UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas Universidade Aberta do SUS Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Advertisements

Kenia Lopez Monasterio
Qualificação da atenção à saúde da mulher na UBSFL 30, Manaus/AM
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA5 Melhoria da atenção.
CLEIDE PICOLOTTO DA CAMPO
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na USF Jovelino Santana, Santana do Livramento/RS Maria Helena Gisler Padilha Orientadora:
UNIVERSIDADE ABRETA DO SUS
Paulo Ricardo O. da Silva
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 5
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orientadora: Dra. Wâneza Dias Borges Hirsch
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
MELHORIA DA DETECÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DO CÂNCER DE MAMA NO CENTRO DE SAÚDE N. 02 DO RECANTO DAS EMAS – BRASÍLIA/DF Leila Barbosa Rezende Teixeira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – EaD MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7  Melhoria na atenção à detecção.
Aluno: Estrella Lamela Castellanos
Especializanda: Dra. Edelvis Morales Aguilar
Especializanda: Andréia Azevêdo / Orientador: Dulcian Medeiros
ROBERTO ALEXI SIMÓN ROJAS. Orientadora: Caroline Kroning Feijó
Aluna: Gilvanda Pereira de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação na Saúde da Mulher na Prevenção do Câncer de Colo.
Maurício Friederich Orientadora: Msc. Camila Dallazen
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Ana Luisa Berrutti Aleixo Orientadora: Denise Bermurdez Pereira
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da prevenção e detecção.
Orientadora Gabriela Studzinski
Universidade Aberta do Sus – Unasus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
MARILIN RIVEAUX MATOS Orientador: Clodoaldo Penha Antoniassi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a distância Turma 2 PREVENÇÃO DOS CÂNCERES.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria do Programa de Prevenção.
Melhoria na detecção do câncer de colo de útero e de mama na unidade de Estratégia de Saúde da Família Santo Antônio em Veranópolis/RS Autor: Marceu Flores.
ORIENTADORA: ISLAINE OLIVEIRA BÜTTENBENDER
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância . Turma 7 Melhoria da detecção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Apresentadora: Marilia Gabriela da Costa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
MELHORIA DA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 25 E 69 ANOS DE IDADE NA ESF ARVOREZINHA. BAGÉ/RS ELAYNES.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer do Colo de Útero e Mama na UBS Unidade Sanitária, Ilópolis/RS Especializando: Carmen Rosa Rizo Medina Orientadora: Luzane Santana da Rocha Pelotas, 2015

INTRODUÇÃO O controle dos cânceres do colo de útero e da mama depende de uma Atenção Básica qualificada, organizada e integrada com os demais níveis de atenção. Somente dessa forma é possível combater essas doenças e diminuir a mortalidade causada por elas.

INTRODUÇÃO Município: Ilópolis/RS - 4102 habitantes 1195 Famílias Cadastradas 2 Equipes de ESF (8 Comunidades) 2 Equipes de Saúde Bucal 1 NASF, 1 Hospital. 618 Mulheres entre 25-64 anos. 193 Mulheres entre 50-69 anos.

INTRODUÇÃO Antes da intervenção: Não existia agendamento para consultas às mulheres do programa. Muitas mulheres do interior não realizavam o exame. Não havia um registro adequado. Havia muitas mulheres com atraso nos exames. Não existia busca ativa das mulheres faltosas.

OBJETIVO GERAL Melhorar a atenção à prevenção do Câncer de Colo de Útero em mulheres de 25-64 anos e do Câncer de Mama em mulheres de 50-69 anos na UBS Unidade Sanitária, Ilópolis/RS.

METODOLOGIA Acolhimento e cadastramento. Registro das informações. AÇÕES DESENVOLVIDAS. Acolhimento e cadastramento. Registro das informações. Divulgação do programa nas comunidades. Capacitação dos profissionais da equipe.

METODOLOGIA LOGÍSTICA

OBJETIVOS,METAS E RESULTADOS Objetivo 1: ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer do colo de útero e do câncer de mama. Meta 1.1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 70 %. Meta 1.2: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 70%.

OBJETIVOS,METAS E RESULTADOS Resultado: Cobertura de 77,7% (480 mulheres) no programa de controle de câncer de útero e cobertura de 98,4% (190 mulheres) no programa de controle de câncer de mama na população alvo no período de 12 semanas.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS

OBJETIVOS,METAS E RESULTADOS Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Meta 2.1: Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero. Resultado: Dos 480 exames das mulheres entre 25-64 anos 477 amostras foram satisfatórias (99,4%). Só não conseguimos atingir a meta porque 3 amostras não foram bem coletadas.

RESULTADOS

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 3: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Meta 3.1: Identificar 100% das mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. Meta 3.2: Identificar 100% das mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Resultado: Tivemos 22 exames de colo do útero alterados, sendo que todas (100%) as usuárias retornaram pois foram identificadas rapidamente pela equipe de saúde. Resultado: Tivemos 8 mamografias alteradas. Alcançamos somente uma cobertura de 75% porque algumas mulheres não retornaram com o resultado do exame e levaram para consulta com o médico particular.

RESULTADOS

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Meta 3.3: Realizar busca ativa em 100% das mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. Meta 3.4: Realizar busca ativa em 100% das mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde. Resultado: A meta nos dois programas foi atingida em 100% nos três meses, porque foi feita a busca ativa através dos agentes de saúde das 22 mulheres do programa de câncer de colo de útero e das 8 do programa de câncer de mama.

RESULTADOS

OBJETIVOS,METAS E RESULTADOS Objetivo 4 Melhorar o registro das informações. Meta 4.1: Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Meta 4.2: Manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Resultados: 100% dos exames citopatológicos foram registrados e 98,9% dos exames de mama, pois duas mulheres levaram o resultado ao médico que atende a elas em consulta particular.

RESULTADOS

OBJETIVOS,METAS E RESULTADOS Objetivo 5: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama. Meta 5.1: Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos . Meta 5.2: Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos. Resultado: 100% das mulheres de 25-64 anos e de 50-69 anos foram avaliadas quanto ao risco tanto nas consultas como nas visitas domiciliares realizadas pela equipe.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 6: Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Meta 6.1: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero. Meta 6.2: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de mama. Resultado: 100% das mulheres foram orientadas pela equipe em relação aos fatores de risco e como proceder na presença de um deles.

DISCUSSÃO Importância da intervenção para a equipe e serviço: Aperfeiçoamento da prática profissional, melhora nos registros e avaliação clínica, melhora na busca ativa e maior comprometimento da equipe. Importância da intervenção para a comunidade: Conhecimento, maior acesso para realização dos exames, exames em dia.

DISCUSSÃO Incorporação de 100% da intervenção na rotina do trabalho Manter o acompanhamento de todas as mulheres pertencentes ao programa. Continuar a orientação sobre a importância da realização dos exames. Manter a integração de toda a equipe de trabalho.

REFLEXÃO CRÍTICA Melhor capacitação profissional. Comprometimento na qualidade da assistência e registro das informações. EaD permitiu um estudo aprofundado e sua incorporação à prática diária. Organizar e desenvolver estratégias com a metodologia fornecida pelo curso.

MUITO OBRIGADA