Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos dos Fundamentos Filosóficos Módulo 7 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Movimentos sociais Conceitos.
Advertisements

Contexto histórico - “A modernidade”
Augusto comt. Nascimento 19 de janeiro de 1798, Montpellier, França. 19 de janeiro1798MontpellierFrança Morte 5 de setembro de 1857 (59 anos) Paris, França.
Karl Marx Trabalho de Sociologia da Educação I – A
Trabalho de Sociologia ● ● Karl marx. Biografia Karl Heinrich Marx nasceu no dia 5 de maio de 1818, em Tréveris, na Alemanha e morreu em 14 de março de.
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
Datas das aulas: e 16/09 - Apresentação - A crise de 1893 e a era do imperialismo e 23/09 - A guerra imperialista ( ) e as revoluções.
Karl Marx. Detalhes importantes da biografia Nasceu em Trier, Prússia (atual sul da Alemanha); estudou direito em Bonn e Berlim, mas se interessou por.
Comunismo O comunismo (do latim communis - comum, universal) Doutrina ou movimento social e político que defende a transformação total da sociedade capitalista.
Tema - A formação da sociedade produtora de mercadorias: o modo de produção especificamente capitalista. Texto base: O Capital CAPÍTULO I – A MERCADORIA.
O Projeto Ético Político na trajetória e prática profissional do Serviço Social Reginaldo Dias dos Santos.
O Antigo Socialismo “O homem não é uma ilha”
Geografando Mato Grosso: A história e a Geografia de Mato Grosso em sala de aula LEPEGA/CAGEO/UFMT/CUA Aula inaugural.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
VIDEOAULA 3 Karl Marx ( ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro Socioeconômico Departamento de Ciências da Administração Curso de graduação.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
FORMAÇÃO DA AMÉRICA LATINA
GURGEL, Claudio e FILHO, Rodrigo de Souza
MPPGAV Estado e Políticas Públicas ESTADO E MARXISMO.
Realismo e Naturalismo no Brasil
“Ciência da Sociedade” (Comte)
Os conceitos elementares do materialismo histórico-dialético
Introdução aos Estudos da Educação
Direito contemporâneo: revoluções liberais e constitucionalismo
TEMA 1: OS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA
Fundamentos III Maria Clara Figueiredo Dia 1. A maior riqueza do homem é sua incompletude Nesse ponto eu sou abastado. Palavras que me aceitam como eu.
Espaço Geográfico e industrialização
Introdução à Sociologia
A questão da Formação Profissional.
HOMEM CULTURA E SOCIEDADE
As etapas do Capitalismo
Formação Econômica e Social do Brasil II (REC 2402)
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Karl Marx Alemanha “Os filósofos não têm feito senão
Karl Marx e a História da Exploração
Introdução à Sociologia
Introdução à Economia INTRODUÇÃO À ECONOMIA Curso de Ciências Econômicas Professor: Celso Ricardo Salazar Valentim.
Plano da Disciplina: Filosofia.
Disciplina de Sociologia
O HOMEM O ser humano é um ser social.
Prof. Dagoberto e Profa. Sandra
CAPÍTULO 8 PÁGINA 116 Trabalhadores, uni-vos. Um pouco de Karl Marx Em Relação a outros pensadores:  Simmel e Weber: A realidade compõe-se de uma variedade.
HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 02
ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL: FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS Maria Lúcia Barroco.
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 03
O socialismo científico e seus desdobramentos
Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas Curso de Ciências Sociais – ISP/UFPel Disciplina: Sociologia I Professor: Francisco.
MAX WEBER
Supervisão Acadêmica em Serviço Social Módulo 10 – Aula 01
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 05
A transformação do trabalho e do mercado de trabalho
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Arcadismo Contexto Histórico.
Max Weber  .
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
Ética Profissional Módulo 11 – Aula 06
TEMA 13: CONTEÚDO SOCIAL E FORMAS DE ESTADO
Max Weber e a Sociologia Compreensiva ( ) Ação intelectual e não política 1.
Olá, sou o Prof. RP. Olá, F, S e B bem vindos à nossa 3ª aula de FdeE.
Preparatório EsPCEx História Geral
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA: O PENSAMENTO DE karl marx
Educação para o Trabalho 1 Professora : Márcia Leite 1.– Da Sociologia a Sociologia do Trabalho: definições básicas. AULA 1. – TÉCNICO EM MECATRONICA.
2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E IMPERIALISMO Prof. Lincoln Marques
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Alunos: Camile Eduarda, Edilson Santos, Emily Ortiz, Matheus Santos, Raul Leão.
SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2019
Transcrição da apresentação:

Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos dos Fundamentos Filosóficos Módulo 7 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz

Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos das transformações societárias EMENTA A disciplina situa o aluno na discussão sobre a consolidação da questão social no capitalismo industrial brasileiro. Aborda a reação da Igreja, a ação social e a criação das primeiras escolas de Serviço Social no Brasil, focalizando a institucionalização da profissão, a formação do mercado de trabalho e as intervenções profissionais, relacionadas às influências teóricas e filosóficas. Faz uma introdução ao pensamento racional conservador com a corrente de pensamento Positivismo. Produção das aulas web

Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos das transformações societárias Objetivo Geral: Contextualizar a origem e a institucionalização do Serviço Social na divisão sociotécnica – a criação de escolas e o processo de regularização da profissão – nas décadas de 30 e 40, no Brasil. Objetivos Específicos: Abordar: • as condições históricas, as práticas sociais e o surgimento do Serviço Social no âmbito internacional; • as condições históricas, as práticas sociais e o surgimento do Serviço Social no âmbito nacional. Produção das aulas web

AS CONDIÇÕES HISTÓRICAS: AS PRÁTICAS SOCIAIS E O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL NO ÂMBITO INTERNACIONAL - uso da concepção materialista da história; - Ao determinar o modo de produção material como principal elemento organizador da dimensão política e institucional dos quadros de uma sociedade, o materialismo histórico busca desvelar, em cada modo de produção da história, suas contradições internas e o que lhe é peculiar, próprio. Produção das aulas web

O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL NA EUROPA E NOS ESTADOS UNIDOS No decorrer dos tempos, o capitalismo surge como um grande divisor da história das sociedades e das relações entre os homens. Segundo Marx, o termo capital significa uma relação social, enquanto o capitalismo, um determinado modo de produção, marcado não somente por uma troca monetária, mas, principalmente, pela dominação do processo de produção pelo capital (relação social). Produção das aulas web

O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL NA EUROPA E NOS ESTADOS UNIDOS - Considerar o capitalismo em sua condição de categoria em seus múltiplos aspectos – histórico, social e econômico – como um modo de produção vinculado a um sistema de idéias e a uma fase histórica. Ou seja, compreender o significado do capitalismo enquanto um modo de produção e relações sociais específicas, “[...] determinando a ruptura entre capital e o trabalho e entre os homens, como membros de classes sociais, que passam a se diferenciar a partir da posse privada dos meios de produção.” (MARTINELLI, 1991, p.2). Produção das aulas web

O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL NA EUROPA E NOS ESTADOS UNIDOS - No final do século XVIII e ao longo da primeira metade do século XIX, surge, na Inglaterra, a Revolução Industrial; - Trata-se de um tempo marcado não somente pelas grandes invenções, revolucionando as técnicas, os processos produtivos, mas pelo surgimento e ascensão do capitalismo industrial, trazendo consigo uma revolução econômica e social sem precedentes. INDICAÇÃO DE LEITURA: HOBSBAWM, ERIC J. ERA DAS REVOLUÇÕES. BRESEIANI, MARIA STELLA M. LONDRES E PARIS NO SÉCULO XIX – O ESPETÁCULO DA POBREZA. Produção das aulas web