ESQUIZOFRENIA Enf. Silvia Rodrigues.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II Congresso Brasileiro de Perícia Médica Previdenciária
Advertisements

SÍNDROME DE DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL

NEUROSES E PSICOSES: DIFERENTENÇAS FUNDAMENTAIS
Laboratório de Neurociências
Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos
Um subgrupo da depressão
DEPRESSÃO Prof Bruno Silva Rio de Janeiro 2011.
ESQUIZOFRENIA.
Classificação dos Transtornos Mentais
Esquizofrenia Eduardo Padão nº Eduardo Carvalho nº
ESQUIZOFRENIA.
Projeto CUCA LEGAL OBJETIVO GERAL: PROVER EDUCAÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL PARA DIMINUIR O ESTIGMA EM RELAÇÃO AOS TRANSTORNOS MENTAIS NAS ESCOLAS OBJETIVOS.
RISCO DE SUICÍDIO, AVALIAÇÃO E MANEJO
Sintomas, alterações e particularidades
PSICOPATOLOGIA A psicopatologia é o ramo da psicologia que se ocupa dos fenômenos psíquicos patológicos da personalidade desajustada.
Psicopatologia Forense Transtorno Psicóticos
Abordagem da Agitação psicomotora
Psicoses e Transtornos da Personalidade
Agrupamento de Escolas de Mértola Ano Letivo
MEDICINA EM EMERGÊNCIA DO
Doença Mental Definição Médica
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU TRANSTORNOS DISSOCIATIVOS
Psicoses e Transtornos da Personalidade
Heloine Pereira Grazi Corcine Joana Ribeiro Mario
Alexandre de Araújo Pereira
Transtornos de Adaptação
Profª. Melissa Rodrigues de Almeida Psicopatologia II
Concurso SES-DF: Psicólogo
Inteligência Capacidade de encontrar meios para alcançar determinado fim Obter o máximo de efeito com o menor dispêndio.
PROFESSORA: Luciana Monteiro DISCIPLINA : Psicopatologia
Transtorno bipolar do humor (TAB)
Transtornos Psicóticos
Roteiro DSM-IV-TR e CID-10 DSM-IV-TR CID-10
Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Ceará
Transtornos Esquizoafetivos Transtornos delirantes persistentes Transtornos Psicóticos Agudos e Transitórios.
Pressupostos para compreensão CID 10 DALGALARRONDO,P FREUD, S
Faculdade De Medicina De São José Do Rio Preto
AIDS: aspectos psicossociais e psicossomáticos
Foco da pesquisa Trata-se de um caso de Transtorno de Personalidade Borderline, encaminhado para a área de Psicoterapia Breve (PB) do Centro de Psicologia.
TRANSTORNOS PSICÓTICOS EM EMERGÊNCIA
Dra. Samanta Ortegosa Calfat Psiquiatria Geral CAISM
Transtorno Bipolar – Aspectos do Diagnóstico e Tratamento
ESQUIZOFRENIA.
SEGUNDO SUAS PRÓPRIAS QUEIXAS
Psicologia Hospitalar
Esquizofrenia.
PSICOPATOLOGIA BÁSICA
Avaliação de Risco: Comportamento Suicida
Componentes dos Transtornos Mentais
Depressão.
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
ESQUIZOFRENIA.
Diagnóstico e tratamento. Modificado de Renato Ferreira Franco.
Esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e delirantes
TRANSTORNOS AFETIVOS Tarsila Cunha.
Emergência Psiquiatra
SÍNDROMES DEPRESSIVAS
SÍNDROMES MENTAIS ORGÂNICAS
ESQUIZOFRENIA Infantil
Por Felipe de Souza – Curso DSM-5 Por Felipe de Souza –
EMERGÊNCIAS PSIQUIÁTRICAS
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DAS DOENÇAS NEUROMUSCULARES ELIZENE DOS REIS OLIVEIRA – PSICÓLOGA HELENICE MEIRELLES ANDRADE – PSICÓLOGA.
TRANSTORNOS AFETIVOS Alterações na regulação do humor, comportamento e afeto que vão além das flutuações normais que muitas pessoas apresentam.
ANATOMIA Esquizofrenia BRUNO ,CRISLENE,ELVIS,GILBERTO,MÔNICA.
Esquizofrenia.
Transcrição da apresentação:

ESQUIZOFRENIA Enf. Silvia Rodrigues

PSICOSE E se tudo o que você acreditasse, pensasse ter vivido ou ser real não fosse fato ou fosse improvável? Pensamento + Ação = FATO! História – FATO = Inverdade, Mito, Mentira

Quando a função mental de racionalidade e lógica não são executados o indivíduo delira pelos mitos, inverdades e mentiras. A PSICOSE é um estado de funcionamento psíquico anormal

Realidade? O psicótico perde o contato com a realidade Modificam-se os planos, as atitudes, as ideias devido a coisas absurdas. São criadas relações com coisas que não existem. Pode, repentinamente, sentir-se perseguido, em perigo, como se o mundo conspirasse contra ele.

