CAP 10 – 3a Parte- Idade Contemporânea A filosofia no século XIX

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte, o Pai do Positivismo
Advertisements

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Auguste Comte, o Pai do Positivismo
O positivismo O método geral do positivismo de Auguste Comte consiste na observação dos fenômenos, opondo-se ao racionalismo e ao idealismo, por meio da.
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Professora: Karina Oliveira Bezerra
A visão Grega da Ciência
Arcadismo Contexto Histórico.
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
SIGNIFICADO E ÂMBITO DA SOCIOLOGIA
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
Filosofia Contemporânea
Contexto histórico do surgimento da Sociologia
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
SOCIOLOGIA O ESTUDO DA SOCIEDADE
O Positivismo.
As Correntes Pré-Sociológicas e a Sociologia na França:
SOCIOLOGIA A Gênese Sociológica..
Introdução ao Estudo da História
Filosofia, história e política. Trabalhando com o conceito de paradigma.
Filósofo alemão Fundador da filosofia crítica
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Introdução à Sociologia
A que distância estaremos da Idade Moderna?
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
O Positivismo – Física Social
UTILITARISMO – cap 20. pag 254. “FAZ AQUILO QUE BENEFICIA, FUNDAMENTALMENTE, OS OUTROS, OU O MAIOR NÚMERO DE HOMENS”. JEREMY BENTHAM.
BARÃO DE MONTESQUIEU – A DIVISÃO TRIPARTITE DO PODER ( ) França
A proposta de um pensamento positivo
CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)
Sociologia geral Introdução.
Augusto Comte e o Positivismo
Disc. Sociologia das Organizações
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
AUGUSTE COMTE Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (1798 – 1857) foi filósofo francês, pai da Sociologia e fundador do Positivismo.
O Surgimento da Sociologia como Disciplina Científica.
O Positivismo.
O DIREITO COMO CIÊNCIA (epistemologia jurídica).
HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof. Ubiratan Rodrigues da Silva
POSITIVISMO AUGUSTO COMTE
Os primórdios da Sociologia Disciplina: Sociologia Facilitador: Paolo Integrantes: Romildo Jozué Paiter Paulo Marcio Isis Fernanda Kleiton Cristian Mayara.
“... A TAREFA NÃO É CONTEMPLAR O QUE NINGUÉM AINDA CONTEMPLOU,
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
POSITIVISMO. Isidore Auguste Marie François Xavier Comte. Pioneiro Rebelde –participou de um motim dos alunos. Pouco de medicina. Filosofia Positiva.
Surgimento da sociologia e Sociologia Clássica
Sociologia.
ANTROPOLOGIA.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Sociologia : Sobre o Positivismo  BREVE NOÇÕES SOBRE O POSITIVISMO A fundamentação da Filosofia Positiva de Auguste Conte encontra-se na sua célebre Teoria.
O que é Sociologia?.
As idéias básicas do Positivismo:
A Crise do Positivismo Suderlan Tozo Binda. O POSITIVISMO Iniciemos com uma citação de Marcuse: – “ Desde a primeira vez em que foi usado, provavelmente.
A sociologia pré- científica. O Renascimento Inicia o processo de abertura e expansão comercial e marítima. Inicia o processo de abertura e expansão comercial.
Filosofia da Ilustração ou Iluminismo
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
FUNÇÃO TEÓRICA E FUNÇÃO PRÁTICA DA FILOSOFIA
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
A prática pedagógica e a construção do conhecimento científico
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
POSITIVISMO CIENTÍFICO; O PROBLEMA DA DEMARCAÇÃO 3º ano Ensino Médio Profa. Leila Rosa
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
O Positivismo 15/06/2018
O Positivismo. Ordem e Progresso  Ordem: garantir o bom funcionamento da sociedade, a harmonia social, inibir conflitos sociais, greves, manifestações.
Transcrição da apresentação:

