Manual do Usuário IF-UFRJ, fevereiro/2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mestrado Profissional em Ensino de Física
Advertisements

A realidade atual do ensino de ciências no ensino médio: avaliação.
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciência da Computação.
CURSO DE DIREITO UNINOVE – SANTO AMARO
REPRESENTANTES: REGIANE BRESSAN SUZANA LOURENÇO 01/06/2010 Encontro discente PROLAM.
GT-4 Conteúdos formadores nos cursos de Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Gestão da Informação e Ciência da Informação Florianópolis 2016.
Programa de Pós- Graduação em Letras da UFRGS Reunião com novos mestrandos em 10/8/2016.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
IMPORTÂNCIA DO ENADE NO CONCEITO PRELIMINAR DO CURSO
Plano de Permanência e Êxito
de Federal de GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
Curso de Filosofia - UFRN
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
A realidade atual do ensino de ciências no ensino médio: avaliação.
O PPGLL no contexto das Políticas de Pós-graduação no Brasil
Estágios Não-Obrigatórios
Introdução a Engenharia de Alimentos
DOUTORANDOS TURMA de 2013 => MESTRANDOS TURMA de 2015 =>
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA - TECNOLOGIA NUCLEAR O que é atribuição especial de créditos? O que é: parte dos créditos em disciplinas poderá ser cumprida por.
PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - PCE
Setor de Convênios, Projetos e Intercâmbios
Estágio: legislação CBD Estágio Supervisionado em Unidades de Informação 2017 Profa Dra. Vânia Mara Alves Lima.
Proposta de Curso novo APCN 2017
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Disciplinas Optativas
Estágio Docência.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA– INTEGRAL – 46300/200
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 (2017) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151.
Pesquisa Científica (Metodologia Científica). Sistema de Pós-graduação no Brasil: Metodologia Científica Pós-Graduação Lato-sensu Stritu-sensu.
MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA - TECNOLOGIA NUCLEAR O que é Exame de Qualificação? O que é: o exame de qualificação tem por objetivo avaliar o conhecimento e.
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º MAT2110 Cálculo I para Química (6T)
Disciplinas Optativas
Diagrama de Casos de Uso (Use Cases)
Programa de Pós-Graduação em Ciência Política - UFPE
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
Documentos e Propostas legais
O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO ENADE
Serviço de Psicologia e Orientação
Normas Específicas do PPGEP
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
PLANEJAMENTO PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES.
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
O FUTURO DO PGCM SEMINÁRIO
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFSC (PPGCC/UFSC) PPGCC – Fevereiro/2018 Esta apresentação foi produzida pelo Prof. Ronaldo Mello.
PROF. RUBENS JOSÉ LOUREIRO
A formação do professor na UFMS
Disciplinas Optativas
Proposta de Curso novo APCN 2018
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
Realizar Formação Continuada
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204 - (2019) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º EDF0290 ou EDF0292 ou EDF0294 ou EDF0296 ou.
CNPq e o Currículo Lattes
Tudo deve ser imediatamente lançado no Lattes
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/304
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Tudo deve ser imediatamente lançado no Lattes
Estágio Supervisionado
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
Consolidação de Turma fora do prazo
RECEPÇÃO DOS PAIS /01/2019.
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
Transcrição da apresentação:

Manual do Usuário IF-UFRJ, fevereiro/2014

Índice Organização Comissão Deliberativa Mestrado Profissional x Acadêmico Área de concentração e linhas de pesquisa Projetos de pesquisa Grade curricular: disciplinas obrigatórias e eletivas Disciplina “Seminários de atualização” Acompanhamento de Prática Docente Seminários do Programa Duração do curso Aproveitamento nas disciplinas Dissertação de mestrado Infraestrutura disponível aos alunos

Organização Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - UFRJ Instituto de Física - UFRJ Capes - MEC Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física

Comissão Deliberativa do Programa Seis docentes indicados pela Congregação e pelo Diretor do IF Um membro externo ao IF (opcional) Um representante dos alunos

Mestrado Profissional vs. Acadêmico Alunos (preferencialmente) mantêm sua atividade profissional. Pesquisa aplicada; desenvolvimento de produtos. Não existem bolsas. Conclusão em 3 anos. Mestrado acadêmico: Alunos (preferencialmente) com dedicação integral ao curso. Pesquisa básica. Bolsas da Capes e CNPq. Conclusão em 2 anos.

