III Fórum de Oportunidades em Televisão Digital Interativa TVDI 2005

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação Trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal 5º Ciclo Agosto a Outubro de 2013 Avaliação Trimestral.
Advertisements

ANATEL DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA COMUNICAÇÕES MÓVEIS NO BRASIL TELEXPO WIRELESS 2002 SÃO PAULO – DE SETEMBRO DE 2002 Luiz Tito Cerasolli Conselheiro.
Controladores Single-loop e Multi-loop
APRESENTAÇÃO: Empresa de consultoria de engenharia focada em eficiência energética . Objetivo principal é reduzir os valores das contas de água e energia.
SEMINÁRIO TÉCNICO Novos Produtos Impulsionados pela Impressão Digital Impresso interativo: Conectando o impresso às mídias eletrônicas.
Professor: Kleber Trevisani Alunos: Paulo Roberto Guelfi, Gisele de Oliveira e Marcela. História da Ciência e Tecnologia.
MEDIDAS ELÉTRICAS AULA 1 Professora: Camila Bastos joinville.ifsc.edu.br/~camila.bastos Técnico Integrado em Eletroeletrônica.
David de moraes junior Márcia batista souza. ARQUITETURAS PROPRIETÁRIAS Apenas um fabricante lança produtos compatíveis com a sua própria arquitetura.
Camada de Enlace de Dados Subcamada de Acesso ao Meio.
Computação Móvel História da Ciência e Tecnologia – ADS Professor: Kleber Manrique Trevisani Ana Luiza Lima Carolina Pedrosa Diana Ferreira Marielly Barros.
INOVAÇÕES DA TECNOLOGIA WIRELESS (REDES SEM FIO) Wellington Martins – Prova de Métodos Pedagógicos.
FERRAMENTA PARA COMPARAÇÃO DA APLICABILIDADE DA XBRL Rosane Aparecida Braz Orientador: Wilson Pedro Carli.
APRESENTAÇÃO: EMPRESA DE CONSULTORIA DE ENGENHARIA FOCADA EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. OBJETIVO PRINCIPAL É REDUZIR OS VALORES DAS CONTAS DE ÁGUA E ENERGIA.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO BARREIRAS ENFRENTADAS NO ACESSO AO TRATAMENTO DO CÂNCER 27/09/2016 BARREIRAS ENFRENTADAS NO ACESSO AO TRATAMENTO.
Informática - Biodiversidade. Introdução Os Telefones Móveis surgiram com a necessidade do homem de agilizar sua comunicação com o mundo, principalmente.
PCM Pulse Code Modulation.
PROJETO DE REDE ESTRUTURADA DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA ESTADUAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE NO MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO – MS Estudante: Laira.
Redes de Computadores Professor Pedro Ramires Powerpoint Templates.
Recursos de informação Na UAb
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
Teoremas de rede Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Relatório de Dados Prêmio 2009.
Cabeamento LAN, Hardware de topologia e interface físicos
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Sonar: O uso de equipamentos eletrónicos na prospeção indireta
Projeto Estruturado de Redes
Circuitos Elétricos 2 Homepage:
Tecnologias Atuais de Redes
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
PLC – PowerLine Communications
Redes de Telecomunicações I
AMBIENTE MULTIMÍDIA DE SUPORTE À DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO
Evolução dos Sistemas de Comunicação de Dados
Radiotelescópio Nawi.
Meios de Transmissão.
Instalações Elétrica de Alta Tensão I Distribuição em Média Tensão
Sistemas Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Planejamento de estratégias:
Monitorização de dispositivos domésticos através de módulos zigbee
Redes e Comunicação de Dados Tipos de meios físicos
POSSIBILIDADES DE NOVOS ESPAÇOS EDUCATIVOS INTERATIVOS
Redes e Comunicação de Dados Topologia de Redes
46º Painel Telebrasil Desafios para a expansão do Setor
Márcia Figueiredo Consultor EAD
PERIODIZAÇÃO DA RELAÇÃO SOCIEDADE X NATUREZA
prof. Msc. Diovani Milhorim
Treinamento de 1 Ponto APR- ANALISE PRELIMINAR DE RISCO
INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAL
Administração de Novos Negócios
A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL
Curso Técnico em Informática
Aula 03 – Instalações elétricas convencionais e automatizadas
aula 05 Métodos de controle de acesso
Armando Castelar Pinheiro IBRE/FGV -- IE/UFRJ
INSTALAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES
Redes - Cabeamento Marcelo Laffranchi.
Proposta de Dissertação Tatiana Ghedine
33º Encontros Tele.síntese Os efeitos no mercado das novas políticas governamentais Jorge Salomão Pereira CEO
Modbus Bernardo da cunha borges Guilherme Garcia gimenez
MEDIÇÃO DA EMISSÃO CONDUZIDA
Análise a partir do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq
Tipos de Fibras Ópticas
IDEIAS ESSENCIAIS O consumo de energia é um indicador utilizado com frequência para mostrar o estádio de desenvolvimento de um país ou região. A distribuição.
Redes de Computadores Camada Física
Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação
Sistemas de Informação
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS
Transcrição da apresentação:

III Fórum de Oportunidades em Televisão Digital Interativa TVDI 2005 Análise da transmissão do canal de retorno do Sistema Brasileiro de TV Digital via Power Line Communications Autores: Fabrício Braga S. de Carvalho Marcelo Sampaio de Alencar 20 de maio de 2005

Descrição do IECOM Instituto de Estudos Avançados em Comunicações (IECOM) Fundado em 2003, a partir da iniciativa de pesquisadores e estudantes de diversas instituições (UFCG, UFPE, IME, Universidade de Toronto, Universidade Católica de Pernambuco, Área 1/Salvador)

