Escolhendo o nosso Futuro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Vídeo Educar – Rubem Alves
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Conceitos de Educação a Distância
A Educação Mediada pela Tecnologia
Ead, Design Instrucional e Criação de Materiais Educacionais
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Educação, Tecnologias e Comunicação na Era das Redes
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
MOOC – Massive Open Online Course
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
TEXTO : VANI MOREIRA KENSKI Informática Educativa UNIANDES - LIDIE
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Tecnologia na educação: tendências e desafios Ligia Rubim
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Design Instrucional: Formação e Ação
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
Educação a Distância e a Extensão Universitária
Conceitos e Gerações de EAD
A nova lógica do ensino na sociedade da informação
José Manuel Moran moran10.blogspot.com
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
RECOMEÇAR É BOM TÊ-LOS AQUI!.
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
International Seminar on Distance Learning Escola Nacional de Administração Pública – ENAP Brasilia, June 18-20, 2007 Local: Auditorium of ENAP Profa.
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Redes Sociais = Comunidades de prática Paula Cristina dos Reis
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
Redes Sociais na Educação Aberta
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Educação, Comunicação e Tecnologia I Iolanda B. C. Cortelazzo Doutora em Educação pela FE-USP São Paulo -
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
Transcrição da apresentação:

Escolhendo o nosso Futuro Vani Moreira Kenski vani@siteeducacional.com.br

Desafios para a EAD e para o Design Instrucional Profa. Dra. Vani Moreira Kenski FEUSP – SITE Educacional vani@siteeducacional.com.br

Evolução das mídias digitais educativas ÊNFASE NA COLABORAÇÃO ÊNFASE NO CONTEUDO ÊNFASE NA PARTICIPAÇÃO

Múltiplas tecnologias interativas Redes - convergência- comunidades Romero Tori/2010. Curso Design Instrucional/SENACSP

CULTURA TECNOLÓGICA DIGITAL INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO - INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO

CULTURA DIGITAL Comunicação em uma linguagem digital comum; Comunicação desde o local até o global em tempo real e vice- versa; Existência de múltiplas modalidades de comunicação; Interconexão das redes digitais; Comunicação e interação multidirecional; multiálogos (todos com todos); Criação de novos modos de interação utilizando diferenciados processos de comunicação; Constituição gradual da inteligência coletiva, pela ação de um conjunto de cérebros em rede.

Cultura digital na educação – em direção à cultura da participação Apropriação não apenas no plano racional; Necessidade de imersão e vivência em uma nova realidade; Implica em aprender... a conhecer, conviver, fazer, ser e criar! Bases para criação de processo de formação. O ensino passa a ter como missão transmitir uma cultura que ajude a viver e que favoreça um modo de pensar aberto e livre e não um mero saber. (MORIN, 2001)

O fluxo tecnológico não para... DESAFIO: Como adequar a ação pedagógica com as possibilidades cada vez mais amplas das TICs e as restrições das realidades educacionais brasileiras?

Desafios para a EAD Político Tecnológico Pedagógico Gerenciamento, finanças, Formação Recursos, humanos principalmente Jurídico Legal Comuns para instituições de ensino e entidades corporativas.

Desafios da cultura digital à EAD

Práticas tradicionais de ensino mediadas Avanços tecnológicos Alunos passivos; assistentes; Retrocesso pedagógico

EAD e suas réplicas da cultura escolar A escola replica um momento social em que o acesso à informação era muito difícil, para poucos. A escola trabalha sob o modelo do processo fabril tradicional. Valores: submissão, passividade, reprodução. O modelo educacional ainda se baseia na ação do professor e “atenção” do aluno. Por mais personalizada que seja a aprendizagem formal, ela não escapa da avaliação massiva

Desafios para o DI 1. Tecnologias: Compreensão da lógica do processo mediado, suas funcionalidades, seu movimento incessante de mudança. Integração de novíssimas tecnologias interativas Concepção, desenvolvimento e produção de projetos educativos em múltiplas mídias. 2. Convergência entre cursos presenciais e a distância: Diluição das fronteiras entre presencial e a distância; Transição possível do discente entre as duas modalidades; Integração entre IES e entidades corporativas;

3. Educação como compromisso social e inovação Formação compreendida como inovação; Integração em rede entre instituições de ensino, entidades corporativas e outras parcerias; Formação (conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) baseada na cultura de convergência entre conteúdos, meios e pessoas. 4. Formação de Docentes e Designers Instrucionais Formação continuada; Atuação em equipes; Redefinição das condições de trabalho.

O futuro e ... os desafios para o DI Ruptura com a cultura da “disciplina”, do currículo fechado. Trilhas de aprendizagem. Cursos híbridos Investigação sobre feedback, acompanhamento do aluno, a estrutura de aula, sequenciamento e interatividade dentro de aulas. Jogos e mundos virtuais. Mídias sociais Atuação em redes. Múltiplos tempos, timing, velocidades. Diferenciados espaços, planos, camadas... para a oferta de Educações.

DI e ação criadora/inovação

Desafios ao DI Conceitos de mudança e de futuro: Educação em mudança ou “educação para a mudança” ? A educação aposta no futuro: Toda a educação é preparação para o futuro Um futuro anunciado e predefinido. Ao invés de compreensão do futuro como construção coletiva, que exige o esforço de todos os participantes. Um futuro que ofereça “abertura para todas as possibilidades”.

Obrigada! Vani Moreira Kenski vani@siteeducacional.com.br