Área de Concentração do Curso Ensino e Aprendizagem de Física Linhas de Pesquisa Desenvolvimento e Avaliação de Materiais Didáticos Currículo, Aprendizagem e Avaliação

Projetos de Pesquisa Desenvolvimento e Avaliação de Materiais Didáticos Desenvolvimento e atualização curricular Desenvolvimento de recursos áudio-visuais  História e filosofia da Física e produção de material instrucional O computador no ensino de Física O experimento no ensino de Física Relações interdisciplinares no ensino de Física Currículo, Aprendizagem e Avaliação Formação de professores

Grade Curricular 360 horas de aula (mínimo) 1o semestre 2o semestre Tópicos de Fisica Clássica I 2 hs/sem Tópicos de Física Clássica II Mecânica Quântica Eletivas Aprendizagem em Física Tópicos de Ensino de Física História da Física Métodos Matemáticos 360 horas de aula (mínimo)

Disciplinas eletivas (29) Física Física Estatística Termodinâmica Tópicos de Física Ondulatória Tópicos de Mecânica Quântica Tópicos de Física Atômica e Molecular Tópicos de Física da Matéria Condensada Tópicos de Física Nuclear Tópicos de Física de Altas Energias Tópicos de Astrofísica e Cosmologia Tópicos de Óptica Tópico de Física Contemporânea Elementos de Eletrônica Analógica Elementos de Eletrônica Digital Modelagem Computacional Material Didático O Computador no Laboratório Didático Produção de Material para Laboratórios Didáticos Desenvolvimento e Produção de Material Didático Áudio-Visual Desenvolvimento e Uso de Aplicativos Computacionais no Ensino de Física Pesquisa em Ensino de Física Aprendizagem em Física II Tópicos de Ensino por Investigação Métodos de Pesquisa em Educação Fundamentos da Pesquisa em Ensino de Física História e Epistemologia Tópicos de História da Física Epistemologia das Ciências Naturais ----------------------------------------------- Seminários de Atualização Seminários de Pesquisa Estágio em Laboratório de Pesquisa Atividade Acadêmica Complementar Pesquisa de Dissertação (0 créditos)

Disciplina “Seminários de Atualização” Disciplina eletiva, recomendada quando o mestrando tiver escolhido seu orientador e tema de trabalho. Estudo aprofundado dos tópicos relevantes à dissertação. Diversas turmas – cada uma apenas com orientados de um mesmo docente do Programa.

Disciplina “Seminários de Pesquisa” Disciplina eletiva: créditos podem ser solicitados após participação em 30 seminários do Programa. Em média, são realizados 12 seminários por semestre.

Seminários do Programa Palestras sobre o Ensino de Física: temas atuais de pesquisa, trabalhos em desenvolvimento, dissertações recentes. Introdução à pesquisa. Escolha de orientadores e temas de dissertação. Parte essencial do curso; presença obrigatória. Não confundir com a disciplina “Seminários de atualização”. Presença em 30 seminários vale 2 créditos.

Acompanhamento de Prática Docente Atividade conjunta do estudante de mestrado e seu orientador, realizada na escola ou ambiente de trabalho do mestrando. Oportunidade para o desenvolvimento e implementação de propostas relacionadas ao trabalho de conclusão. Requisito curricular obrigatório.

Duração do curso Prazo para conclusão: 30 meses (2,5 anos). Em casos específicos e justificados, a Comissão Deliberativa pode prorrogar esse prazo por 6 meses. A matrícula é automaticamente cancelada após 36 meses de curso. A matrícula pode ser trancada por um período letivo. O trancamento interrompe a contagem do prazo de conclusão.

Aproveitamento nas disciplinas Conceitos A: excelente (3) B: bom (2) C: regular (1) D: deficiente (0) Aprovação: A, B ou C, e freqüência superior a 75% Duas reprovações acarretam o cancelamento automático da matrícula Apenas alunos com média (CRA) igual ou superior a 2 podem apresentar a dissertação de mestrado.

Dissertação de Mestrado As dissertações de mestrado devem descrever e/ou avaliar novos materiais e práticas para o ensino de Física nos níveis fundamental, médio ou superior. As dissertações devem gerar material didático diretamente aplicável em sala de aula. Esse material deve ser “destacável” do corpo da dissertação. Até o final do primeiro ano de curso, os alunos devem ter seu plano de trabalho e orientador(es) de dissertação aprovados pela Comissão Deliberativa.

Publicações & Conferências Também espera-se que os alunos: Publiquem artigos em periódicos dedicados ao ensino de Física; Participem de conferências sobre ensino de Física. Os mestres formados no Programa publicaram, em média, aproximadamente 1 artigo em periódicos e 2 em anais de conferências.

Infraestrutura acessível aos alunos Biblioteca: vejam em particular a seção especial “Pós-Graduação em Ensino de Física” e os periódicos voltados para o ensino. Portal de Periódicos da Capes: acesso online a centenas de periódicos a partir da Biblioteca ou de casa (procurar a secretaria para instruções). Laboratório de Computação (LIG): conta em sistema Linux, acesso em banda larga à Internet e ao Portal Capes. Salas de experimentos: 414 e 415. Laboratório Didático do Instituto de Física (Ladif). Oficinas mecânica e eletrônica. Fotocópias gratuitas (cotas mensais). Carteira de estudante (não é infraestrutura mas é útil).

Mais informações: www.if.ufrj.br/pef/