UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas Universidade Aberta do SUS Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Advertisements

Kenia Lopez Monasterio
Qualificação da atenção à saúde da mulher na UBSFL 30, Manaus/AM
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da atenção.
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA5 Melhoria da atenção.
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na USF Jovelino Santana, Santana do Livramento/RS Maria Helena Gisler Padilha Orientadora:
UNIVERSIDADE ABRETA DO SUS
Paulo Ricardo O. da Silva
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 5
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
Orientadora: Dra. Wâneza Dias Borges Hirsch
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família MELHORIA DA ATENÇÃO AOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS NA.
MELHORIA DA DETECÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DO CÂNCER DE MAMA NO CENTRO DE SAÚDE N. 02 DO RECANTO DAS EMAS – BRASÍLIA/DF Leila Barbosa Rezende Teixeira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – EaD MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7  Melhoria na atenção à detecção.
Aluno: Estrella Lamela Castellanos
Especializanda: Dra. Edelvis Morales Aguilar
Especializanda: Andréia Azevêdo / Orientador: Dulcian Medeiros
ROBERTO ALEXI SIMÓN ROJAS. Orientadora: Caroline Kroning Feijó
Aluna: Gilvanda Pereira de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação na Saúde da Mulher na Prevenção do Câncer de Colo.
Maurício Friederich Orientadora: Msc. Camila Dallazen
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da prevenção e detecção.
Orientadora Gabriela Studzinski
Universidade Aberta do Sus – Unasus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
MARILIN RIVEAUX MATOS Orientador: Clodoaldo Penha Antoniassi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria do Programa de Prevenção.
Melhoria na detecção do câncer de colo de útero e de mama na unidade de Estratégia de Saúde da Família Santo Antônio em Veranópolis/RS Autor: Marceu Flores.
ORIENTADORA: ISLAINE OLIVEIRA BÜTTENBENDER
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância . Turma 7 Melhoria da detecção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Atenção a saúde do Hipertenso
Iliana Echegoyen Alcolea Orientadora: Fernanda Bollini e Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
MELHORIA DA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 25 E 69 ANOS DE IDADE NA ESF ARVOREZINHA. BAGÉ/RS ELAYNES.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7º Melhoria na prevenção e detenção precoce do câncer de colo de útero e câncer de mama na UBS de São João do Arraial,Piauí. Diolkys Samón Dominguez Orientadora: Sabiny Pedreira Ribeiro Pelotas, 2015

Introdução O câncer é um importante problema de saúde pública em países desenvolvidos e em desenvolvimento; representando cerca dos 12% de todas as causas de morte no mundo. Com aproximadamente 530 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo responsável pelos óbitos de 265 mil mulheres por ano; O câncer da mama é o câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, responsável por 458 mil mortes por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Passível de prevenção.

São João do arraial 7336 habitantes (IBGE 2010); 203 km de Teresina; Microrregião do Baixo Parnaíba Piauiense; Mesorregião do Norte piauiense 213 km2 (IBGE); 203 km de Teresina; Banco local: Banco dos Cocais

são João do arraial Cinco unidades de saúde da família. Um Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF). Quatro ESF (1 médicos, 1 enfermeiro,1 técnica de enfermagem,1 dentista,1 técnica em consultório dentário e 6 agentes de saúde) Atendimento 3 unidades de saúde: 1825 pessoas.

UBS são João do arraial Deficiência na estrutura física; Grande número de demanda espontânea; Falta de Recursos Humanos; Acolhimento ineficiente; Faltas de insumos.

Ação programática antes da intervenção - Impossibilidade para determinar a cobertura da ação programática; - Impossível avaliar a qualidade dos atendimentos ; - Falta dos registros adequados das informações; - Equipe sem informação do funcionamento do serviço.

Objetivo Melhoria da atenção da Prevenção e Detecção Precoce do Câncer de Colo de Útero e do Câncer de Mama na UBS de São João do Arraial, Piauí.

Objetivos Específicos Ampliar a cobertura na Prevenção de Câncer de Colo de Útero e controle de câncer de Mama; Melhorar a qualidade na prevenção de câncer de colo de útero e controle de câncer de mama; Melhorar a adesão na prevenção de câncer de colo de útero e controle de câncer de mama; Melhorar registro das informações; Avaliar o risco do Câncer de Colo de Útero e Controle de Câncer de Mama Promover a Prevenção de Câncer de Colo de Útero e Controle de Câncer de Mama.

Logística Caderno de Atenção Básica de Controle dos cânceres de colo de útero e câncer de mama do Ministério de Saúde Brasília; Capacitação da equipe; Ficha espelho e planilha de coleta de dados; Monitoramento dos resultados dos exames; Material e insumos para a realização dos exames; Atualização de registros; Divulgação do projeto de intervenção na comunidade.

Ações de prevenção e promoção de saúde

Ações

AÇÕES

Objetivos, metas e resultados

Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero para 70% Das 478 mulheres cadastradas na faixa etária entre 25 e 64 anos de idades, apenas 304 mulheres tiverem exames em dia para detenção precoce de câncer de colo de útero.

Ampliar a cobertura de detenção precoce de câncer de mama para 35% Das 144 mulheres cadastradas na faixa etária entre 50 e 59 anos de idades, apenas 43 tiverem exames em dia para detenção precoce de câncer de mama.

Melhorar a qualidade dos atendimentos das mulheres Obteve-se 100% das mostras satisfatória dos exames citopatológico realizados.

Melhorar a adesão na Prevenção de Câncer de Colo de Útero e Controle de Câncer de Mama. Identificou-se 100% das mulheres com exames alterados, sem acompanhamento pela UBS. Foi feito a busca ativa a 100% das mulheres com exames alterados sem acompanhamento pela UBS.

Melhorar o registro das informações Manteve-se o registro adequado para 100% das mulheres cadastradas.

Avaliar o risco do Câncer de Colo de Útero e Controle de Câncer de Mama. Foram pesquisados sinais de alerta para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos de idades.(Dor e sangramento após relação sexual,corrimento vaginal excessivo) Foi realizado avaliação do risco para câncer de mama em 100% das mulheres cadastradas.

Promover a Prevenção de Câncer de Colo de Útero e Controle de Câncer de Mama Orientou-se 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero e câncer de mama.

Discussão Aumentou a cobertura para prevenção e detenção precoce do câncer de colo de útero e câncer de mama; Melhorou os atendimentos e os registro das informações; Identificou as mulheres com exames alterados; Propiciou mapear todas as mulheres com risco para câncer de colo de útero e câncer de mama; Aumentou o conhecimento da população sobre fatores de risco para câncer de colo de útero e câncer de mama; O impacto já começa ser percebido pela comunidade.

Reflexões sobre o curso Achei muito organizado; Papel do medico dentro da equipe; Adquiri novos conhecimentos e reforcou outros; Melhorias em minha prática clínica; Importância das ações de promoção e prevenção; Vínculo com comunidade; Estímulo para o trabalho continuar.

Agradecimentos À minha orientadora Sabiny pela confiança e paciência; À equipe de saúde São João Do Arraial; A minha família por compreender minha ausência, durante este período e estar me apoiando nessa caminhada.

OBRIGADO