O COTIDIANO DA AULA UNIVERSITÁRIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Pedagogia da pesquisa-ação
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Organização Curricular da Escola
Diretrizes do ensino de História
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Didática e Metodologia no Ensino Superior
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Educação no contexto do Trabalho
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
Curso de Docência Universitária
Tecnologia e Educação.
Planejamento - Professor
Plano de Trabalho Docente
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Escola Comum e Inclusão
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Flexibilização Curricular
Políticas Educacionais I
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
“ O saber e o fazer docente”
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Conceitos e Gerações de EAD
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Gerenciamento de Sala de Aula
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Elaboração: Profª Elena Mª Billig Mello
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
Os aspectos filosóficos do ambiente escolar Aula 12
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Planejamento Docente: Condição para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem.
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Organização do Trabalho Pedagógico Universitário TP - Sentido amplo: Conjunto de diretrizes da unidade acadêmica que se reflete nas atividades desenvolvidas.
Atividade complementar 05
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Elena Maria Billig Mello II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA:
Seminário elaborado para a Disciplina de Coordenação Pedagógica
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Aprendendo a Dança da Vida
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

O COTIDIANO DA AULA UNIVERSITÁRIA CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS VIII SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA: o exercício da docência na educação superior    O COTIDIANO DA AULA UNIVERSITÁRIA    Profª Dra. Ilma Passos Alencastro Veiga (UnB/UniCEUB) Julho/2007

FATORES PADRONIZADORES DO COTIDIANO 1 – HOMOGENEIDADE existência de leis e da ordem estabelecida; racionalidade tecnológica e burocrática; tarefas refletidas linearmente; concepção de vida acadêmica do ponto de vista do modelo empresarial; 2 – FRAGMENTAÇÃO divisão do trabalho; dicotomias: teoria-prática, sujeito-objeto; fortalece o individualismo e o isolamento; 3 – HIERARQUIZAÇÃO hierarquia do sabor; fundamental e o aplicado; o importante e a sua importância. Fonte: Lefebvre (1989)

FATORES DE OPOSIÇÃO À PADRONIZAÇÃO DO COTIDIANO 1 – DIFERENÇAS contra a homogeneidade; eles não se isolam; tomam lugar no conjunto; são identificadas pelas diversidades; 2 – UNIDADE contra a fragmentação; unicidade do pensamento e da ação; permeada pela intencionalidade; 3 – IGUALDADE contra a hierarquia; fortalece o social quanto ao nível mediador entre o econômico e o político; ênfase nos processos participativos de tomada de decisões; busca de fins determinados de forma democrática. Fonte: Lefebvre (1989)

ELEMENTOS ESTRUTURANTES DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DA AULA PARA QUÊ? INTENÇÃO O QUÊ? CONTEÚDO CULTURAL COMO? METODOLOGIA QUEM? PROFESSOR PARA QUEM? ALUNO COM QUÊ? RECURSOS DIDÁTICOS O QUÊ? COMO? QUEM? AVALIAÇÃO ONDE? ESPAÇO QUANDO? TEMPO (VEIGA, 2007 – no prelo)