FORMAL NO BRASIL: Outros Desafios Contemporâneos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Advertisements

Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Consulta à Comunidade Interna
Diálogo com a SEED/MEC 8º SENAED João Pessoa/PB – 29/abr/2011
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
Aprimoramento dos servidores do Judiciário através do ensino à distância 1º Congresso de Política Judiciária e Administração da Justiça.
Controle da Gestão Ambiental: desafios e perspectivas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
A Educação a Distância na perspectiva
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS INTERMUNICIPAIS, TERRITORIAIS DE EDUCAÇÃO Conferências Municipais Nesse conjunto: 18 Conferências Intermunicipais e 2.
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
SINAES: Concepções e Diretrizes
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - I. Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - II.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISÍO TEIXEIRA
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
Educação a Distância e a Extensão Universitária
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Autoavaliação Institucional e a CPA
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Síntese da relatoria Deodete Packer – CONFEA Eleonora Jorge Ricardo – UERJ e EJR Leomar dos Santos – FURB.
CONAE 2010 Formação de Profissionais do Magistério e Educação a Distância Carlos Bielschowsky (substituindo o Prof. Celso Costa, diretor da Capes) Ministério.
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
Margarete Lazzaris Kleis
Indicadores de Evaluación Institucional de la UFRGS Prof. Daltro José Nunes (Secretario de Evaluación Institucional UFRGS)
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
CÉLIA MARIA VILELA TAVARES
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO APROVADOS PELO.
Prof. Dr. David Lopes Neto
Reunião SINPRO - RS Porto Alegre, 24 de novembro de 2005 Prof. Hélio Chaves Filho Diretor do Depto. de Políticas em EAD – SEED –
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Pró-Reitoria de Planejamento
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB - IMPLEMENTAÇÃO E PERPECTIVAS Outubro – 2008 Celso Costa Diretor de Educação a Distância UAB – SEED - CAPES - MEC.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Conferência Municipal de Educação
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
CVA - R I C E S U Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior Francisco Botelho.
Conceito Enade 2012 Diretoria de Avaliação da Educação Superior - DAES.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
CURRÍCULO REFERÊNCIA Prof. Araci Hack Catapan
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - SESu PRIORIDADES PARA O ANO DE 2004 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - SESu.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
VANTAGENS E DESVANTAGENS
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Diagnóstico do Órgão Gestor da Educação Municipal (OGEM) Oneide Ferraz Alves.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Antes de decidir, pense no estudante. Secretaria de Regulação da Educação Superior – SERES/MEC.
Diretrizes para Ead na Educação Superior CONTEE Luiz Dourado Sào Paulo, 04/03/2015.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Transcrição da apresentação:

FORMAL NO BRASIL: Outros Desafios Contemporâneos A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FORMAL NO BRASIL: Outros Desafios Contemporâneos “17º Congresso Internacional de Educação a Distância - ABED” Manaus/AM 31/08/2011 Hélio Chaves Filho Diretor de Regulação e Supervisão em Educação a Distância Secretário Adjunto de Regulação e Supervisão da Educação Superior heliofilho@mec.gov.br

SECRETARIA REGULAÇÃO E SUPERVISÃO Órgãos Competentes para Avaliação Regulação/Supervisão – Nova Estrutura CTAA CONAES MEC INEP CNE Sistema Federal SECRETARIA REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DIPR DR DS

Desafios Contemporâneos (i) Individualização da formação – centralidade no estudante (ii) Crescente virtualização e democratização dos serviços de comunicação Bibliotecas Material didático institucional - tablet Presencialidade Sistemas de atendimento Tutoria Redes Sociais

Desafios Contemporâneos (iii) Divergência das modalidades (iv) Sistema nacional de avaliação da educação superior (v) Resultados das avaliações e seus impactos na regulação e supervisão (vi) Conselhos Profissionais (vii) Órgãos de Controle

REFERENCIAIS DE QUALIDADE EAD (i) Concepção de educação e currículo nos processos de formação; (ii) Sistemas de Comunicação; (iii) Material didático; (iv) Avaliação; (v) Equipe multidisciplinar; (vi) Infraestrutura de apoio; (vii) Gestão Acadêmico-Administrativa; (viii) Parcerias e convênios; (ix) Sustentabilidade financeira.

POLOS EAD