UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de conclusão de curso  

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Assistência ao Pré-natal, Puerpério e Saúde Bucal.
ANA PAULA RIBEIRO DE ALMEIDA Orientadora: ANA ALICE MARTINS MACIEL
Aluna: Letícia Oliveira Capelli
Marcio Chazan Orientador Adauto Martins Soares Filho
Universidade Federal de Pelotas – UFPel
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNA-SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS
Orientadora: Renata Lima Silva
Maiwabida Placido Perez Orientador : Cristiano Pinto Dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 5 TRABALHO.
Holean Francisco Rodrigues Costa
MELHORIA DA ATENÇÃO AO PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO NA UBS NOVA ESPERANÇA,
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS-UNASUS
Manoel Messias Santos Alves
Especializando: Dr. Edito Andrés Rodriguez Segura
Mariluz del Carmen Rosendo Meléndez Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluna: Taissa Morellato Basso
Julio Alberto Rodriguez Seijas Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8. Melhoria da atenção à saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTANCIA TURMA 9. Melhoria da atenção ao.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - RS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Modalidade à distância MELHORIA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
Orientando: Marcos Rodrigues Orientadora: Suele Manjourany Silva Duro
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Universidade Federal de Pelotas
Universidade aberta do sus – unasus universidade federal de pelotas especialização em saúde da família modalidade a distância turma 6 Qualificação da Atenção.
Melhoria da atenção à saúde bucal das gestantes, puérperas e recém-nascidos da Unidade Básica de Saúde Vila Guaíra em Curitiba-PR Aluna: Flavia Fratucci.
Universidade aberta do sus – unasus departamento de medicina social dms universidade federal de pelotas – ufpel especialização em saúde da família - ead.
Especializanda: Prisca Saray Nunez Millan
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria na atenção ao Pré-Natal e Puerpério da Unidade de Saúde da Família-
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Jennifer Williams Olivera Orientadora: Maria Emília Nunes Bueno
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
Orientadora: Danieli B. da Silva
Julio Menéndez Agüero Orientadora: Naércia Santos
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
Uana Shele Teles Cavalcante Orientador: Ailton Gomes Brant
Qualificação da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade General Câmara, General Câmara/RS HANOY MADERA MADERA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Melhoria do Programa de Pré-Natal.
Aluna: Nívia Patrícia Nunes da Silva
Universidade Aberta do SUS-UNASUS Universidade Federal De Pelotas Departamento De Medicina Social Especialização Em Saúde Da Família Modalidade A Distância.
Trabalho de Conclusão de Curso
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério da ESF Gramado Xavier,
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Angela Denise Springer Nejeliski Orientadora: Francine Cardozo Madruga
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - MODALIDADE À DISTÂNCIA – TURMA 6
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 07 Qualificação das Ações.
ESPECIALIZANDA : Regla REGINA diaz FERRER
Alay Cardoso Álvarez Orientadora: Andressa de Andrade Pelotas, 2015
Aluno: Diutman Palacios Salas Orientadora: Carla Ribeiro Ciochetto
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de conclusão de curso   Melhoria da atenção ao pré-natal e puerpério, na UBS Castanheira, Laranjal do Jari /AP   Especializada : Edith Oliva Silva Orientadora: Camila Irigonhé Ramos Apoio pedagógico: Fernanda Meller

Introdução A eficiência de um sistema nacional de saúde depende dos resultados qualitativos e quantitativos da saúde materna e infantil. Executar a intervenção para as gestantes e puerperas, com um adequado acompanhamento pode prevenir ou tratar doenças, diminuindo a morbidade,a mortalidade e os fatores de risco

Introdução Caracterização do município O município Laranjal do Jarí foi criado em dezembro de 1987,conta com uma área de 31.170 km2, é um município rural, se encontra na região sul do estado do Amapá. População de 43.832 habitantes. Conta com as seguintes estruturas para o atendimento em saúde: 01 Laboratório Municipal 01 Hospital 01 centro de fisioterapia 09 UBS / 13 equipes de saúde da família 05 equipes de saúde bucal 02 equipes do NASF Tipo 1

Introdução Caracterização da UBS População total da UBS: 4331 usuários Número de equipe da Saúde da Família da UBS: 02 (Equipe 12 e 13 ) População total da minha equipe (Equipe 12 ): 3012