Vestibular1 – www.vestibular1.com.br CAP 10 – 3a Parte- Idade Contemporânea A filosofia no século XIX A crítica feita por Kant à metafísica na Crítica da razão pura provoca o aparecimento de duas linhas divergentes entre os filósofos a ele posteriores: de uma lado os materialistas (Feuerbach) e os positivistas (Comte); e de outro os idealistas (Fichte, Schelling e Hegel). Vestibular1 – www.vestibular1.com.br

Vestibular1 – www.vestibular1.com.br 2. O cientificismo Séc XVIII – Revolução Industrial Nova mentalidade A ciência é considerada o único conhecimento possível e o método das ciências naturais o único válido. A ciência ou a razão técnico-científica é o novo deus da modernidade. 3. Comte e a lei dos três estados Augusto Comte ( 1798-1857) Vestibular1 – www.vestibular1.com.br

Vestibular1 – www.vestibular1.com.br Segundo ele a humanidade teria passado por três estados: a) o teológico: mentalidade mítica- os fenômenos resultam da ação dos deuses. b) o metafísico: contexto da razão filosófica em que se busca explicar a origem e o destino do universo. c) o positivo: contexto do aparecimento da ciência – a maturidade do espírito humano. Positivo: o real, a certeza, o preciso. Vestibular1 – www.vestibular1.com.br

O positivismo leva às últimas conseqüências o papel reservado à razão de descobrir o as relações constantes e necessárias entre os fenômenos (leis invariáveis- determinismo). Quanto aos fenômenos humanos, essa visão expulsa deles a noção de liberdade. Qual o papel reservado à filosofia? Sistematizar as ciências. “O positivismo é o suicídio da filosofia” García Morente

Vestibular1 – www.vestibular1.com.br A sociologia, ciência soberana Comte reconhece que a matemática desde a Antiguidade teria atingido o estado positivo e a considera instrumento das outras ciências. Classificação cronológica das ciências: astronomia, física, química, fisiologia (biologia) e “física social” (sociologia). Esta é a mais complexa e concreta... Comte se diz o fundador da sociologia, usa os modelos da biologia para explicar a sociedade como um organismo coletivo – organicismo. Vestibular1 – www.vestibular1.com.br

Vestibular1 – www.vestibular1.com.br Entusiasmado pela teoria frenológica de Gall, Comte afirma que apenas uma elite teria capacidade de desenvolver a parte frontal do cérebro, sede da faculdade superior, e conclui que a maioria dos seres humanos devem ser moldados e dirigidos a fim de garantir “o progresso dentro da ordem”. A sociologia de Comte gira em torno de núcleos constantes: a família, o trabalho, a pátria, a religião. Apesar da visão conservadora, Comte não desejava voltar ao passado nem eliminar o progresso. Vestibular1 – www.vestibular1.com.br

Vestibular1 – www.vestibular1.com.br “Nenhum grande progresso pode efetivamente se realizar se não tende finalmente para a evidente consolidação da ordem”. O conceito de ciência comteano é a de um saber acabado. A religião da humanidade A rígida construção teórica comteana culmina com a concepção da religião positiva (atribui-se isto à deterioração da sua saúde mental). Vestibular1 – www.vestibular1.com.br

Prof. Verdenal - ”O exame da religião positiva põe-nos, mais uma vez, diante das ambiguidades comteanas: trata-se de uma racionalização do sagrado ou de uma sacralização do racional?”. Segundo Lolita O. Benoit “ a ideologia religiosa esteve presente desde os escritos na forma ainda obscura do poder espiritual moderno, e finalmente no Curso de filosofia positiva, obra principal de Comte, foi pensada como imanente à sociologia”. Comte pretendia refundar o poder espiritual em princípios não-teológicos – Igreja Positivista.

O positivismo no Brasil O positivismo exerceu grande influência no pensamento latino-americano. 1876- Sociedade Positivista do Brasil 1881 – Igreja e Apostolado Positivista do Brasil, no Rio de Janeiro (Miguel Lemos e Teixeira Mendes) Luís Pereira Barreto e Benjamim Constant. Os adeptos do positivismo eram jovens da pequeno-burguesia comercial pertencentes às cidades em crescimento X aristocracia rural.