O impacto da informações sobre sustentabilidade no jovem universitário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Advertisements

UNIP FEP Prof: Msc. Carolina Brum Agosto de 2010
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
TCC: Monografia e/ou Artigo
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
CONCEITOS ELEMENTARES
 .
Avaliação como Mecanismo de Accountability
Orientações sobre o Trabalho de Conclusão de Curso
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
PESQUISA Muito se fala mas pouco se faz, de fato...
Dicas de como criar uma boa apresentacao por Flavio Ortigao
Contextos de formação de Professores
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
Internet.
Elena Dias – 2º ano PP Matutino
Simone Braz Ferreira Gontijo
Gestão do desempenho de pessoas
Aula 7 - Cálculo do retorno econômico
QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios
Dimensões da Globalização
Questionário Sociolinguístico
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
Disciplina: Prática Profissional II
Resiliência (etapas 2 e 3)
Ester viana larissa darque
Metodologia para Elaboração de Problema.
O IMPACTO DA INFORMAÇÕES SOBRE SUSTENTABILIDADE NO JOVEM UNIVERSITÁRIO Ingrid Rainier Lacerda Barbosa Pesquisa de Mercado.
Pesquisa de mercado PÚBLICO ALVO - cultura estrangeira no brasil
Pesquisa de mercado ENTREVISTA - cultura estrangeira no brasil
Thamires Sousa – 2PPManhã
Sociologia e sociologia e senso comum
Gênero: masculinidades
O REI E O SÚDITO.
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Orientação Especial Abril/2011. Liderando pelo Exemplo.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Autores: Marcos Vinícius Cunha Leal Yukari Mise
Trabalho de Usuários da Informação
Professor Douglas Pereira da Silva
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
Técnicas de Coleta de Dados
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
Redação publicitária I
TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA.
PESQUISA DE MARKETING Prof.Ms. Gilberto Zardo.
• Manejo – Formação – Professor.
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
EJA Realengo Turma C 3º período Professora Taissa Agricola dos Santos
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
Metodologia Científica
Rondineli Alves Eden Lopes 2PPN Giovanni Iannoni.
Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Avaliações analíticas Entrevistas Questionários Revisões do especialista (inspeções) Revisões do especialista (walktroughs)
Entrevistas Thamires Sousa – 2PPM.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ Wagner Santos, Lis Peixoto Rocha,
Programa Regional de Formação para o Desenvolvimento Econômico Local com Inclusão Social – Brasil.
UFSC CAD/CSE PNAP Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen Conteudista: Profa. Liane C. H. Zanella.
LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES
DISCIPLINA: Redação e Interpretação de Texto Científico Profa. Lílian Moreira.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
Extração de REQUISITOS Parte II. Segundo Pressman (1995), na analise e especificação de requisitos, a ambigüidade não só é possível mas é provável. “-
5 Ótimos Motivos Para Fazer um Curso Superior POR QUE VALE A PENA OBTER UM DIPLOMA UNIVERSITÁRIO? PreparacaoEnem.com.br 1.
Dra. Janice Janissek de Souza. Observação Participante História de Vida Entrevista MÉTODOS/TÉCNICAS COLETA INFORMAÇÕES QUALITATIVAS.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Transcrição da apresentação:

O impacto da informações sobre sustentabilidade no jovem universitário Ingrid Rainier Lacerda Barbosa Pesquisa de Mercado

Problemática Os jovens vivem num contexto no qual têm mais necessidade de estarem em constante contato com a informação. Isso os leva a terem um conhecimento ao menos superficial do que é quente na mídia. A sustentabilidade, sendo um assunto atual, não foge à regra. Porém, é preciso verificar o quanto esse conhecimento traz mudanças reais para esse público. Afinal, como a informação sobre a sustentabilidade impacta o jovem universitário?

Público Alvo Jovens de 18 a 24 anos Universitários Classes A, B e C.

A entrevista e suas considerações O que você entende por “sustentabilidade”? O grupo tem o conceito de “sustentabilidade” bem estabelecido, mostrando apenas diferenças na maneira mais ou menos científica de explicar.

A entrevista e suas considerações 2. Cite 3 atitudes sustentáveis. A maior parte das atitudes citadas são lugares comuns, mas não necessariamente práticos individualmente – como o reflorestamento, uso apenas de recursos renováveis. Em todas as entrevistas foi citada a reciclagem e o uso do transporte público/bicicleta ao invés do carro.

A entrevista e suas considerações 3. Você considera necessário que essas ações sejam praticadas por todos? Por quê? Todos responderam afirmativamente e justificaram que assim seria possível ter uma perspectiva melhor do futuro do planeta e seria possível reparar os danos já feitos pelo homem.

A entrevista e suas considerações 4. Você acredita que a sustentabilidade é totalmente praticável? Por quê? A maioria acredita que sim, sendo que apenas um dos entrevistados considera a realidade social um empecilho para que a sustentabilidade seja aplicada de modo total.

A entrevista e suas considerações 5. Pensar que não viver de modo sustentável é globalmente prejudicial causa que tipo de impacto para você? A maior parte dos entrevistados afirma que se sentem preocupados e indignados com a falta de atenção à sustentabilidade por parte das pessoas. Apenas um dos entrevistados disse que o assunto não o afeta tanto por ter se tornado um clichê.

Objetivo do questionário Talvez a elaboração das perguntas não tenha sido tão adequada para atingir o cerne do tema. Porém, a introdução à problemática feita através destas perguntas possibilitou a compreensão da receptividade do público alvo em relação ao tema. Uma análise profunda dessas poucas respostas permite identificar a superficialidade com que a maioria do grupo lida com a sustentabilidade.

Conclusão O tema permite uma exploração mais profunda do público alvo. É necessário, porém, que sejam feitas perguntas que captem os hábitos reais e idealizados do grupo de foco. As respostas obtidas demonstraram um conhecimento suficiente e adequado do tema, bem como um interesse. Porém não foi possível identificar se era apenas por ter a consciência da necessidade de ser sustentável ou se eram opiniões que revelam, de fato, os hábitos de cada um.