APRESENTAÇÃO DOS CURSOS 30 DE MAIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Advertisements

Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional,
A Educação Profissional e o Estágio Supervisionado: um ato educativo Elinilze Guedes Teodoro – PROEN Com Base na Minuta da Comissão Bicameral – CNE Relator.
Proposta de Elaboração do Plano de Curricularização da Extensão do IFPA Maio
CENTRO DE EXCELÊNCIA PROFISSIONAL ARTICULADA DO GUARÁ
Base Nacional Comum Curricular e os Desafios para uma Educação Integral no Ensino Médio EDENIA MARIA RIBEIRO DO AMARAL – PPGEC/UFRPE NUPEDICC – Núcleo.
UNIVERSIDADE Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Escola de Educação DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INCIAL EM NÍVEL SUPERIOR.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
MELHORIA DA QUALIDADE NA EAD LABORATÓRIOS VIRTUAIS NO ENSINO DAS ENGENHARIAS Adriana Kopeginski (UFPR) Alessandra de Paula (FACINTER) Robson Seleme (UFPR)
ENADE 2017 | Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucional.
FMT - FLUXOGRAMA – BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO (CHT 3
23 dias letivos 03 dias letivos 23 dias letivos 24 dias letivos
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
PROJETOS DE ENSINO Instrução Normativa 04/2016.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2011 ENADE 2011 Proposta
CURSO DE FISIOTERAPIA 1º período CH 300h 2º período CH 280h 3º período
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Arquitetura e Urbanismo Biologia
Temas Transversais no ensino de Ciências e Biologia
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
Ciência da Computação & Engenharia da Computação
Fórum de Coordenadores
ÁREA COMUM COM AGENDA A CADA 15 DIAS E INFORMAÇÕES GERAIS.
Programa Mais Educação (Antigo)
MAPA CONCEITUAL DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES INDÍGENAS - FIEI Esse mapa conceitual foi desenvolvido por Roseane Pina com objetivo de reunir.
Estrutura Curricular do Curso de Mestrado em Estudos da Mídia Regimento Interno do PPgEM (Anexo da Resolução nº 098/2015-CONSEPE)
23 dias letivos 03 dias letivos 23 dias letivos 24 dias letivos
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
21 dias letivos 15 dias letivos 21 dias letivos 21 dias letivos
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
Reforma do Ensino Médio
Ciência & Engenharia da Computação
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Projeto Pedagógico da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH): compromisso com a formação humana e com a educação em suas interfaces com.
Relatório de Autoavaliação Institucional
Ler e Escrever: Desafio de todos
Envio de currículo para até 24/11/2017
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
1963 “A Extensão Universitária na Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp” 2014.
TÍTULO DO TRABALHO EM DESTAQUE: SUBTÍTULO, SE HOUVER
Intencionalidade pedagógica no uso de mídias digitais em cursos de graduação virtuais: videoaulas, materiais de apoio e perguntas e respostas Édison Trombeta.
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
GESTÃO DE POLOS: qual a melhor prática?
Márcia Figueiredo Consultor EAD
UMA LINHA DO TEMPO SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Estágio Curricular Supervisionado 2018
Coordenação Adjunta de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis
1ª Reunião de Pais Ensino Médio
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204
PRAT. ENS. E EST. SUP. DOC.ANOS INC. ENS. FUND
GRADE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
PERFIL DO EGRESSO Grupo de Trabalho
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA– INTEGRAL – 46300/200 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QFL4705 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais.
Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de
Resultados e Discussão
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL4705
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º EDF0290 ou EDF0292 ou EDF0294 ou EDF0296 ou.
4º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA Mesa redonda 2: ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO NO PARANÁ: REALIDADE E DESAFIOS Ms. Lucievelyn.
Duas décadas de experiência de avaliação pedagógica no PNLD
Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação
Formação Continuada CTPs
ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADAS NOS CURSOS TÉCNICOS E INTEGRADOS
Pró - Reitoria de Ensino - PROEN
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
Orientações para Construção do Projeto Político Pedagógico
Transcrição da apresentação:

