O amadurecimento do ser envolve alguns tropeços e saiba que não teríamos novas árvores se os frutos não caíssem!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ENERGIA NUCLEAR NA MATRIZ BRASILEIRA GESEL Rio de Janeiro, setembro de 2014.
Advertisements

Carvão Mineral Uso em siderúrgicas e termoelétricas
Mina de carvão - USA. INDÚSTRIA Conteúdos  Energia – Um bem essencial ao desenvolvimento industrial. Objectivos  Evolução do uso de energia.  As reservas.
Tipos de energiaTipos de energia Nomes : Ana Carolina Fernandes e Marcia Silva Turma :501 Professora : Andrea Loureiro.
S. O. S. ENERGIA. S. O. S. ENERGIA. APRESENTA A CORRENTE PELA VIDA.
“Energia Eólica, Perspectivas Políticas e Técnicas” Prof. Dr. James R. Waterhouse Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Depto. de Engenharia dos Materiais,
Aplicaçao do carvao mineral  Gerar eletricidade;  Produzir plásticos, alcatrão, fertilizantes ;  Auxiliar no derretimento do minério de ferro para a.
Fontes de energia renováveis: Biomassa
Energia e meio ambiente PROF. DR. ALEXANDRE H. DE QUADROS.
CLIMA FRIO E AQUECIMENTO GLOBAL NOMES: Thiago Fujinaga e Victor Rafael.
Os assuntos mais frequentes Veja o que foi questionado sobre Geografia em três edições seguidas do Enem Albine Lucciane.
BASALTO: É uma rocha formada pelo resfriamento rápido da lava exposta ao vento e à chuva. É muito usada na pavimentação de pisos e revestimento de paredes.
Globalização e Meio Ambiente. Problemas Ambientais do séc. XXI Desmatamento.
GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PROF.ª THAÍS SUEMI MORITA.
Rodrigo Duarte.
Clique para iniciar....
Aluna: Adrielly Gama e Amanda Almeida
FONTES DE ENERGIA GEOGRAFIA – CIC/2017.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Energia sustentável Instituto SENAI de Tecnologia MECATRÔNICA
Fontes alternativas de energia
Reunião de instalação – CT9
HIDROGRAFIA DO BRASIL Características Gerais:
Energias renováveis em Portugal
Energia.
Efeitos da energia elétrica no dia a dia, destacando conceitos, grandezas, e aplicações tecnológicas Profª Renata A Franco.
Municípios aptos a participar
CAPÍTULO 11 – VALOR DO PLANETA
recursos não energéticos
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO
Exploração de recursos minerais e energéticos na América
Energia eólica.
Grupo1 – MIEM José Pereira Luís Tunes Maria Barbosa Paulo Abreu
Diagnóstico da criminalidade no Brasil -lesões corporais e seqüestros-
Diagnóstico da criminalidade no Brasil -roubos e furtos de veículos-
Máquinas de Fluxo Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva
Amilcar Guerreiro Diretor de Estudos de Energia Elétrica
Módulo 9 Pág. 37 á 49 Fontes de energia  Fylipe Alves.
Inserção das Florestas Energéticas na Matriz Elétrica Brasileira
GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA FONTE PRIMÁRIA NUCLEAR
ESCOLA ESTADUAL PAULO DE SOUZA FIRMO – EXTENSÃO JIBOIA
Energia renovável HIGOR KAYWRYA CIBELY GIOVANA BIA MARIA ISAAC ERICA SUZANA MARIA CARVALHO.
A Organização dos espaços no País
Biocombustíveis.
RECURSOS ENERGÉTICOS NATURAIS Aula 3b
Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
O que você deve saber sobre
Energias alternativas
Energia nuclear e hidrelétrica
FONTES DE ENERGIA UT12 ALTERNATIVAS
Energia Termoelétrica
Energia e Recursos Naturais
Trabalhador em transporte amigo do meio ambiente
ENERGIA NUCLEAR.
1 Usinas Hidrelétricas. 2 As Usinas Hidrelétricas (ou hidroelétricas) são sistemas que transformam a energia contida na correnteza dos rios em energia.
AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE Consumo e Eficácia Energética
Distribuição da Rede de Comitês Os Comitês estão presentes em 13 estados: Amazonas; Pará ; Piauí; Maranhão; Ceará; Pernambuco; Paraíba; Bahia; Minas Gerais;
ENERGIA ¹.
ENERGIA.
recursos não energéticos
Começou a ser utilizado em larga escala, como fonte de energia, na época da Revolução Industrial (século XVIII). Nesta época era usado para gerar energia.
Universidade Federal do Tocantins Curso: Ciências Biológicas Disciplina: Física para Ciências Biológicas Aluno: Porto Nacional TO.
TÍTULO – 2 LINHAS – BIOQUEROSENE E HIDROCARBONETOS RENOVÁVEIS
TÍTULO – 2 LINHAS – BIOQUEROSENE E HIDROCARBONETOS RENOVÁVEIS
Energia Hidráulica Piracicaba, 20 de maio de 2019
Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Brasil
ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Elaborado e produzido por: Prof. Msc. Henrique Schnitzspahn Aula 25 – Frente 2 - Apostila 6 Fontes de Energia.
Transcrição da apresentação:

O amadurecimento do ser envolve alguns tropeços e saiba que não teríamos novas árvores se os frutos não caíssem!

