Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Grande Corrida do Feijão
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem 2011/1
ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Maio / 2006.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
Elisa Maria de Assis
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
O papel do professor frente às mudanças
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
O Aluno.
Processo de Avaliação.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Luci Mendes Bonini Maurício Chermann
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Simone Braz Ferreira Gontijo
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Curso de Docência Universitária
Para onde caminhamos na Educação a Distância
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Flexibilização Curricular
Bianca Smith Pilla e Marina Keiko Nakayama
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Atividade Guia Didática 2
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
O papel do conteudista.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Conceitos e Gerações de EAD
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
▣ O problema institucional. ▣ Sem conteúdos não há pedagogia e didática que resolvam. ▣ A prática não começa onde a teoria termina. ▣ Não tem referência.
Introdução à Educação à distância
Questões Estratégicas para o Desenvolvimento da EAD
Educação a Distância – o caso do curso de Complementação para Licenciatura em Biologia (UFSC/SEC-Bahia)   Kathia Marise Borges Sales Aquino.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Instituto Edumed Campinas Renato M.E. Sabbatini,
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Docência do Ensino Superior
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
Docência universitária: repensando a aula
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
ESTUDO DE CASO. Nome Data de nascimento - 13/01/2007 Idade_7 anos - Série – 2 ºsérie Deficiência –
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line EVELISE MARIA LABATUT PORTILHO PATRICIA LUPION TORRES

A ABERTURA PARA EAD NA PUCPR Portaria 2253/01 OUTUBRO DE 2001  permição para as IES para introduzir na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas que, em seu todo ou em parte, utilizem método não presencial.

EUREKA Ambiente virtual da PUCPR para apoio das atividades acadêmicas presencias. 1999  o EUREKA se encontra consolidado, com projetos e experiências de implantação em diversos programas de graduação e pós-graduação: 50 salas abertas e aproximadamente 1000 usuários. 2000  10.000 usuários 2001  20.000 usuários e 600 classes abertas

PROJETO MATICE OBJETIVO  desenvolver uma metodologia de ensino alternativa baseada no acompanhamento do uso de um ambiente de aprendizagem colaborativo via web (EUREKA). JULHO/2002  início do MATICE - Metodologias de Aprendizagem via Tecnologias de Informação e Comunicação Educativas. PROFESSORES convidados: usuários do EUREKA, participantes do projeto pedagógico da PUCPR. HOJE  50.000 usuários.

CONCEITOS O que hoje eu sei fazer? (Habilidades) O que utilizo para dar conta de fazer o que sei? (Estratégias) Como eu gosto de fazer e/ou aprender? (Estilos)

ESTILOS DE APRENDIZAGEM “Traços cognitivos, afetivos e fisiológicos que servem de indicadores relativamente estáveis de como as pessoas percebem, interagem e respondem a seus ambientes de aprendizagem (Alonso, 1994)”.

ESTILOS DE APRENDIZAGEM Honey (LSQ); Alonso (C.H.A.E.A) e Portilho (Q.H.A.E.A.) Estilo Ativo Estilo Reflexivo Estilo Teórico Estilo Pragmático O ideal seria desenvolver, de maneira semelhante, todos os estilos, mas o fato é que as pessoas são mais capazes de realizar certas coisas em lugar de outras.

CONCLUSÕES APONTADAS POR CATALINA ALONSO Foram detectadas correlações significativas entre ambientes de aprendizagem e os E.A. e entre os métodos de ensino e os E.A.; Os profissionais de diferentes especialidades apresentam E.A. diferentes dos E.A. dos universitários que se preparam para estas profissões; A teoria dos E.A. confirma a diversidade entre alunos e a necessidade de uma revisão dos Estilos de Ensinar dos docentes; Os docentes devem ajudar os alunos a flexibilizar seus E.A. para que possam aprender de diferentes formas.

METODOLOGIA Instrumentos: Q.H.A.E.A. e um questionário com perguntas abertas para verificar a implementação do projeto MATICE sobre a ótica docente. Professores participantes: 24 de graduação da PUCPR, envolvidos no projeto MATICE.

RELATOS DOCENTES A maior dificultade para a implantação da proposta foi a resistência dos alunos a mudanças e a pouca maturidade; Desvantagens: a proposta é trabalhosa e exige do professor uma maior dedicação; No programa de aprendizagem: não relataram a presença de atividades colaborativas;

Vantagens do MATICE sobre a proposta tradicional: “a possibilidade de dedicar-se a atividades com exercícios, laboratórios, com a diminuição substancial de aulas expositivas”; “ Flexibilidade de tempo e espaço”; “ Co-responsabilidade e autonomia”; “ Permite ao aluno determinar seu ritmo de aprendizagem”; “O aluno tem mais chance de aprender pois corre atrás do conteudo”.

RELATOS DOCENTES Ao responder a questão sobre colaboração: afirmam que seguiram os princípios de A.C., mas ou não descrevem como fizeram ou descrevem atividades em grupo não colaborativas; relatam que dedicaram 6 horas semanais para o trabalho on line e presencialmente 30% do tempo do P.A.; Utilizaram material complementar: da WEB, multimedia ou texto; Todos declararam que houve uma melhoria no processo ensino-aprendizagem.

CONCLUSÕES IDADE: os professores com menor idade média apresentaram forte relação com o estilo ativo , são mais criativos,ousados, animados , espontaneos. Os resultados indicam que a mudança é melhor aceita por aqueles que são mais jovens; Estilo de Aprendizagem: reflexivo, mas apresentam uma forte tendência para as características do estilo ativo;

CONCLUSÕES Papéis: a proposta parece adequada para a educação superior, mas necessita mudar os papéis desempenhados por alunos e professores. NTICs: o uso ainda é restrito a condutas relacionadas a um paradigma mais tradicional de ensino;

RECOMENDAÇÕES A experiência do MATICE se revela como uma possibilidade para o avanço da educação virtual na PUCPR, mesmo considerando as limitações desta pesquisa. Se recomenda ainda especial empenho na formação dos professores que irão trabalhar com programas de aprendizagem “maticiados”, observando as metodologias utilizadas e os diferentes estilos de aprendizagem.