Interações e movimentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grandezas Vetoriais e as Leis de Newton Imagine um carro à 80 km/h? Quais as cenas que vieram à sua cabeça?
Advertisements

CARGA ELÉTRICA O que você deve saber sobre O conceito de carga elétrica remonta à Antiguidade clássica. Há registros de que os gregos esfregavam peles.
Leis de Newton As leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento, formuladas por Isaac Newton. Descrevem a relação entre.
Aula 3 – Lei de Gauss. Física F III - Unidade I 2 Reservatório Tubulação a b Sentido de escoamento Vetor velocidade no elemento de fluido ( v ). Elemento.
Movimento Vertical John Física Disciplina Professor.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL FÍSICA 15. Estática.
MECÂNICA TÉCNICA Técnico em Automação Industrial Profº Marcos Nascimento Leis de Newton.
Força Força é um puxão ou um empurrão Uma força está associada a um par de corpos Par: Pé e Bola.
LIVRO 3 - CAPÍTULO 4 – PARTE 1 DINÂMICA IMPULSIVA.
APLICAÇÕES DOS PRINCÍPIOS DA DINÂMICA COLORADO DO OESTE 2016 Trabalho apresentado pelos discentes do 1º Ano, turma D como quesito avaliativo à disciplina.
Introdução a Física Medição Análise Dimensional Vetores
RESUMO DE FÍSICA 2016 Tópico I - Conhecimentos Básicos e o Movimento Tópico II - Leis Físicas Tópico III - Gravitação Universal Tópico IV - Hidrostática.
SEQUÊNCIA DE REVISÃO Física – Conceitos & Contextos Unidade 2
EDIFICAÇÕES - SUBSEQUENTE
Cap. 07 – Princípios da Dinâmica Professor: ISRAEL AVEIRO
Equilíbrio de partícula
Física Geral e Experimental I Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Movimento circular e as consequências de uma força resultante centrípeta sobre um corpo. Professor: Rhodriggo Mendes Melquisedec Lourenço.
OSCILAÇÃO SISTEMA MASSA – MOLA Pêndulos
Força e Movimento.
Professor: Walter Antônio Kapp, Dr. Eng.
Estudando para o ENEM de forma Invertida
Resistência dos Materiais
Estudando para o ENEM de forma Invertida
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física
Aluna: Isabella Altoé Turma: 3º N01 Professor: Lucas Xavier
Aluno: Arthur victor mezadri 2º m03
Leis de Newton Leis de Newton 1º Lei de Newton Lei da Inércia
Fundamentos de Eletricidade
Professor: Walter Antônio Kapp, Dr. Eng.
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
CONCEITOS INICIAIS E M.U PG 01-TEORIA 1
REVISÃO E UFSCÃO 2018.
LANÇAMENTO OBLÍQUO.
Laboratório na próxima aula!
Professora Paula Melo Silva
1° lei de newton: principio da inércia
O CAMPO ELÉTRICO.
Estudando para o ENEM de forma Invertida
Ana Carolina dos Santos Izabel Pinheiro
Professora Paula Melo Silva
FORÇAS MECÂNICAS DUDUNEGÃO.
AULA 6– FENÔMENOS ONDULATÓRIOS
PRINCÍPIOS DA DINÂMICA
Hidrodinâmica 12º ano.
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
Máquinas Elétricas e segundo princípio da termodinâmica
Aulas e – Campo elétrico em condutores e campo elétrico uniforme
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
Conversão de Energia (Teorema do Trabalho – Energia Cinética)
2° Lei de Newton Princípio fundamental da dinâmica
Efeito das forças sobre a velocidade
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Um pouco além da Terra.
LEIS DE KEPLER.
Impulso e quantidade de movimento
leis de newton 1º Lei de Newton – Princípio da Inércia
Momento linear e 2ª Lei de Newton
Fique atento - Força Normal: Força de reação da superfície em contato e é sempre normal à superfície, ou seja, sempre perpendicular ou sob ângulo de 90º.
Prof. ANDRÉ ANTUNES.
Campo gravítico Miguel Neta, fevereiro de 2019
As Leis de Newton Prof. Rafael Dias 23/02/2019
Forças conservativas e não conservativas
Miguel Neta, dezembro de 2018
MOVIMENTO Imagine que você está sentado em um ponto de ônibus e logo percebe que o transporte se aproxima. Como o motorista está dentro do ônibus, ele.
AS LEIS DE NEWTON O QUE É FORÇA ? FORÇA DE ATRITO UM POUCO DE HISTÓRIA
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
OS FUNDAMENTOS DA FÍSICA
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Impulso e quantidade de movimento
Movimento uniforme e aceleração tangencial
Transcrição da apresentação:

