UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

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Orientador: Pablo Viana Stolz
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde dos Idosos na ESF Manoel Bernardino Dos Santos, Município Torres, RS. Yiliana Maria Castillo Torres Orientador: Marcos Fabio Turra Pelotas, 2015

Introdução. Município situado no extremo norte do litoral do RS. ESF situada na zona rural do município (comunidade Rio Verde) População adstrita da ESF de 2335 habitantes. Conta-se com o NASF, vinculada ao sistema único de saúde. Boa estrutura.

Introdução. A população alvo da intervenção é de 290 idosos, segundo o cadastro realizado durante a intervenção. Melhorar a atenção de saúde dos idosos da ESF. Protocolo do Ministério da Saúde da atenção à pessoa idosa e envelhecimento, Brasília 2010.

Objetivo Geral Melhorar a atenção à saúde da pessoa idosa na ESF Manoel Bernardino dos Santos, Torres/RS

Metodologia. Monitoramento e avaliação. Realizar o cadastro dos usuários; Preenchimento da ficha espelho, prontuários clínicos; Estabelecer um arquivo específico para os idosos cadastrados; Exame clínico apropriado; Avaliação Multidimensional Rápida.

Metodologia. Monitoramento e avaliação. Monitorar o número de idosos hipertensos e diabéticos com exames complementares em dia; Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular; Monitorar os idosos acamados ou com problemas de locomoção; Atividades de educação em saúde;

Metodologia. Organização e Gestão de serviço. Acolhimento dos idosos; Atualização do cadastro no SIAB. Garantir os recursos necessários para realização da Avaliação Multidimensional Rápida Capacitação dos profissionais da saúde. Priorizar as vagas do SUS para a realização dos exames complementares. Registro e controle da necessidade dos medicamentos.

Metodologia. Organização e gestão de serviço; Planejamento do atendimento odontológico. Criação do Grupo de Monitoramento das Ações(GMA); Busca ativa dos usuários faltosos às consultas. Oferecer atendimento prioritário aos idosos na ESF; Solicitar ao gestor municipal a disponibilização da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa;

Metodologia. Engajamento público. Realizar acolhimento aos usuários; Orientação à comunidade; Atividades de educação em saúde na sala de espera da ESF e nos grupos de idosos e hiperdia; Manutenção dos registros de saúde.

Metodologia. Qualificação da pratica clínica. Capacitações para a equipe de saúde; Registros adequados; Determinar o papel de cada integrante da equipe para a intervenção;

Logística. Protocolo de Atenção Básica sobre atenção à saúde da pessoa idosa e envelhecimento, Brasília 2010; Registro nos prontuários, fichas espelhos e planilhas de coleta de dados. Registro das informações. Monitoramento dos registros semanalmente.

Logística. Acolhimento e priorização do atendimento dos idosos. Apresentação do projeto para a comunidade nas diferentes micro áreas. Disponibilidade de um arquivo para controle do estoque dos medicamentos.

Objetivos, metas e resultados. Objetivo 1. Ampliar a cobertura do Programa de saúde do idoso. Meta 1.1. Ampliar a cobertura para 80%.

Objetivos, metas e resultados. Objetivo 2: Melhorar a qualidade de atenção ao idoso . Meta 2.1. Realizar Avaliação Multidimensional Rápida à 100% dos idosos. 17- 45,5%; 79- 100%; 140- 100%.

Objetivos, metas e resultados. Meta 2.2. Realizar exame clínico apropriado em 100% das consultas, incluindo exame físico dos pés, com palpação dos pulsos tibial posterior e pedioso e medida da sensibilidade a cada 3 meses para diabéticos. Figura 3- Gráfico da proporção de idosos com exame clínico apropriado em dia 14-37,7%; 79-100%; 140-100%

Objetivos, metas e resultados. Meta 2.3. Realizar a solicitação de exames complementares periódicos em 100% dos idosos hipertensos e/ou diabéticos. Figura 4- Gráfico da proporção de idosos hipertensos e/ou diabéticos com solicitação de exames complementares periódicos em dia 7-30,4%; 41-93,2%; 72-100%.

Objetivos, metas e resultados. Meta 2.4. Priorizar a prescrição de medicamentos da Farmácia Popular a 100% dos idosos. Figura 5- Gráfico da proporção de idosos com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular priorizada 21-56,8%; 40-50,6%; 140-100%

Objetivos, metas e resultados. Meta 2.5. Cadastrar 100% dos idosos acamados ou com problemas de locomoção. (Estimativa de 8% dos idosos da área). Meta alcançada em 100% nos três meses da intervenção. Meta 2.6. Realizar visita domiciliar a 100% dos idosos acamados ou com problemas de locomoção. Meta alcançada em 100% nos três meses da intervenção.

