Romano Carvalho de Farias Orientadora: Ana Paula Soares UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 MELHORIA DA ATENÇÃO A SAÚDE DOS PACIENTES PORTADORES DE HIPERTENSÃO E DIABETES MELLITUS DA USF ROCAS, NATAL/RN Romano Carvalho de Farias Orientadora: Ana Paula Soares Natal/2014
INTRODUÇÃO HAS e DM – Fatores de Risco p/ IAM, AVC, ICC; Importância crucial na ESF; Grande prevalência de hipertensão arterial e diabetes na população; DM: 5,6% HAS: >50%(60-69a), >75%(>70a), SBC 2010 Ênfase nas atividades de promoção a saúde ao invés da reabilitação dos pacientes;
Natal 1 milhão e 400mil hab; Metrópole: 9 cidades; 91 USF; 12 NASF; Tecnologia e rede especializada X Demanda Reprimida; Avanço da criminalidade e drogas;
USF Rocas 4 Equipes de Saúde da família; 4 Equipes de Saúde Bucal; Problemas de estrutura física, abastecimento de insumos e medicamentos; Hipertensos e diabéticos: Ausência de livro de cadastro e seguimento regular dos usuários;
Objetivo Melhorar a atenção a saúde de usuários portadores de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus da Unidade de Saúde da Família de Rocas, Natal/RN; Ênfase no registro, ampliação de cobertura, melhoria da qualidade da atenção em saúde;
metodologia Engajamento público Atividades de educação em saúde; Reativação do grupo de HIPERDIA;
metodologia Organização e gestão do serviço Cadastramento dos usuários; Melhor registro dos usuários: ficha-espelho;
Metodologia Monitoramento e avaliação Reavaliação periódica dos usuários: renovação trimestral de receitas; Garantir a efetiva avaliação clínica e laboratorial
Metodologia Melhoria da qualidade da prática clínica Qualificação dos ACS; Orientação de hábitos saudáveis de vida;
Objetivos, metas e resultados Ampliar a cobertura à HAS e DM; Cadastrar 50% dos hipertensos e 50% dos diabéticos da área; HAS: 33,5% DM: 54,1%
Cobertura ao usuário hipertenso Gráfico de cobertura do usuário hipertenso nos 3 meses da intervenção
Cobertura ao usuário diabético Gráfico de cobertura do usuário hipertenso nos 3 meses da intervenção
Objetivos, metas e resultados Melhoria da qualidade do atendimento ao usuário hipertenso e diabético; Realizar exame clínico apropriado em 100% usuários; Resultado 100% atingido;
Gráfico da realização do exame físico completo no usuário hipertenso
Gráfico da realização do exame físico completo no usuário hipertenso
Objetivos, metas e resultados Melhoria da qualidade do atendimento ao usuário hipertenso e diabético; Garantir a realização dos exames complementares dos usuários cadastrados HAS: 90,3% DM: 85,9%
Gráfico da realização de exames complementares em hipertensos
Gráfico da realização de exames complementares em diabéticos
Objetivos, metas e resultados Melhoria da qualidade do atendimento ao usuário hipertenso e diabético; Garantir a prescrição das medicações em uso, oferecer orientações nutricionais, de prática de atividade física e cessação do tabagismo; Dados semelhantes aos usuários cadastrados;
Gráfico dos objetivos de promoção a saúde (ativ física, nutrição e cessação do tabagismo)
Objetivos, metas e resultados Realizar a estratificação do risco cardiovascular em 100% dos usuários cadastrados; HAS: 2,8% DM: 7% Meta não atingida;
Gráfico da realização de estratificação de risco em hipertensos
Gráfico da realização de estratificação de risco em diabéticos
Resultados Atingiu-se a maioria da metas propostas, exceto a realização da estratificação de risco cardiovascular; Além disso: Reativação do Grupo HIPERDIA e realização de atividades de educação em saúde com rastreio em população-alvo;
DISCUSSÃO Importância do projeto: Serviço:Modificação do processo de trabalho da USF; Equipe: União nas atividades; Usuário: Maior vínculo com a unidade e meljor atenção; Planos: Ampliação da cobertura nos meses subsequentes e incorporação do processo de trabalho aos demais programas da USF;
REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM Modificação da visão do que é uma USF; Unidade tradicional X USF; O desafio de liderar uma equipe; Aprimoramento teórico e crescimento profissional; Inserção social do médico junto a seus usuários; Atenção básica como pilar fundamental de uma sistema de saúde universal e integral;
REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de atenção básica- Diabetes mellitus Brasília: Ministério da Saúde, 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de atenção básica- Hipertensão arterial sistêmica Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
Obrigado!!!