos Químicos
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
Administração de Carreira Varias opções de se mudar a carreira.
Lógica informal Principais tipos de argumentos informais.
Mas, a explicação do comportamento das despesas públicas pode ainda ir buscar-se em outra sede: o processo de desenvolvimento das economias. Foi o que.
Causas do Choro do Bebê Maria Lúcia Silveira BANCO DE LEITE HRG.
O ABRAÇO, SALVADOR DE VIDAS.
Causas do Choro do Bebê Maria Lúcia Silveira BANCO DE LEITE HRG.
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
Macroeconomia Seção 2.3: Contabilidade nacional e teoria Keynesiana
Transcrição da apresentação:

Estádios de desenvolvimento psicossexual

LIBIDO = energia sexual que nos move em busca do prazer/satisfação de desejos A Libido ou Pulsão = que em Latim significa desejo, sexualidade Esta sexualidade envolve todo o corpo, e é pré-genital Existência da Sexualidade Infantil.

O desenvolvimento processa-se numa sequência de estádios ou fases desde o nascimento até à adolescência. A libido organiza-se em torno de zonas corporais erógenas, que vão variando ao longo do desenvolvimento, daí designar-se por fases do desenvolvimento psicossexual

Cada estádio é marcado por confronto entre as pulsões sexuais (Libido) e as forças que se lhe opõem.

O desenvolvimento é saudável se o indivíduo resolve adequadamente os conflitos, transitando de uma fase para a seguinte sem fixações FIXAÇÃO Forte ligação afetiva a uma pessoa, a um objeto ou a uma atividade, que era apropriada somente nos primeiros estádios do desenvolvimento.

ESTÁDIO ORAL . 0-1 ano A boca é a estrutura sensorial mais desenvolvida e sensível (lábios e língua) A libido organiza-se em torno da boca como zona erógena A criança relaciona-se com e conhece o mundo pela boca (a criança satisfaz todas as suas necessidades, alimentares e afetivas, através da boca) A alimentação é fonte de grande satisfação, assumindo grande impor­tância a relação com a mãe. A sucção emancipa-se progressivamente da alimentação tornando-se por si mesma uma fonte de prazer. O bebé obtém prazer ao levar objetos à boca, bem como através de estimulações bocais

1- Etapa oral de sucção – relação incorporativa. As etapas da fase oral 1- Etapa oral de sucção – relação incorporativa. A criança entra em relação com o mundo exterior através da Mãe/Seio, com quem mantém uma relação fusional de absorção

2- Etapa oral sádico-canibal - relação destrutiva  Com a eclosão dos dentes e da atividade de morder, a criança toma consciência da sua capacidade destrutiva e sente pela primeira vez uma ambivalência afetiva, ou conflito interior. Se por um lado ama a mãe, e amar significa absorver, por outro sente que a pode destruir, devido à capacidade recém-adquirida de morder. Demonstração de amor ao comer / o comer atualiza fantasias destrutivas.

O desmame corresponde a um dos primeiros conflitos e frustrações vividos pela criança que a vai situar em relação à realidade do mundo. É neste estádio que se forma o Ego

Relação com a mãe é o protótipo de suas relações futuras com o mundo. Se a relação é adequada o ego fortalece-se e aumenta a auto-estima, a criança torna-se apta a enfrentar novas demandas; Se a relação não é adequada podem ocorrer fixações em padrões orais de comportamento. Se uma pessoa enquanto bebé foi desmamada ou demasiado cedo ou muito tarde, posteriormente na vida sentirá a necessidade de atividades que consistem, simbólica e realmente, em obter gratificação oral

Fixações na fase oral Fatores da fixação: Privação, Excessiva indulgência, Transição brusca entre as fases Comportamentos orais: comer, beber, morder, beijar, falar, fumar Identificação entre alimentar/comer e amar Exigência imperiosa (desejo) e desvalorização após a consumação

Fixações na fase oral Fase inicial - Oral dependente: (consumo desenfreado) Beber e comer muito Roer as unhas Consumir frequentemente pastilhas elásticas, bombons, Passar horas a conversar ao telefone. Tendência para a passividade, inatividade e credulidade (engole tudo o que lhe dizem)

Fixações na fase oral Fase tardia- Oral agressivo (morder, literal ou metaforicamente) Morder coisas (lápis, cigarros, palhinhas, etc.) Agressividade oral: crítica, argumentação, sarcasmo