Dimensões da Globalização

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Para abrir as ciências sociais:
PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
É TEMPO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Regina Célia Baptista Belluzzo
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
Sociedade Humana Trabalho realizado por : Sandra Mendes nº LECN
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
Curso Ciência, Tecnologia e Sociedade Aula 1 – Crise, novas tecnologias e mudança social Textos Hobsbawn e Castells.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Sociologia e Sociedade: tema, teoria e conceito
Interfaces entre a Cultura e o Consumo
Tópicos Avançados II Elizabete Nunes
2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
GLOBALIZAÇÃO – FENÓMENO COMPLEXO
QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios
Globalização por S. Hall e Milton Santos:
A GLOBALIZAÇÃO EM NOSSAS VIDAS
A Indústria Cultural no Brasil
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
Hoje Globalização Comentários sobre a leitura (10 minutos)
Carreira e Empregabilidade
Desenvolvendo uma visão e mentalidade global
O Fenômeno da Globalização e as Identidades Regionais
GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
Globalização.
A identidade cultural na pós modernidade
1. Para viver em sociedade, todo indivíduo precisa internalizar determinados conjuntos de normas sociais e transformá-los em sua vida prática em comportamentos.
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 02
CULTURA JURIDICA.
Para uma visão marxista das relações internacionais
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais Políticas Públicas Antropologia II Prof° Dra. Janine Helfst Liccht Collaço Arthur Alves Santiago.
História nas atuais propostas curriculares
A GLOBALIZAÇÃO.
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
CRÍTICAS a ECONOMIA GLOBALIZADA.
IDENTIDADE CULTURAL: IDENTIDADE E GLOBALIZAÇÃO
Teoria Geral dos Sistemas
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
Karl Marx e a Sociologia
Gestão Estratégica de Pessoas
O Ambiente de Marketing
Revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede. Características:
PSICOLOGIA REFLEXÕES.
A Sociedade em Rede Manuel Castells
O que é globalização ?.
ECONOMIA INTERNACIONAL E COMERCIO EXTERIOR
AMBIENTES DE MARKETING
Origens e bases do mundo global.
Década de 60 – Marshall MacLuhan designou a noção de “aldeia global”:
Teorias e Técnicas de Comunicação
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
 Formado em economia política pela Universidade de Lausame, suíça. Doutor em ciências econômicas pela escola central de planejamento e estatística.
Anthony Giddens (1938, Londres), em sua obra teórica considera a articulação entre sociedade e indivíduo. Do ponto de vista metodológico, realiza uma síntese.
MANTRAS.COM Olhe diferente este mundo diferente; o mundo mudou, há muito mais tecnologia à nossa volta.
Um mundo em mudança A. Giddens. Sociologia..
Globalização Um fenômeno social que ocorre em escala global. Consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes.
Globalização e Gestão com Pessoas
Atualmente vivemos em um mundo globalizado, tal realidade tem interferido diretamente em nossas vidas, mesmo que não percebamos, diversas mudanças acontecem.
CAPITULO :12 DESIGUALDADE E GLOBALIZAÇÃO
Globalização. Origens da globalização O que se fala sobre a globalização: - Propagação mundial do capitalismo - Expansão da indústria em direção aos.
UNIDADE LECTIVA 6 – Processos de reprodução e mudança nas sociedades actuais 6.1. Fenómeno da globalização GLOBALIZAÇÃO Estreitamento das relações e das.
Cultura de Geração de Riqueza com C&T João Alziro Herz da Jornada Presidente do Inmetro.
Padrões de controle.
Somos todos seres sociais
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Transcrição da apresentação:

Dimensões da Globalização Os sociólogos usam o termo globalização para referirem-se àqueles processos que estão intensificando as relações e a interdependência sociais globais. É um fenômeno social com vastas implicações e não pode ser entendido simplesmente como o desenvolvimento de redes mundiais (sistemas sociais e econômicos que estão distantes de nossas preocupações individuais), mas também como um fenômeno local (um fenômeno que afeta a todos nós no nosso dia a dia). A globalização significa que cada vez mais estamos vivendo “num mundo único”, em que os indivíduos, os grupos e as nações tornaram-se mais interdependentes. A globalização é muitas vezes retratada apenas como um fenômeno econômico. Mas embora as forças econômicos sejam uma parte integrante da globalização, seria errado sugerir que elas sozinhas a produzam. A globalização é criada pela convergência de fatores políticos, sociais, culturais e econômicos.

