II SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE GOVERNANÇA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS QUESTÕES METROPOLITANAS SOB A ÓTICA DO LEGISLATIVO Recife, 28 de novembro de Deputado Federal PEDRO EUGÊNIO Presidente da Comissão de Finanças.
Advertisements

9º Congresso Brasileiro de Regulação Brasília, 17 a 20 de Agosto de 2015 Indicadores de Desempenho A sustentabilidade dos serviços Francisco Silva Pinto.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Adequação do processo de trabalho.
PUBLICITÁRIA PRODUÇÃO //////////////////// DEFESA DE TCC.
Palmas - TO, novembro de 2014 Joaquim Carlos Parente Júnior Secretário da Fazenda Secretaria do Planejamento e Orçamento PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL.
GERÊNCIA DAS REGIONAIS DE SAÚDE E NÚCLEOS DE APOIO AO CONTROLE DE ENDEMIAS PLANO ESTADUAL DE SAÚDE ANÁLISE SITUACIONAL DAS REGIONAIS DE SAÚDE.
XII Fórum Ambiental da Alta Paulista Estância Turística de Tupã, 2016 Trabalho Inscrito na Categoria de Artigo Completo A Produção Mais Limpa no Âmbito.
Vanessa Fernanda Schmitt André Domingos Goetzinger
Educação no Estado do Ceará e em Sobral
EVOLUÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NAS EXPOSIÇÕES DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS EM SANEAMENTO NO PERÍODO DE 1996 A 2016 Autores: Paulo Sérgio Scalize Roberta.
DIAGNÓSTICO DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA PÚBLICA NO ESTADO DE GOIÁS Autores: Eraldo Henriques de Carvalho, Simone Costa Pfeiffer, Diogo Appel Colvero.
PROJETO DE GESTÃO AMBIENTAL
Renúncia de receita Fiscalização pelo TCU
Ciências Naturais 8.o ano de escolaridade
PROPOSTA PARA REESTRUTURAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE LAGOÃO/RS. Autores: Janaína.
1ª REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL – Gestão 2017/2018
VULNERABILIDADE SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO.
Agenda 2030: perspectiva brasileira
TÍTULO DO TRABALHO CIENTÍFICO
POLITICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Histórico Criado por meio da Assembleia de Instalação da Autarquia Interfederativa, com aprovação do Estatuto e eleição do Presidente, no dia 15 de maio.
Introdução Conclusão Materiais e Métodos Referências Resultados
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA
AÇÕES EM REDE: Para quê ? Ampliar as oportunidades de aprendizagem presentes no território, por meio da articulação entre as escolas e outras instituições.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Mestrado em Políticas Publicas
TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
CONEXÃO FAMETRO: Comunicação e Diversidade
Sensoriamento Remoto Orbital de
I Semana Acadêmica Integrada
Pedro Henrique de Oliveira Valdemir Aparecido Pires
1963 “A Extensão Universitária na Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp” 2014.
Comissão Intersetorial de Trabalho
2ª REUNIÃO REGIONAL - REGIÃO IV
TÍTULO DO TRABALHO Considerações iniciais:
Financiamento de Projetos e Responsabilidade Socioambiental
GERENCIAMENTO COSTEIRO
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
POLÍTICA E LEGISLAÇÃO FLORESTAL
Curso: Programação Anual de Saúde e Relatório Anual de Gestão
GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Levantamento de informações sobre a implementação do CAR e dos PRA nos Estados Recife, 08 de junho de 2018.
Câmara Técnica de Resíduos Sólidos
TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO
SIMPÓSIO DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - AVALIES Título do Artigo
Conselho Temático de Meio Ambiente – COTEMA
6-METODOLOGIA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA 2
TÍTULO DO TRABALHO Autor 1 (Instituição) Autor 2 (Instituição)
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO METODOLOGIA
TÍTULO DO TRABALHO ÁREA TEMÁTICA Autor 1 – Instituição de Origem
2 º SIMPÓSIO AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – AVALIES 2016
Escritas literárias: reflexão estética, política e tradução
TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO
ANÁLISE DE DADOS ESPACIAIS DAS DEPOSIÇÕES DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS, SÃO PAULO Walter Rubens Bolitto Carvalho Estudante.
TÍTULO DO TRABALHO: O MESMO DO RESUMO EXPANDIDO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Cristine Diniz Santiago Cibele Medeiros Brito Leite
A NECESSIDADE DA ANÁLISE DE INDICADORES E ÍNDICES PARA AVALIAÇÃO DE CONSÓRCIOS PÚBLICOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Alessandro Silva Borges (MAASA/UFBA)
Quadro 1 – Título Exemplo Figura 1 – Título Exemplo
Mesa redonda 11 Efetividade da participação na política de saneamento básico: planejamento e controle social. Ernani Ciríaco de Miranda Diretor do Departamento.
TITULO INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS E DISCUSSÃO
ORIENTAÇÕES SOBRE REQUISITOS MÍNIMOS PARA O LICENCIAMENTO SANITÁRIO
Fundada em 15 de março de 1946, no Rio de Janeiro (73 anos de trajetória)
Desenvolvimento Sustentável - DDS OBRIGAÇÕES AMBIENTAIS:
Gestão do ensino nas Instituições de Educação Superior
Precisamos, na atualidade, de criatividade para projetar não apenas outro mundo possível, mas “outro mundo necessário no qual todos possam caber, hospedar.
PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE.
Transcrição da apresentação:

II SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE GOVERNANÇA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE /SP Autores: Alessandra Harumi Sakai dos Santos Juliene Maldonado Orosco de Andrade Dra. Edilene Mayumi Murashita Takenaka Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional – MMADRE UNOESTE

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

OBJETIVO Estudar a gestão adotada nos lixões/aterro no município de Presidente Prudente/SP, relacionando as Políticas Públicas Estaduais vigentes

Descrever a atual situação dos lixões/aterro do município; OBJETIVO ESPECÍFICO Sugerir práticas de gestão/gerenciamento dos lixões e aterros pautados nas políticas públicas estaduais. Descrever a atual situação dos lixões/aterro do município; Identificar as políticas públicas relacionadas à disposição de resíduos sólidos urbanos;

METODOLOGIA Pesquisa bibliográfica; Pesquisa qualitativa; Levantamento de dados a partir da documentação indireta em fontes primárias e secundárias. METODOLOGIA

DESENVOLVIMENTO Estrutura do sistema ambiental Paulista

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO – SMA Política Estadual de Meio Ambiente Analisar e acompanhar as Políticas públicas setoriais; Articular e coordenar os planos e ações relacionados à área ambiental; Licenciamento e fiscalização ambiental; Educação ambiental, normatização, controle, regularização, proteção, conservação e recuperação dos recursos naturais.

INTEGRAM O SMA

PARCERIA

PRESIDENTE PRUDENTE Situação

ÁREA DO LIXÃO DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE Fonte: Earth Explorer, 2016. Elaborado pelas autoras

CONFORME Secretaria Municipal de comunicação; Ramos (2014) ; Takenaka (2008); . Cetesb (2016).

POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS REFERENTES A RESÍDUOS SÓLIDOS Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS); Política Estadual de Resíduos Sólidos de São Paulo (PERS);

MAPEAMENTO SOBRE CONDIÇÕES DOS ATERROS NO PONTAL DO PARANAPANEMA

AUXÍLIO E O ASSESSORAMENTO DOS MUNICÍPIOS Projeto Ambiental Estratégico LIXO MÍNIMO; Programa MUNICÍPIO VERDE AZUL; Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO Programa de Aterros Sanitários em Valas; Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP; Programa Estadual de Implementação de Projetos de Resíduos Sólidos; Plano Plurianual – PPA; Índice de Efetividade da Gestão Municipal; Programa Otimização da Gestão Municipal de Resíduos Sólidos no Estado de São Paulo

RESULTADOS Inexistência de critérios para disposição dos resíduos; Falta de monitoramento; Obrigatoriedade de possuir um Aterro sanitário; Não existe gestão de resíduos sólidos.

SUGESTÃO Elaborado pelas autoras

REFERÊNCIAS   BRASIL. Lei nº 14.676, de 28 dezembro de 2011. Institui o Plano Plurianual para o quadriênio 2012-2015. São Paulo: 28 Disponível em: <www.planejamento.sp.gov.br/noti_anexo/files/planejamentoorcamento/ppa/PPA20122015/Lei_14676.pdf> Acesso em: 10 nov. 2016.   CETESB – COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos 2015. São Paulo: CETESB, 2016.  GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. CETESB. Panorama dos Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo. Versão Preliminar. São Paulo: CETESB, 2014.  IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. 1993.  LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1991. 270 p.  RAMOS, S. P. A Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos e a meta de implantação de aterros sanitários no Brasil. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XVII, n. 121, fev 2014. Disponível em: <http://ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=14280&revista_caderno=5 >. Acesso em: 02 dez 2016.  TAKENAKA, E. M. M. Políticas públicas de gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos no município de Presidente Prudente – SP. Presidente Prudente: [s.n.] 2008.

MUITO OBRIGADA! GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE /SP