Organização. Organização Pacto O projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS: Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS, Áreas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CPF Clique para adicionar texto.
Advertisements

Objetivo “Contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.”
Formação PROJOVEM URBANO gestores estaduais Sistema de Monitoramento e Avaliação - SMA Brasília, novembro de 2008.
Sistema de Monitoramento e Avaliação_ SMA
MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Organização. Organização O curso O Ministério da Saúde pactuou a formação em saúde mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas, para Agentes.
CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Organização Pacto O projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS: Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS, Áreas técnicas de.
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FUNDEB 2007, 2008 e perspectivas 2009 Apresentação: Vander Oliveira Borges.

Organização Pacto A execução deste projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS, como as Escolas de Saúde Pública, as Escolas Técnicas.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
REUNIÃO REGIONAL NORDESTE 2° CICLO CONTROLE METROLÓGICO DE CRONOTACÓGRAFOS São Paulo 12 de julho de Camila Herzog Koch- Superintendente Surrs.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
SITUAÇÃO ATUAL DOS PROJETOS 30 de junho de 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal 8a Reunião da COGEF.
27 de setembro Organização Estados Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACSs e Aux/Téc. De Enfermagem.
Recursos humanos no SUS: o patinho feio do sistema Edson de Oliveira Andrade Presidente do Conselho Federal de Medicina do Brasil.
Organização Formação Oferecer formação para todos os Agentes Comunitários de Saúde do Brasil e um Auxiliar ou Técnico de Enfermagem por equipe de saúde.
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
Edital de Apoio Institucional às Seccionais Undime 2015.
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
AO CONTRÁRIO DE PAÍSES COMO JAPÃO, CORÉIA, CHINA E EUA, O BRASIL CONCENTRA SEUS PESQUISADORES NA ACADEMIA ALOCAÇÃO DOS PESQUISADORES POR SETOR (2009 E.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Unidade de Prevenção Insumos Brasília, novembro 2009.
55ª Reunião do GDFAZ / CURITIBA – PR, 13,14 e 15/05/2015 INDICADORES GP Margarida – AL Kiola – MA Ricardo – BA Ana Paula - PE.
Projeto Caminhos do Cuidado Pactuado em CIT, CONASS e CONASEMS;
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 REUNIÃO DO CTC Florianópolis, 26 de novembro de 2008.
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
1. Programa Gás Legal reuniões pelo Brasil. - Mais de pessoas presentes. + de 50 palestras para autoridades, funcionários de distribuidoras.
COGEF MARÇO DE 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Relatório das Visitas Técnicas aos Ambulatórios das DR’s Parecer técnico sobre a continuidade dos serviços de saúde dos Ambulatórios da ECT e apresentação.
Título do evento Bloqueios para encerramento da Execução Mensal *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores 2014 – BM 19 *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores.
Fórum Sobre Segurança Cidadã Quarta clinica BID Sistema Penitenciário Brasileiro Estatísticas Gerais.
Educação a Distância como estratégia de educação permanente para profissionais do SUS Profa. Dra. Rita Maria L. Tarcia
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
Qualificação Técnica do Trabalhador do SUS
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Metodologia, objetivos, dimensões e temas do Programa Melhoria da Educação no Município.
Tarefas no EAD Carga horária total: 80 horas A proposta se refere à formação de no mínimo 3 turmas para receber o certificado.
Situação da alimentação/apreciação do Relatório de Gestão anos 2011–2015, Plano e Programação Anual de Saúde Brasília/DF, abril de 2016.
Coordenação: Vani Kenski
Benefícios de se tornar empresário Abril/2017.
Pagamentos em atraso em 2016
Avaliação do Natal de 2016 Pesquisa especial de fim de ano.
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA E ENFRENTAMENTO DA DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE BRASÍLIA, 26 DE JANEIRO DE 2017.
Acompanhamento da Estratégia das Cirurgias Eletivas
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços SEMINÁRIO: EMPREENDER PARA CRESCER ! O Setor de Academias de Ginástica, Musculação,
CORPO DE BOMBEIROS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SP
Superintendência de Saúde e Filiais
Prevenção e controle da malária Marcelo Urbano Ferreira Departamento de Parasitologia Instituto de Ciências Biomédicas Universidade de São Paulo
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTAL
Realizar Formação Continuada
Pesquisa em EAD: Ensino e Aprendizagem
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Remuneração dos docentes em exercício na educação básica: um pareamento das bases de dados do Censo Escolar e da RAIS Brasília-DF | Junho 2017.
Acompanhamento da Estratégia das Cirurgias Eletivas
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) Habilitações, Incentivos e Obras
SICONV – Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses
GESCON-RPPS Sistema de Gestão de Consultas e Normas dos Regimes Próprios de Previdência Social.
- SITUAÇÃO ATUAL DA AUDITORIA FISCAL DO TRABALHO EM SÃO PAULO - A FISCALIZAÇÃO DA LEI DE COTAS: DADOS DE 2017 Reunião da Câmara Paulista para a Inclusão.
Seminário Internacional – OIT Boas Práticas na Inspeção do Trabalho
Transcrição da apresentação:

Organização

Pacto O projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS: Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS, Áreas técnicas de Saúde Mental, Atenção Básica dos três entes federativos, Conselhos de Secretários Municipais de Saúde.

Formação Oferecer formação para todos os Agentes Comunitários de Saúde do Brasil e um Auxiliar ou Técnico de Enfermagem por equipe de saúde da família, totalizando 290.760 alunos.