Introdução Estrutura física da UBS 1 sala de espera e acolhimento dos usuários 1 local da recepção 2 consultórios médicos 1 consultório da enfermeira 1 consultório odontológico 1 local para a farmácia 1 sala de curativo 1 sala de vacina 1 local para nebulização 1 local da copa 2 banheiros

INTRODUÇÃO Situação da ação programática antes da intervenção Baixa cobertura e adesão da população alvo ao programa do Pré-Natal e Puerpério. As gestantes e puérpera tinham desconhecimento das mais elementares medidas de proteção. Realizavam consulta médica incluindo o pré-natal apenas quando estavam doentes, ou duvidosas. Alta incidência de gravidez na adolescência e início tardio nas consultas de pré- natal, por desconhecimento do programa, falta do planejamento correto da visita domiciliar. Preconceito em realizar exames clínicos com profissional do sexo masculino. Não realização de consulta odontológica por medos de que faz mal ao bebê.

Objetivo geral Melhorar a atenção ao pré-natal e puerpério da UBS Castanheira no município Laranjal do Jarí, Amapá.

Metodologia Capacitação da equipe no rastreamento, cadastramento e acolhimento de grávidas, puérperas e mulheres com atraso menstrual. Capacitação da recepcionista para o agendamento. Capacitação da equipe de enfermagem para realização e interpretação do teste de gravidez. Atividades nas comunidades da área de abrangência, cadastramento e atendimento de grávidas e puérperas. Busca ativa de grávidas e puérperas faltosas a consultas. Monitoramento da intervenção e preenchimento do SIAB. Reunião de equipe mensal.

Metodologia -Intervenção foi realizada durante 12 semanas. -Coleta de dados e desenvolvimento de ações de promoção da saúde, assistência, prevenção das gestantes e puérperas da área de abrangência da equipe 12 da UBS CASTANHEIRA. -Utilizou-se os dados do SIAB, os prontuários e registros específicos além das informações dos ACS. - Foi utilizado o manual: Brasil. Ministério da Saúde. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012 -Utilização da ficha espelho e planilha de coleta de dados disponibilizadas pelo curso.

Resultados pré-natal Objetivo 1: Ampliar a cobertura de pré-natal Meta 1.1: Alcançar 95% de cobertura das gestantes cadastradas no programa de pré- natal da unidade de saúde.

Resultados pré-natal Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal na UBS Castanheira Meta 2.1: Garantir a 100% das gestantes o ingresso no programa de pré-natal no primeiro trimestre de gestação.

Resultados pré-natal Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na Unidade Meta 2.2: Realizar pelo menos um exame ginecológico por trimestre em 100% das gestantes.

Resultados pré-natal Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na Unidade Meta 2.3: Realizar pelo menos um exame de mamas em 100% das gestantes. Alcançamos a meta de 100% em todos os três meses de intervenção Meta 2.4: Garantir a 100% das gestantes a solicitação de exames laboratoriais de acordo com protocolo. Conseguimos atingir 100% de nossas grávidas, já que todas receberam a solicitação dos exames de laboratório, conforme o protocolo do Ministério de Saúde

Resultados pré-natal Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na Unidade Meta 2.5: Garantir a 100% das gestantes a prescrição de sulfato ferroso e ácido fólico conforme protocolo. Garantimos a prescrição de sulfato ferroso e ácido fólico conforme protocolo a todas as gestantes cadastradas no programa. Meta 2.6: Garantir que 100% das grávidas estejam com vacina antitetânica em dia. Meta 2.7: Garantir que 100% das gestantes estejam com vacina contra hepatite B em dia. Todas as gestantes receberam as vacinas

Resultados pré-natal Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na Unidade Meta 2.8: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das gestantes durante o pré-natal.

Resultados pré-natal Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento ao pré-natal. Meta 2.9: Garantir a primeira consulta odontológica programática para 100% das gestantes cadastradas. Conseguimos atingir 100% das gestantes.