Sintomas DELÍRIOS: Ideias/Crenças inabaláveis e irremovíveis, contrariam quaisquer argumentos lógicos que se possa oferecer em contrário.

Tudo que pode ser percebido pelos 5 sentidos pode ser “alucinado”. ALUCINAÇÕES: Tudo que pode ser percebido pelos 5 sentidos pode ser “alucinado”. Percepção “real” de um objeto inexistente. Envolvimento psíquico é contundente Acompanhadas por delírios

PENSAMENTO DESAGREGADO: Identifica-se no discurso Não apresentam linearidade Mistura de vários assuntos Demostram desconexão, incoerência

AFETO: Embotado Entristecido Inadequado Rígido Expansivo Plano Exaltado Irritável Indiferente

Franca e severa agitação motora com descontrole de impulsos. SINTOMAS MOTORES: Pode ir da total apatia com ausência de movimentação, comunicação, interação de qualquer tipo até... Franca e severa agitação motora com descontrole de impulsos.

Déficit de crítica/ insight Ideação suicida/homicida OUTROS SINTOMAS Motivação Ambivalência Angústia Retraimento social Insônia Déficit de crítica/ insight Ideação suicida/homicida

Exemplos de transtornos psicóticos Transtorno delirante Transtorno psicótico breve Psicose puerperal Induzido por substâncias Esquizofrenia e seus subtipos

Esquizofrenia É a doença psiquiátrica mais angustiante e incapacitante de todas elas. Geralmente começa na adolescência ou no início da idade adulta, podendo se manifestar desde a infância até os 40 anos. Quanto mais cedo se apresenta, pior o prognóstico.

Seu início pode ser lento (meses, anos) ou abrupto (dias, semanas Seu início pode ser lento (meses, anos) ou abrupto (dias, semanas.) Suas causas não estão estabelecidas, acredita-se em fatores genéticos e ambientais. A intervenção no primeiro episódio é fundamental no prognóstico do paciente.

Cada novo episódio faz com que o paciente fique cada vez mais desorganizado e cronificado. Nos homens costuma ser mais precoce do que nas mulheres. Difícil diagnóstico (exclusão) Necessário presença de sintomas por 6 meses, no mínimo.

Paranoide: Delírios tipicamente persecutórios ou grandiosos, ou ambos. TIPOS Paranoide: Delírios tipicamente persecutórios ou grandiosos, ou ambos. Os delírios podem ser múltiplos. As alucinações são relacionada ao tema do delírio. A pessoa apresenta ansiedade, raiva, afastamento e tendência a discussões. Pode predispor ao suicídio pelos delírios persecutórios ou predispor a violência.

Esquizofrenia Desorganizada: Os discursos são desorganizados, comportamento desorganizado e afeto embotado ou inadequado, risos imotivados. Leva a uma severa perturbação na capacidade de executar atividades da vida diária (banho, vestir-se)

Esquizofrenia Catatônica: Perturbação motora grave, imobilidade ou atividade excessiva. Extremo negativismo, mutismo, ecolalia ou ecopraxia. A imobilidade motora pode manifestar por estupor. A atividade motora excessiva é aparentemente desprovida de sentido e não é influenciada por estímulos externos.

Esquizofrenia Hebefrênica Mudanças afetivas, comportamento irresponsável, maneirismos, pensamento desorganizado e incoerente. Tem um mau prognóstico devido ao embotamento afetivo, rápido desenvolvimento dos sintomas negativos.  

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM INTERNAÇÃO Atenção às necessidades individuais Orientação (mesmo em situações de surto) Riscos Autonomia Educação Efeitos adversos medicamentoso Reações adversas do tratamento

Identificar sinais de reagudização e riscos potenciais ALTA/AMBULATÓRIO Educação família: Aspectos da doença Tratamento Identificar sinais de reagudização e riscos potenciais Busca por atendimento Diminuir reinternações Melhor qualidade de vida.

Obrigado!