Formação

Objetivos específicos Apropriar-se do processo de Reforma Psiquiátrica, da Política de Saúde Mental com ênfase na Rede de atenção psicossocial com vistas à produção do cuidado, a reintegração social e da cidadania das pessoas usuárias de álcool e outras drogas; Discutir e construir o Papel do ACS e do Auxiliar/Técnico de Enfermagem da Atenção Básica para o cuidado em saúde mental conforme especificidade de cada território, qualificando o olhar e a escuta para dar visibilidade à questão das drogas; Ampliar a Caixa de Ferramenta do ACS e Auxiliar/Técnicos de Enfermagem para o cuidado em saúde mental, atuação na rede de atenção e na construção de territórios de paz.

Coord. Grupo Condutor Coord. Coord. Estadual e Apoios Executiva Coord. Coord. Gestão Acadêmica Apoios Grupo Condutor Coord. Pedagógica e apoios Coord. Executiva Coord. Macrorregional Coord. Estadual e Apoios Coord. Infra e Logística e apoios Áreas Tec. Sm, AB e DEGES Coord. Comunicação Eventos Áreas Tec. Sm, AB, ESP/ETSUS e COSEMS

Descentralização no Estado Coordenações da Atenção Básica Coordenações da Saúde Mental COSEMS Coordenação Macrorregional Coordenação Estadual ETSUS

Formação Orientador Tutor de Aprendizagem Alunos 24h Formação Coord. Pedagógica e Educadores Coord. Acadêmica Orientador De Aprendizagem Tutor de Aprendizagem Alunos ACS e ATENF Comunidades de Práticas Sistema Acadêmico 24h Formação 120h Formação 40h pres. 80 EAD 60h Formação 40h pres. 20h disp.

Formação

Seleção de Orientadores e Tutores Orientador: graduação na área da saúde com especialização em Saúde Coletiva/Saúde Pública/Saúde Mental/Atenção Básica e experiência de 2 anos na AB ou SM. Tutor: graduação na área da saúde e experiência minima de 1 ano na AB ou SM.

Seleção/ avaliação Avaliação da participação, comprometimento e habilidades Avaliação escrita de conteúdo

Curso de Tutores Módulo I – Curso presencial de 40h Conteúdo e vivências do Curso de ACS e ATenf Módulo II – Curso em EAD de 80h Acompanhamento do Curso de ACS e ATenf

Trabalho do Tutor

Exercício da atividade Turmas de 20 pessoas em média Turmas de até 40 alunos com dois tutores Contato com a coordenação estadual Salas, materiais Pagamento por turma finalizada

Tempo necessário para tutoria Cinco aulas presenciais de 8h para cada turma – em horário de trabalho pois os alunos (ACS/AT serão dispensados com acordo com o gestor Responder ao sistema acadêmico

Curso em EAD Curso em EAD – três turmas de ACS/ATEnf Acompanhamento à distância na perspectiva da educação permanente Tarefas de EAD baseadas na prática da sala de aula Currículo aberto

Primeiros 6 Estados Turmas UF Região Agentes Aux. E Técnicos de Enf. Equipe SF Total de Alunos Total de Turmas Total de Tutores Total de Orientadores AC no 1569 167 1736 44 6 1 DF co 871 133 1004 26 4 PE ne 15339 1894 17233 431 48 PR su 12328 1861 14189 355 40 3 RS 8802 1340 10142 254 30 SP sd 27529 3830 31359 784 88 7 Total   66438 9225 75.663 216 19

Estados 2ª.Etapa UF Região Agentes* Aux. E Técnicos de Enf. Equipe SF* Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACSs e Aux/Téc. De Enfermagem da Atenção Básica UF Região Agentes* Aux. E Técnicos de Enf. Equipe SF* Total de Alunos Total de Turmas Total de Tutores Total de Orientadores Turmas/ Mês Coordenação Estadual AL ne 5449 756 6205 156 26 2 13,0 1 AM no 6018 508 6526 164 28 13,7 AP 1090 125 1215 31 6 2,6 BA 26104 2829 28933 724 122 9 60,3 GO co 8337 1202 9539 239 40 3 19,9 MG sd 28695 4442 33137 829 236 18 93 MS 4267 481 4748 119 20 9,9 PA 14103 969 15072 377 64 5 31,4 RJ 14578 2121 16699 418 70 34,8 SC su 9787 1452 11239 281 48 4 23,4 TO 3496 392 3888 98 8,2 Total   121924 15277 137.201 3436 582 45 286,3 11

10Estados – 3ª. Etapa CE ne 14601 1862 16463 412 70 5 41,2 ES sd 5218 UF Região Agentes* Aux. E Técnicos de Enf. Equipe SF* Total de Alunos Total de Turmas Total de Tutores Total de Orientadores Turmas/ Mês CE ne 14601 1862 16463 412 70 5 41,2 ES sd 5218 585 5803 146 26 2 14,6 MA 15459 1732 17191 430 72 6 43,0 MT co 4805 561 5366 135 24 13,5 PB 8301 1246 9547 239 40 3 23,9 PI 7075 1089 8164 205 36 20,5 RN 5359 864 6223 156 15,6 RO no 3008 289 3297 83 14 1 8,3 RR 613 93 706 18 4 1,8 SE 4015 558 4573 115 20 11,5

Pactuações Constituição das Equipes Estaduais; Alocação da Equipe; Recursos de infraestrutura para a Equipe Estadual; Organização e pactuação do cronograma de execução; Seleções de orientadores e tutores conforme editais; Articulações com gestores e equipes municipais Transporte dos alunos; Liberação para formação dos ACS e ATENF; Espaço físico para realização das aulas

Sejam bem vindos ao Projeto www.caminhosdocuidado.org