O Realismo e o Naturalismo José Malhoa, O fado (1910).
Realismo Movimento de contestação do idealismo romântico (século xix) Arte e literatura privilegiam a observação e a análise dos costumes sociais A arte realista resulta de uma atitude crítica em relação à sociedade Idealização
Gustave Courbet, Bom dia, Sr. Courbet (1854).
Pressupostos do Realismo Tratamento de temas de alcance coletivo e relacionados com o quotidiano: a educação, o adultério, a política, o jornalismo, a cultura, … Respeito pelo critério da verosimilhança. Dizemos de uma história que é «verosímil» (tem verosimilhança) quando coincide com aquilo que aceitamos como verdadeiro ou plausível.
Representação fiel — objetiva — do real Pressupostos do Realismo Rejeição do artificialismo. Primado do real + Preocupação social = Intuito reformista Negação do sentimentalismo e da idealização romântica. Denúncia de problemas sociais. Representação fiel — objetiva — do real
Van Gogh, Os comedores de batatas (1885).
Naturalismo Partilha com o Realismo: as preocupações socioculturais a rejeição da idealização romântica a intenção de promover a reforma social e mental Funda-se no Positivismo (crença absoluta no valor da ciência como meio para alcançar a verdade) Visa o realismo científico: todas as explicações derivam de leis científicas
O homem segundo o Naturalismo Submetido às leis do determinismo A raça, o meio e o momento histórico condicionam-no Os fenómenos humanos são inevitáveis Temas da literatura naturalista: alcoolismo, histeria, roubo, … A modificação de um fenómeno depende da modificação ou da eliminação das suas causas
José Malhoa, Os bêbedos (1907).