FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

O que é ser um Empreendedor?
CENTRO DE RECURSOS TIC PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL MIRANDELA
Auto-avaliação avaliação de desempenho docente (2009/2011)
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Portugal - GTI Grupo de Trabalho sobre Investigações
Profissionalização em Serviço Ano lectivo 2009 / 2010
Visão Global do Projecto
Actividades do Formador
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Alguns princípios fundamentais a considerar:
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Apresenta: Projecto Ideia. Projecto: Ideia – Inclusão Digital com Ensino Interactivo Acessível. Conteúdos do 1º Ciclo para crianças com deficiência neuromotora.
As capacidades transversais nos novos programas de Matemática
1 Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS 6 de Março de 2010 Escola Superior de Educação de Viseu.
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Didáctica da Matemática
ESTUDO ACOMPANHADO.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico 2005/07 Distrito de Évora Departamento de Pedagogia e Educação.
Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde Projecto Educativo 2005 /2008.
Programa aluno pesquisador
Em conformidade com as Orientações Oficiais
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Formação Inicial de Formadores
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Avaliação de desempenho dos docentes
Alicerces Ano Letivo 2012/2013.
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
Práticas no ensino da língua
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
PLANO DA MATEMÁTICA II PMII.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Intervenção psicológica
Planejamento PNAIC 2014.
Departamento do Ensino Secundário
Santarém Março a Julho de 2007
Coordenadores TIC 1ª reunião de trabalho Centro de Competência CRIE FCUL 21 Novembro 2007.
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
DAR SENTIDO À FORMAÇÃO…
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Organização.
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Seminário de Integração Profissional IV
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico (PFCM_1_2) Reunião com Agrupamentos de Escolas Centros.
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
Escola Inclusiva – Uma Realidade, se Quisermos
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Replicação Metas Curriculares de Português
A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012.
O trabalho com as capacidades transversais Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação.
O trabalho na gestão curricular Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de.
1 Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS 6 de Março de 2010 Escola Superior de Educação de Viseu.
SERVIÇO DE ATENDIMENTO A ALUNOS
Psicologia da Educação
29 outubro 2014 Plano de trabalho Mecanismo de supervisão: visita – Antes da visita (no departamento) e em conjunto – A visita – Depois da.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
1. 2 Tipo de tarefasExemplos Tarefas que possibilitam o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas e do raciocínio matemático (Todas as.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS 31 de Outubro de 2009 Escola Superior de Educação de Viseu www.esev.ipv.pt/mat1ciclo

Apresentação geral da formação e trabalho dos coordenadores Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de Coordenadores de Agrupamentos/Escolas 31 de Outubro de 2009 S1-1 Introdução Apresentação geral da formação e trabalho dos coordenadores Escola Superior de Educação de Viseu Luís Menezes e Cátia Rodrigues Formação coordenada por: João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina

Formação Plano geral Dia 1 – 31 de Outubro / Capacidades transversais e projectos de escola Resolução de problemas Raciocínio Comunicação Organização do trabalho nas escolas e agrupamentos Dia 2 – 14 de Novembro / Gestão curricular e projectos de escola Tarefas Condução da aula Unidades de ensino Dia 3 – 06 de Março / Gestão curricular e projectos de escola (continuação) Tarefas, Condução da aula, Unidades de ensino Projectos de escola

Formação Apresentação e discussão dos temas (Powerpoint) Métodos de trabalho Apresentação e discussão dos temas (Powerpoint) Realização e discussão de tarefas Discussão de textos

Avaliação dos formandos Formação Avaliação dos formandos 1. Trabalho escrito individual (peso - 0,8) - Conteúdo: Apresentar uma experiência ou um projecto de intervenção ou um projecto em desenvolvimento no agrupamento/escola, descrevendo os respectivos objectivos, organização, actividades a realizar (ou já realizadas) e avaliação. - Data de entrega: versão provisória: 31 de Janeiro de 2010 ; versão definitiva: 31 de Março de 2010 (por e-mail para o respectivo formador) - Parâmetros de avaliação: Este trabalho será avaliado de 0 a 10 pontos.  2. Assiduidade (peso - 0,2)

Papel dos coordenadores no agrupamento / escola 1. Coordenação e monitorização da planificação (1.º, 3.º, 5.º, 7.º) Escolha de percursos/ calendarização, Monitorização do trabalho ao longo do ano. 2. Coordenação da organização de Unidades de Ensino (1.º, 3.º, 5.º, 7.º) Pesquisa e disponibilização de materiais aos professores (a começar pelos materiais disponíveis na DGIDC) Tarefas / materiais, devidamente articuladas e sequenciadas, Avaliação das aprendizagens. 3. Organização de formação e criação de oportunidades de formação Identificação de necessidades de formação dos professores, Organização de workshops internas ao agrupamento (por exemplo, um ou dois professores estudam o assunto, recolhem bibliografia e materiais, e organizam uma/duas sessões de auto-formação), Incentivo à participação dos professores no programa nacional de formação contínua dos 1.º e 2.º ciclos e em oficinas e outras actividades de formação de Centros de Formação e Instituições de Ensino Superior. 4. Dinamização de: Momentos de reflexão e trocas de experiências dos professores, Actividades do tipo “Lesson study”, Projectos.

Organização do trabalho no agrupamento / escola 1. Coordenadores – Trabalho regular de organização do trabalho dos professores, trabalho com os Acompanhantes e com outros intervenientes externos: Internamente , ou como Equipa de coordenação (nos Agrupamentos e no caso de grupos numerosos) ou como trabalho colectivo dos professores (no caso de grupos de dimensão reduzida) Externamente, de acordo com as necessidades. 2. Trabalho colectivo dos professores - Trabalho regular (semanal/quinzenal) por ano de escolaridade (1.º, 3.º, 5.º, 7.º): Momentos de reflexão e trocas de experiências - Relatos de aulas bem sucedidas, Identificação de problemas de aprendizagem, Análise de situações de gestão da sala de aula… “Lesson study” - Preparação colectiva de uma aula, observação, discussão colectiva. Projectos - Identificação do problema, análise dos recursos e oportunidades, definição de objectivos, planeamento de actividades, divisão de tarefas , processo de monitorização, avaliação e divulgação.