CONCEITOS ENERGIA é tudo aquilo que pode modificar a estrutura da matéria: provocar ou anular movimentos, iluminar, aquecer e resfriar, podendo até provocar sensações. Matriz energética brasileira ( 2012) Fontes renováveis: 42.4% Biomassa da cana 15.4% Hidráulica e eletricidade 13.8% Lenha e carvão vegetal 9.1% Lixivia e outras renováveis 4.1% Fontes não renováveis: 57.6% Petróleo e derivados 39.2% Gás natural 11.5% Carvão natural 5.4% Ucrânio 1.5% matriz energética é o aglomerado de Fontes de Energia que sustentam o desenvolvimento das atividades econômicas de um país ou região Quando encontramos produtos energéticos direto na natureza, eles são chamados de fontes.

TENDÊNCIAS ATÉ 2040 – GERAÇÃO DE ENERGIA MUNDIAL 1- ENERGIA SOLAR – CRESCIMENTO EM 17 VEZES – 13% DA ELETRICIDADE MUNDIAL (2040) 2 – APARELHOS COM NOVAS TECNOLOGIAS DEVE LIMITAR O CRESCIMENTO DA DEMANDA GLOBAL POR ENERGIA 3 – O GÁS NATURAL NÃO SERÁ UM COMBUSTÍVEL DE TRANSIÇÃO PARA AFASTAR O MUNDO DO CARVÃO MINERAL

As energias renováveis serão responsáveis por dois terços desse total As energias renováveis serão responsáveis por dois terços desse total. Até 2040, estima-se que as fontes de emissão zero respondam por 60% da matriz energética mundial. US$ 12,2 trilhões serão investidos na geração de energia  mundial, entre 2015 e 2040. Gráfico: as emissões globais de CO2 do setor de energia atingem um pico apenas em 2029. Em 2040 estará 13% acima das emissões de 2014. Hidrocarbonetos representam mais de metade da energia primária consumida.

BRASIL_DESTAQUES Se considerada apenas a geração de energia elétrica, uso de fontes renováveis chega a 84% (2015)

Definição da legislação brasileira: Biocombustível derivado de biomassa renovável.  Biodiesel é o nome de um combustível alternativo de queima limpa, produzido de recursos domésticos, renováveis. O Biodiesel não contem petróleo, mas pode ser adicionado a ele formando uma mistura.

PRINCIPAIS FONTES Gás Natural - baixo impacto ambiental - facilidade de transporte e manuseio- segurança: Por ser mais leve do que o ar, o gás se dissipa rapidamente pela atmosfera em caso de vazamento.

O NOVO PETRÓLEO OBS.: o certo é chamar a rocha folhelho, mas é comum algumas publicações apresentarem a denominação de xisto. 1 – FOLHELHO – ROCHA SEDIMENTAR 2 – XISTO – ROCHA METAMÓRFICA  Em novembro de 2013, a Agência Nacional de Petróleo leiloou blocos destinados ao mapeamento e extração em 12 Estados (Amazonas, Acre, Tocantins, Alagoas, Sergipe, Piauí, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Maranhão, Paraná e São Paulo).

Fracking - George Mitchell. Na região nordeste dos Estados Unidos, mais precisamente sob os estados de Nova York, Pensilvânia, Ohio e Virgínia Ocidental, há no subsolo uma camada de xisto (folhelho/shale) chamada de Marcellus.

Estados Unidos (39%) Austrália (22%), Colômbia (12%), Canadá (9%) IMPORTAÇÃO Estados Unidos (39%) Austrália (22%), Colômbia (12%), Canadá (9%) África do Sul (5%).MDIC - 2011 Rio Grande do Sul - 65,0% da produção total; Santa Catarina com 33,7% e o Paraná com 1,4%. Faturamento SC 66,2%; RS 31,0%;PR, 2,8%.

URÂNIO – BA – CE – PR – MG +- 440 usina no mundo Alemanha – desligamento até 2022 França – maior exportador mundial EUA – maior produtor mundial

BACIAS HIDROGRÁFICAS BRASILEIRAS Geo-cad-2-top-5- 3 Prova BACIAS HIDROGRÁFICAS BRASILEIRAS Maior potencial hidrelétrico do país Maior aproveitamento energético Professor: a escala indicada se refere ao mapa do caderno impresso e pode variar em razão das configurações do computador.

VOLTANDO AO PETRÓLEO E AS CRISES