Por mais que a globalização esteja associada a mudanças dentro de grandes sistemas, a globalização é um fenômeno que está afetando nossa vida íntima e pessoal de diversas maneiras. Inevitavelmente, nossas vidas pessoais têm sido alteradas à medida que as forças globalizantes penetram dentro de nossos contextos locais, em nossas casas, em nossas comunidades, através de fontes impessoais (tais como a mídia, a internet e a cultura popular) e também do contato pessoal com indivíduos de outros países e culturas. Como as sociedades nas quais vivemos passa por profundas transformações, as instituições estabelecidas que outrora a sustentavam perderam seu lugar. Isso está forçando uma redefinição de aspectos íntimos e pessoais e nossas vidas, tais como a família, os papéis de gênero, a sexualidade, a identidade pessoal, as nossas interações com outros e nossas relações com o trabalho. O modo como pensamos nós mesmos e nossas ligações com outras pessoas está sendo profundamente alterado pela globalização. Os indivíduos têm muito mais oportunidade de moldar suas próprias vidas do que antes.

A globalização desencadeou profundas transformações no mundo do trabalho. Novos padrões de comércio internacional e a mudança para uma economia de informação tiveram um significativo impacto sobre os antigos padrões de emprego. Muitas indústrias tradicionais tornaram-se obsoletas pelos novos avanços tecnológicos ou pela perda de sua parcela do mercado para os concorrentes do exterior, cujos custos de trabalho são mais baixos que nos países industrializados. Antigamente a vida de trabalho das pessoas era dominada pelo emprego garantido por apenas um empregador ao longo de muitas décadas (emprego pra vida inteira). Hoje, um número mais de indivíduos traça sua própria carreira, perseguindo metas individuais exercendo a escolha para sua realização.. Muitas vezes isso envolve trocar de emprego várias vezes durante a carreira, constituindo novas capacidades e habilidades e transferindo-as aos diversos contextos de trabalho. Os modelos tradicionais de trabalho em tempo integral estão se transformando em formas mais flexíveis: trabalho em casa auxiliado por tecnologia de informação, trabalho por equipe, projetos de consultoria de curta duração, horário flexível de trabalho.

Os impactos culturais da globalização receberam muita atenção Os impactos culturais da globalização receberam muita atenção. As imagens, as idéias, nos bens e os estilos disseminam-se hoje com muito mais rapidez pelo mundo do que anteriormente. O comércio, as novas tecnologias de informação,a mídia internacional e a migração global contribuíram com o livre fluxo da cultura através das fronteiras nacionais. Alguns se preocupam com o fato de que a globalização esteja conduzindo à criação de uma “cultura global” em que os valores de maior poder e riqueza (como filmes produzidos em Hollywood) tenham um efeito devastador sobre a força dos costumes locais e da tradição. De acordo com essa visão, a globalização é uma forma de “imperialismo cultural” em que os valores, os estilos e as visões do mundo ocidental são difundidos de modo tão agressivo que sufocam culturas nacionais particulares. Outras, em contrapartida, relacionam os processos de globalização a uma diferenciação crescente nas tradições e formas culturais. A sociedade global, argumentam, caracteriza-se hoje por uma homogeneidade cultural do que por uma enorme diversidade de culturas que existem lado a lado. Não uma cultura global unificada, mas a fragmentação de formas culturais.