Áreas de interesse do IECOM Processamento de Sinais Comunicações Ópticas Comunicações Móveis Planejamento Celular Teoria da Informação e Codificação Teoria das Comunicações Propagação Efeitos Biológicos e Comportamentais Televisão Digital

Power Line Communications - PLC Linhas de energia elétrica: transmissão e distribuição de eletricidade Transmissão de dados: surgiu para controlar o sistema no caso de faltas Década de 1950 - Ripple Control : baixas freqüências (entre 100 e 900 Hz) e baixa taxa de dados na rede de alta tensão (acima de 100 kV) Comunicação unidirecional (Controle da iluminação de postes em estradas, chaveamento de cargas e de tarifação)

Power Line Communications - PLC O PLT (Power Line Telecommunications) ganhou novo impulso com a desregulamentação do mercado de telecomunicações nos EUA, Europa e Ásia e com o crescimento da internet Identificar tecnologias, equipamentos, aplicações e serviços que proporcionem a comunicação entre usuários por meio de linhas de potência

Power Line Communications - PLC Implementar uma cadeia de comunicação universal, reduzindo o cabeamento interno e efetivamente integrando residências, escritórios e fábricas Focado nas linhas de baixa tensão (abaixo de 1kV) Superposição de um sinal de informação de baixa energia sobre a onda elétrica, na faixa de freqüências de 3 a 148,5 kHz (aplicações de PLC em banda estreita) e de 1 a 30 MHz (aplicações de PLC em banda de difusão)

Perspectivas Mercado atual: last mile access, ou acesso até as residências: o PLC é uma das diversas possibilidades tecnológicas, dentre as quais cable modem e diferentes tipos de xDSL e difusão sem fio last inch access, ou acesso dentro das residências: alguns estudos apontam que o uso de PLC seria o mais eficaz para prover o acesso no interior das residências

Perspectivas O last inch access (acesso dentro das residências) está conduzindo gradativamente à expansão do espectro das redes caseiras, através da conexão de vários equipamentos por uma rede interna (in-home network) Tal rede pode transformar todas as tomadas elétricas da casa em conexões de broadband para computadores pessoais, telefones e seus acessórios, bem como para outros dispositivos eletro-eletrônicos

Perspectivas – in-home network

O canal de linhas de distribuição Meio muito hostil para a transmissão de dados Impedâncias variantes Ruído Altos níveis de atenuação Múltiplos percursos

Vantagens e Desvantagens rede de comunicações independente e estabelecida as redes elétricas de alta e média tensão cobrem grandes distâncias a cobertura geográfica da rede de baixa tensão em regiões habitadas é bem abrangente não necessita de fios adicionais e pode prover acesso com fidelidade para aplicações em uma residência ou escritório, por exemplo bastante simples de instalar e utilizar - para o usuário final, basta conectar o equipamento e este já começa a funcionar

Vantagens e Desvantagens ambiente de comunicações muito complicado os níveis de ruído podem ser excessivos atenuação muito grande repetidores para perdas nos cabos e bypasses nos transformadores de distribuição a instabilidade da rede elétrica pode levar à formação de transitórios problemas de compatibilidade eletromagnética ocorrem entre os circuitos eletrônicos e as linhas de transmissão de energia elétrica praticamente impossível de ser utilizado sem um código de controle de erro

Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) cerca de 90% das residências possuem televisores 13% da população tem acesso à internet Convergência com o computador e a internet Interatividade (programas interativos, comércio eletrônico, ensino à distância, dentre outros)

Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) IECOM: estudo da viabilidade de transmissão do canal de retorno via: canais de dados da telefonia móvel CDMA GSM Redes ad hoc RF Intrabanda Telefonia fixa PLC

Transmissão do canal de retorno da TV Digital via PLC Estudo da proposta de transmissão via PLC As aplicações in-home já mostram a viabilidade do uso de PLC para a criação de uma rede interna (cuja taxa de transmissão atinge cerca de 14 Mbps) Quase universalidade do acesso à energia elétrica no Brasil – 99,5% dos domicílios brasileiros (Fonte: Síntese de Indicadores Sociais 2004 – IBGE)

Atividades em curso no IECOM Medições utilizando o equipamento Asoka®, disponível comercialmente, para analisar a transmissão de dados utilizando PLC Testes de alcance, taxa de transmissão, perda de desempenho e carregamento do sistema (inclusão de equipamentos à rede elétrica) em uma residência típica e no Laboratório de Comunicações da UFCG

Atividades em curso no IECOM Características do equipamento: Tecnologia HomePlug1.0® Padrão IEEE 802.11 Taxa de transmissão máxima de 14 Mbps Protocolo TCP/IP Interface Ethernet Bivolt (110V ou 220V) Faixa de freqüência: entre 4,5 e 21 MHz Alcance: até 500 m

Resultados preliminares

Resultados preliminares

Conclusões preliminares Ideal para ambiente residencial, confirmando as altas taxas de transmissão mesmo com diversos eletrodomésticos ligados Grande dificuldade na transmissão de sinais a longas distâncias O desempenho é limitado em ambientes com altas cargas (laboratórios de universidades, indústrias, etc)

Conclusões preliminares Proposta: sistema híbrido de transmissão do canal de interatividade do SBTVD, com o envio dos dados até o transformador abaixador via radiofreqüência ou mesmo fibras ópticas e distribuição para o usuário final por meio de PLC

OBRIGADO!!! [fabriciobsc,malencar]@dee.ufcg.edu.br