Interações e movimentos

Qual é exatamente a conexão entre FORÇA Agente físico responsável por uma variação na velocidade de um corpo. Em física, a idéia de esforço está associada ao conceito de força. https://pixabay.com/pt/pessoa-mulher-ciclista-bicicleta-3537784/ https://pixabay.com/pt/trabalho-em-equipe-estátua-grupo-2733268/ Qual é exatamente a conexão entre FORÇA e VELOCIDADE?

A ação de uma força é necessária para manter um movimento??? Aristóteles (384-322 a.C.), filósofo grego, acreditava que sim: se uma força deixasse de agir em um objeto, ele imediatamente volta ao repouso. Galileu (1564-1642), físico e astrônomo italiano, acreditava que não: um objeto pode continuar o seu movimento mesmo depois da atuação de uma força. https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d4/Justus_Sustermans_-_Portrait_of_Galileo_Galilei%2C_1636.jpg https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ae/Aristotle_Altemps_Inv8575.jpg

Mas na prática não é isso que acontece: os objetos diminuem gradativamente suas velocidades até o completo repouso. Galileu (Domínio público)

ATRITO Galileu, então, percebeu que, reduzindo-se cada vez mais o atrito, um objeto mantinha seu movimento por mais tempo. SENDO POSSÍVEL ELIMINAR TOTALMENTE O ATRITO, OS OBJETOS PODERIAM MANTER SEUS MOVIMENTOS COM VELOCIDADE CONSTANTE, INDEFINIDAMENTE.

É claro que essa situação – a ausência completa de forças de atrito- é uma idealização. Mas foi a partir dela que Isaac Newton (1642-1727), físico inglês, enunciou o princípio da inércia: Um objeto em movimento tende a manter-se em movimento uniforme e em linha reta. O estado de movimento de um objeto (ou de repouso) só é alterado pela ação de uma força resultante não nula. https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/39/GodfreyKneller-IsaacNewton-1689.jpg Observe que o ano de nascimento do Newton é o ano do falecimento de Galileu.

LEI DA INÉRCIA DE GALILEU 1ª LEI DE NEWTON OU LEI DA INÉRCIA DE GALILEU Na ausência de forças, ou quando a resultante é nula, um objeto em repouso mantém-se em repouso e um objeto em movimento mantém-se em movimento com velocidade constante, em linha reta e no mesmo sentido. Parado Fr = 0 ou ausência de forças EQUILÍBRIO M.R.U.

Hockey de mesa

Movimentos em que a velocidade varia Movimentos que possuem aceleração centrípeta tangencial Varia a direção e o sentido do vetor velocidade Varia o módulo do vetor velocidade

2ª LEI DE NEWTON Se uma força de mesma intensidade for aplicada em 3 corpos de massas diferentes, em uma mesma superfície, o que podemos dizer a respeito de suas acelerações? F 3 kg 2 kg 1 kg

2ª LEI DE NEWTON A força F que atua em um corpo é diretamente proporcional a aceleração a ela produz no corpo, isto é F  a. Fr = m.a

3ª LEI DE NEWTON (LEI DA AÇÃO E REAÇÃO) F1 F2 Quando um corpo A exerce uma força sobre um corpo B, o corpo B reage sobre A com uma força de mesmo módulo, mesma direção e sentido contrário.

Observe que a ação está aplicada em um corpo e a reação está aplicada no corpo que provocou ação, isto é, elas estão aplicadas em corpos diferentes. Como estão aplicadas em corpos diferentes, as forças de ação e reação não podem se anular.

EXEMPLOS DA 3ª LEI DE NEWTON

EXEMPLOS DA 3ª LEI DE NEWTON https://pixabay.com/pt/natação-nadar-piscina-verão-2120886/ https://pixabay.com/pt/aviação-voo-helicóptero-1835298/ https://pixabay.com/pt/lançamento-de-foguete-foguete-67643/