CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Aula 10

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CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Aula 10 20/11/2018 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com 1 25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http:professorleomir.wordpress.com

Diagramas de Sequência – continuação Exercício Bibliografia Agenda Diagramas de Sequência – continuação Exercício Bibliografia 20/11/2018 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com 25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http:professorleomir.wordpress.com

Diagramas de Seqüência -continuação Lifelines Participante individual em uma interação, na maioria das vezes diz respeito a uma instancia de uma classe, não confundir com linha de vida O exemplo abaixo mostra instancia da classe Pessoa_fisica, linha vertical tracejada representa sua linha de vida. 20/11/2018 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com 25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http:professorleomir.wordpress.com

Diagramas de Seqüência -continuação Lifelines Pode existir desde o inicio do processo ou ser criado durante o decorrer da execução do mesmo. Ex.: 20/11/2018 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com 25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http:professorleomir.wordpress.com

Diagramas de Seqüência -continuação Linhas de Vida Representa o tempo em que um objeto (lifeline) existe durante um processo, são representadas por linhas finas verticais tracejadas, é interrompida com um X quando o objeto é destruído. Foco do controle ou ativação Identifica os momentos em que um objeto estará executando um ou mais métodos utilizado em um processo específico. São representados dentro da linha de vida de um objeto porem com uma linha mais grossa. Na figura anterior vemos que o objeto pesfis1 esteve presente durante todo o processo de abertura da conta mas só participou ativamente do processo quando do disparo do metodo concpf, quando a oinha de vida tornou-se mais grossa indicando que o foco do controle do processo estava sobre o objeto pesfis1 20/11/2018 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com 25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http:professorleomir.wordpress.com

Diagramas de Seqüência -continuação Mensagens ou estímulos As mensagens são representadas por linhas entre dois componentes, com setas indicando qual componente enviou e qual recebeu. Apresentação na posição horizontal entre as linhas de vida dos componentes, em ordem sequencial de cima para baixo Os textos contidos nas mensagens primeiro identificam qual evento ocorreu e originou o envio e qual método foi chamado, as duas informações são separadas por dois pontos “:” Pode ocorrer eventos que não disparam métodos, descreve apenas o evento que ocorreu, sem os dois pontos, também pode ocorrer somente o método chamado ser descrito sem detalhar qual evento o causou. 20/11/2018 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com 25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http:professorleomir.wordpress.com

Diagramas de Seqüência -continuação Mensagens ou estímulos Quando a mensagem é dirigida a um objeto existente, sua seta atinge a linha de vida desse objeto, engrossando-a, identificando que o foco de controle esta sobre o objeto em questão (Figura7.6) No entanto quando a mensagem cria um novo objeto a seta atinge o retângulo que representa o objeto, indicando que a mensagem representa um método construtor e que o objeto passa a existir somente a partir dali 20/11/2018 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com 25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http:professorleomir.wordpress.com

Diagramas de Seqüência -continuação Mensagens ou estímulos Neste exemplo existe um objeto car1 pertencente a uma classe carrinho, que representa um carrinho de compras de sistema de compras pela internet que pode ter muitos itens, representados pelos objetos da classe item_carrinho. Para cancelar alguma compra o objeto classe carrinho deverá disparar um método destrutor no objeto classe item_carrinho, representado pelo método Excluir 20/11/2018 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com 25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http:professorleomir.wordpress.com

Diagramas de Seqüência -continuação Mensagens ou estímulos Mensagem de retorno – Identifica resposta a uma mensagem para o objeto ou ator que a chamou. Pode retornar informações especificas do método chamado ou apenas um valor indicando se o método foi executado com sucesso ou não. São repsentadas por uma oinha tracejada contendo uma seta fina apontando para o objeto que recebe o resultado. 20/11/2018 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com 25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http:professorleomir.wordpress.com

Diagramas de Seqüência -continuação Autochamadas ou autodelegações São Mensagem que um objeto envia para si mesmo, uma mensagem parte da linha de vida do objeto e atinge novamente a mesma linha, no exemplo da figura 7.10 é demonstrado um exemplo de autochamada usado para validar um CPF. 20/11/2018 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com 25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http:professorleomir.wordpress.com

Diagramas de Sequencia -continuação Detalhes de tempo Caso seja necessário definir detalhes de tempo de uma mensagem , como por exemplo, tempo máximo de espera até que a mensagem seja disparada, usa-se restrições de duração e a mensagem invés de ser apresentada no horinzontal é apresentada na diagonal. 20/11/2018 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com 25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http:professorleomir.wordpress.com

Bibliografia BIBLIOGRAFIA BÁSICA 1 GUEDES, Gilleanes T.A. UML 2: Uma Abordagem Prática. 1ª Edição. São Paulo: Novatec, 2009. 2 WAZLAWICK, Raul Sidnei. Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2010. 3 WEST, David; MCLAUGHLIN, Brett; POLLICE, Gary. Use a cabeça Análise & Projeto Orientado ao Objeto. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 4 ARAUJO, Ricardo; LIMA, Cardoso André. UML Aplicada: Da teoria à implementação. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007. 5 BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James;, JACOBSON, Ivar. UML: Guia do Usuário. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2006. 6 LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: Uma introdução à análise e projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3ª Edição. Porto Alegre: Bookman, 2007. 7 PAULA FILHO, Wilson de Pádua. Engenharia de Software: Fundamentos, métodos e padrões. 3ª Edição. Rio de Janeiro: LTC, 2009. 8 SILVA, Nelson Peres da. Análise e Estruturas de Sistemas de Informação. 1ª Edição. São Paulo: Érica, 2007. Bibliografia Basica – GUEDES (1) é o principal 02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com 20/11/2018 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com 12 25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http:professorleomir.wordpress.com