Objetivos, metas e resultados. Meta 2.7. Rastrear 100% dos idosos para Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Figura 6-Gráfico da proporção de idosos com verificação da pressão arterial na última consulta 37-100%; 66-83,5%; 140-100%

Objetivos, metas e resultados. Meta 2.8. Rastrear 100% dos idosos com pressão arterial sustentada maior que 135/80 mmHg ou com diagnóstico de hipertensão arterial para Diabetes Mellitus (DM). Meta alcançada em 100% os três meses da intervenção.

Objetivos, metas e resultados. Meta 2.9. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos idosos. Figura 7- Gráfico da proporção de idosos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico. 32- 86,5%; 78-98,7%; 140-100%

Objetivos, metas e resultados. Meta 2.10. Realizar a primeira consulta odontológica para 100% dos idosos. Figura 8- Gráfico da proporção de idosos com primeira consulta odontológica programática 17-45,5%; 71-92,4%; 140-100%

Objetivos, metas e resultados. Objetivo 3. Melhorar a Adesão de atenção ao idoso na ESF Manoel Bernadino Dos Santos. Meta 3.1. Buscar 100% dos idosos faltosos às consultas programadas. 12-67,7%; 20-100%; 27-100%

Objetivos, metas e resultados. Objetivo 4. Ampliar o Registro de atenção ao idoso na ESF Meta 4.1. Manter registro específico de 100% das pessoas idosas. 28-75,5%; 79-100%; 140-100%

Objetivos, metas e resultados. Meta 4.2. Distribuir a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa a 100% dos idosos cadastrados. Figura 11- Gráfico da proporção de idosos com Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa 24-64,9%; 79-100%; 140-100%

Objetivos, metas e resultados. Objetivo 5. Mapear os idosos de risco da área de abrangência na ESF. Meta 5.1. Rastrear 100% das pessoas idosas para risco de morbimortalidade. 23-62,2%;79-100%;140-100%

Objetivos, metas e resultados. Meta 5.2. Investigar a presença de indicadores de fragilização na velhice em 100% das pessoas idosas. Figura 13- Gráfico da proporção de idosos com avaliação para fragilização na velhice em dia 24-64,9%;79-100%;140-100%

Objetivos, metas e resultados. Meta 5.3. Avaliar a rede social de 100% dos idosos Figura 14- Gráfico da proporção de idosos com avaliação de rede social em dia 21-58,8%;79-100%;140-100%

Objetivos, metas e resultados. Objetivo 6. Promover a saúde dos idosos na ESF Manoel Bernardino dos Santos. Meta 6.1. Garantir orientação nutricional para hábitos alimentares saudáveis a 100% das pessoas idosas. 26-70,3%;79-100%;140-100%

Objetivos, metas e resultados. Meta 6.2. Garantir orientação para a prática regular de atividade física a 100% idosos. Figura 16- Gráfico da proporção de idosos que receberam orientação sobre prática de atividade física regular. 25-67,6%-79-100%,140-100%

Objetivos, metas e resultados. Meta 6.3. Garantir orientações sobre higiene bucal (incluindo higiene de próteses dentárias) para 100% dos idosos cadastrados. Figura 17-Gráfico da proporção de idosos com orientação individual de cuidados de saúde bucal em dia. 19-51,4%;72-93,7%;140-100,0%

Discussão. A intervenção propiciou: Ampliação da Cobertura; Melhoria dos registros; Qualificação e priorização dos atendimentos; Integração da equipe, organização do trabalho; Aprofundamento teórico dos profissionais por meio das capacitações; Redução da demanda Espontânea;

Discussão. A intervenção propiciou: Esclarecimento das atribuições dos profissionais; Melhoria da adesão por meio da busca ativa; Monitoramento e controle do estoque dos medicamentos; Maior engajamento público; interação com a comunidade; Atividades de educação em saúde (promoção e prevenção).

Discussão. Dificuldades encontradas: Falta de um arquivo específico para os registros dos Idosos; Fichas de espelhos incompletas; Excesso de demanda espontânea;

Discussão. Passos a seguir: Incorporar à rotina do serviço; Continuar trabalhando em equipe para cadastrar todos os Idosos de nossa área de abrangência;

Reflexão crítica. Expectativas Aprendizados Significado

OBRIGADA!