Resultados pré-natal Objetivo 3 Melhorar a adesão ao pré-natal Meta 3 .10: Garantir a busca ativa dos 100% das gestantes faltosas as consultas pré-natal. Foi atingida a meta

Foram atingidas as metas, nos 3 meses de intervenção Resultados pré-natal Objetivo 4: Melhorar o registro do programa de pré-natal Meta 4. 11 Manter registro na ficha de acompanhamento, espelho de pré-natal em 100% das gestantes. Objetivo 5: Realizar avaliação de risco Meta 5. 12 Avaliar risco gestacional em 100% das gestantes. Foram atingidas as metas, nos 3 meses de intervenção

Resultados pré-natal Objetivo 6: Promover a saúde no pré-natal Meta 6. 13 Garantir a 100% da gestante orientação nutricional durante a gestação. Meta 6.14: Promover aleitamento materno junto a 100% das gestantes. Meta 6. 15: Orientar 100% das gestantes sobre os cuidados com o recém-nascido. Meta 6.16: Orientar 100% das gestantes sobre anticoncepção após parto. Meta 6. 17 Orientar 100% das gestantes sobre os riscos do tabagismo e do uso de álcool e drogas na gestação. Meta 6.18 Orientar 100% das gestantes sobre a higiene bucal. Todas as metas deste objetivo foram alcançadas em 100% nos 3 meses de intervenção.

Resultados - puerpério Objetivo 1 : Ampliar a cobertura da atenção as puérperas Meta 1.1 Garantir a 100%das puérperas cadastradas no programa de pré- natal e puerpério da Unidade de Saúde consulta puerperal antes dos 42 dias após parto. O resultado foi atingido.

Resultados - puerpério Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ás puérperas na Unidade de Saúde. Meta 2.2 Examinar as mamas em 100% das puérperas cadastradas no programa. Meta 2.3 Examinar o abdome em 100% das puérperas no programa. Meta 2.4 Realizar exame ginecológico em 100% das puérperas cadastradas no programa. Meta 2.5 Avaliar o estado psíquico em 100% das puérperas cadastradas no programa. Meta 2.6 Avaliar intercorrencia em 100% das puérperas cadastradas no programa. Todas as metas deste objetivo foram atingidas, nos 3 meses de intervenção.

Resultados - puerpério Objetivo 3: Melhorar adesão das mães ao puerpério. Meta 3.1 Realizar busca ativa em 100% das puérperas que não realizaram consulta de puerpério os 30 dias após parto. O resultado foi atingido.

Resultados - puerpério Objetivo 4: Melhorar o registro das informações. Meta 4.1 Manter 100% das puérperas do programa com ficha de acompanhamento. O resultado foi atingido.

Resultados - puerpério Objetivo 5: Promover a saúde da puérperas. Meta 5.1 Orientar aos 100% das gestantes cadastradas no programa sobre os cuidados dos recém-nascidos. Meta 5.2 Orientar aos 100% das puérperas cadastradas no programa de pré-natal e puerpério sobre aleitamento materno exclusivo. Meta 5. 3 Orientar aos 100% das puérperas cadastradas no programa sobre planejamento familiar. Atingiu-se todas as metas, nos 3 meses de intervenção.

Discussão A intervenção foi um ganho para a UBS Foi ganho para a equipe, na sua união, organização, conhecimento e melhoramento do trabalho As atividades de educação em saúde, e demais atividades planejadas foram determinantes no processo A comunidade hoje tem conhecimento sobre o programa, e ganhou qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério

Reflexão do processo de aprendizagem Desconhecimento da informática Capacitar a equipe com dificuldades no idioma português Desgosto por dificuldades com envio das tarefas pela falta de internet FOI INTEGRAL EM TODOS OS MOMENTOS Orientadora todo tempo trabalhando comigo para esclarecimento das dúvidas Bibliografias necessárias fornecidas pelo curso

Reflexão do processo de aprendizagem O Estudo de caso clínico é uma estratégia que gosto muito, ele proporcionou uma atualização profissional no dia a dia. Ótima relação com a população, muitos parceiros, o que proporciona cobertura para outras ações de saúde. Oportunidade para interagir com colegas e professores do curso nos Fóruns Hoje ficamos com melhor treinamento para o atendimento integral da nossa população

Uma mulher grávida é um perpetuo arco-íris, é a obra mais perfeita da natureza.

MUITO OBRIGADA