APRESENTAÇÃO DOS CURSOS 30 DE MAIO ARAPIRACA CÓD CURSO TURNO SEMESTRE 1257524 MEDICINA INTEGRAL (M+V) 1º 102166 CIENCIAS BIOLÓGICAS LIC MATUTINO SERTÃO CÓD CURSO TURNO SEMESTRE 1151167 GEOGRAFIA LIC NOTURNO 1º 1151147 LETRAS - L PORTUGUESA LIC VESPERTINO 1151164 ENGENHARIA CIVIL MATUTINO

APRESENTAÇÃO DOS CURSOS 30 DE MAIO A. C. SIMÕES CÓD CURSO TURNO SEMESTRE 107487 CIÊNCIAS SOCIAIS LIC NOTURNO 1º 107508 GEOGRAFIA LIC 107512 HISTÓRIA LIC 13215 MÚSICA MATUTINO   PRONERA INTEGRAL

APRESENTAÇÃO DOS CURSOS 04 DE JUNHO ARAPIRACA CÓD CURSO TURNO SEMESTRE 1151781 ADMINSTRAÇÃO PÚBLICA NOTURNO 1º 101942 CIENCIA DA COMPUTAÇÃO VESPERTINO 102154 ENGENHARIA DE PESCA INTEGRAL (M+V) 1288845 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 102150 FÍSICA LIC 1151780 LETRAS - L PORTUGUESA LIC 102152 MATEMÁTICA LIC 102158 SERVIÇO SOCIAL 102160 ZOOTECNIA

CONSIDERAÇÕES INICIAIS Reformulação de Projeto Pedagógico - processo que visa a melhoria da qualidade dos cursos de graduação; Atendimento às legislações; Cursos Edital 05/2018 – propostas de cursos em EAD/UAB Edital PRONERA - CECA.

DESAFIOS COLETIVOS Alterações obrigatórias para atendimento às Diretrizes Curriculares Elementos transversais ao currículo (questões de Ed. Ambiental, Relações étnico-raciais, Direitos Humanos, Libras, Acessibilidade, Pessoas com Necessidades Especiais e Transtorno do Espectro Autista, etc) Cursos noturnos com 1 período a mais que os cursos diurnos Curricularização da extensão Carga horária mínima e tempo de integralização Compreensão do que é “hora-aula” e “hora-relógio”

DESAFIOS PARA OS CAMPI FORA DE SEDE Superação do modelo de troncos e eixos Relatórios E-MEC Parecer do Conselho Nacional Diretrizes Curriculares Questionamentos dos docentes Equilíbrio entre disciplinas/formação e cargas horárias dos docentes

DESAFIOS PARA AS LICENCIATURAS Cumprimento da nova DCN (Resolução 02/2015) Carga horária mínima - 3200 horas Atividades Acadêmicas Científico-Culturais – 200 horas Estágio Supervisionado – 400 horas Disciplinas divididas em 3 núcleos (Art. 12): Núcleo de Formação Geral; Núcleo de Aprofundamento e diversificação; Núcleo de Estudos Integradores 1/5 da carga horária total do curso dedicado às dimensões pedagógicas (Art. 13) – regulamentação pela Resolução CONSUNI 06/2018 Prática como componente curricular – 400 horas Curricularização da Extensão – 10% da carga horária total do curso

O GRANDE DESAFIO DA PROGRAD E DAS COORDENAÇÕES DE CURSO O número de cursos com as alterações, ao mesmo tempo CAMPUS ARAPIRACA (23 cursos) 2018.1 2018.2 11 Cursos 12 Cursos CAMPUS SERTÃO (7 cursos) 2 Cursos* 3 Cursos * 2 Cursos de Santana do Ipanema já aprovados em 2017

O GRANDE DESAFIO DA PROGRAD E DAS COORDENAÇÕES DE CURSO O número de cursos com as alterações ao mesmo tempo CAMPUS A.C. SIMÕES (56 cursos) 2018.1 2018.2 2019.1 2019.2 5 * 13 + 4 Área de saúde e Engenharias (14) Todos os demais (13) * 2 licenciaturas já foram aprovadas em 2016 – adequações para atendimento das DCN

EXEMPLO DE HORA-RELÓGIO/HORA-AULA