Perfil fonológico de alunos da educação infantil: levantamento para ações educativas em parceria com o professor. Autores: Iana da Costa Pires Larissa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
Advertisements

Escola Municipal Epitácio Campos 1º Conselho de Classe
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Projeto: Coleta seletiva do lixo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
PROJETO DE PESQUISA “AÇÃO EDUCATIVA A RESPEITO DOS TUBARÕES (CLASSE Chondrichthyes) E SEUS ATAQUES NA COSTA BRASILEIRA.” Alunos: Alexandre Calixto Tatiane.
CENTRO DE ORIENTAÇÃO, EDUCACIONAL, PROFISSIONAL E PSICOLÓGICO- COEPP
LEVANTAMENTO PARCERIA ONGS E ESCOLAS Março de 2006.
Jornada Universitária da Saúde
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
A primeira infância é um excelente investimento. US$ 1.00 investido na infância retorna aproximadamente US$ 7.00* Uma criança pobre freqüentando.
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Marta C. R. Gertel - Doutoranda em Fonoaudiologia
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação
Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Patrícia Prado Calheta PUCSP/COGEAE
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
AÇÕES NA PERSPECTIVA DO TRABALHO INTERPROFISSIONAL: CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO DE ASSESSORIA DE TERAPIA OCUPACIONAL Suelen M. de Lorenzo – Programa de.
Protocolo de identificação precoce dos problemas de leitura: Proposta de avaliação para escolares em fase inicial de alfabetização. Simone Aparecida Capellini,
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
Profª. Drª / Orientadora Nair Casagrande - Depto. III de Educação Física, Faculdade de Educação – UFBA Leonardo Dantas DIcarahy - Depto. de História, Faculdade.
Orientações sobre as Conferências Municipais de Assistência Social
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2014
Um novo mundo está sendo gerado a partir do momento em que o ser humano é visto como único e legítimo, pois como estrelas, se congragam pela causa maior.
ADOLESCENTE NA ESCOLA: MISSÃO DOS PAIS E PROFESSORES
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Alicerces II Avaliação dos Apoios Educativos 1.º Período 1.º Encontro Pedagógico – 20 de dezembro de 2013.
Introdução Em Campo Grande/MS, foi implementado a Equipe Móvel de Prevenção (EMP). O atendimento móvel proporciona a assistência e a realização de atividades.
O Plano Nacional de Educação e os desafios da Educação Infantil
MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE III OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTABELECIMENTO DE.
ANTONIALLI A.L.C.; ANTUNES, S.R.; CAOVILA, J.; CARIOLA, S.G.; GRAMANI, R.C.B.; GIRARDI, A.M.M.; MATUMOTO, M.A.S.; SILVA, D.P.; SILVA, E.C.P. CURITIBA/
O processamento auditivo e a combinação de traços distintivos em crianças com desvios fonológicos 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Curitiba –
1. Apoio à Universalização do acesso à Educação Infantil (crianças de 4 e 5 anos)
FRENULO LINGUAL: MODIFICAÇÕES PÓS-FRENECTOMIA RESULTADOS
Saúde na comunidade Prof Rodrigo Bueno. Saúde na comunidade A saúde na comunidade deve contar com o apoio de equipe multidisciplinar. A saúde deve estar.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
PERFIL COGNITIVO-LINGUISTICO E DE NEUROIMAGEM DE ESCOLARES COM DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO E TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO Simone Aparecida Capellini,
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
Psicopedagogo clínico
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
A vida numa gota de Leite
Ações Educativas “Creche Odete Cristina”
O Papel do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Caracterização e intervenção fonoaudiológica de escolares – atividades grupais como recursos privilegiados da Fonoaudiologia Mariana Mendes Bahia, Gisele.
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
EJA, o que sabemos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA O TRABALHO NUMA COMUNIDADE SURDA: A EXPERIÊNCIA DO COMUNICA Introdução: O COMUNICA - projeto de extensão que trabalha pelo.
Projeto Integrador 4º p. Ed. Física
Profª Virgínia Pertence
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Aula 6 9/abr/2012.  Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem.
Ações da educação – 1 trimestre AÇÃOPERIODOOBJETIVORESPONSAVEL Analise das avaliações e planos de ação das escolas relacionadas a aplicação da provinha.
Termo de Terminalidade
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
Transcrição da apresentação:

Perfil fonológico de alunos da educação infantil: levantamento para ações educativas em parceria com o professor. Autores: Iana da Costa Pires Larissa Cristina Berti (orientadora) Luciana Tavares Sebastião (co-orientadora) FFC - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília Apoio: FAPESP 2010/00967-0

Caracterização do perfil fonológico das crianças. Objetivos Levantar o perfil fonológico de crianças pré-escolares (entre 3 e 5 anos de idade) que freqüentam os níveis I e II de uma escola de educação infantil do Município de Marília; A partir desse levantamento, fonoaudiólogo e professor realizaram, em parceria, ações educativas-coletivas visando favorecer o estabelecimento de contrastes fônicos pelos alunos. Método 65 crianças, entre 3 e 5 anos, pertencentes a três turmas distintas, sendo: 27 do Infantil II - A; 20 do Infantil I – A; e 18 do Infantil I- B; Gravações com o uso do IAFAC – Instrumento de Avaliação de Fala para Análise Acústica; Caracterização do perfil fonológico das crianças. Proposição de ações intersetoriais de caráter educativo-coletivo visando contribuir para a aquisição de contrastes fonológicos.

Resultados Posição da sílaba de maior ocorrência de produções desviantes: coda silábica; Produções desviantes no ataque: substituições. Produções desviantes na coda: não houve tendência comum entre as três turmas. Classe de som mais prejudicada (posição de ataque e de coda): fricativas para os infantis II e I-B; líquidas para o infantil I-A. Proposta do trabalho em parceria com o professor Conclusão Destacamos a importância da atuação intersetorial (setores saúde e educação) no cotidiano de trabalho de fonoaudiólogos e professores visando contribuir com o desenvolvimento, saúde e qualidade de vida da população infantil.