MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Advertisements

A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
Referências.
VIII Congresso Brasileiro V Congresso Latino Americano
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Eu e Minha Escola Abertura. Eu e Minha Escola Abertura.
Educação Permanente Profa. Aline Alves de Andrade.
Marta C. R. Gertel - Doutoranda em Fonoaudiologia
Sensibilização no IF-SC
Quando a desatenção e a inquietação perturbam o nosso dia a dia.
VÁ EM VÍDEOS, AQUI MESMO NO SITE, E ASSISTA A QUATRO VÍDEOS QUE FALA SOBRE O ASSUNTO. VIVA A DIFERENÇA! Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.
RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE EM CURSOS DE ELETROTÉCNICA E INFORMÁRICA BÁSICA NO IFSC- CAMPUS CHAPECÓ. Aluno: Paulo Roberto Gauto Orientador: Prof. Dr.
DIAGNÓSTICOS NEUROPSIQUIÁTRICOS MERECEM TODA A SUA ATENÇÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
Ações Inclusivas NAPNE IFRS – Campus Sertão
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Capacitação de Representantes DAA Diretoria de Avaliação Acadêmica Abril 2011.
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Secretaria Municipal de Educação de Esmeralda
Tipos de Tutoria.
Ações Inclusivas NAPNE IF RS – Campus Bento Gonçalves
Daniela Morais de Sousa
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
Clay Rienzo Balieiro PUC-SP Curso de Fonoaudiologia 1970 – 1972 Professora Associada do Curso de Fonoaudiologia 1981 até 2009.
A DISGRAFIA No âmbito escolar das séries iniciais do ensino fundamental Daiane Machado Ávila Christakis Paranaguá - PR.
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Investigar os casos de alunos (dos anosiniciais) da educação básica que apresentam diagnóstico de DDA (médicos, psicólogos, psicopedagogo, docente) e buscam.
Conferência Municipal de Educação
TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE (TDAH)
CARACTERIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MANEJO DE SITUAÇÕES ESTRESSORAS UTILIZADAS POR JOVENS QUE SE DISTANCIAM FISICAMENTE DE SUAS FAMÍLIAS NUCLEARES PARA CURSAR.
Ensino Especializado em TGDs
Edilson Costa Lima O Transtorno do Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças em idade escolar Tele-sala São Luís - MA 2007.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade João Konart Lina Marins Rafael Gonçalves Ricardo Velasque Ruan Monteiro Thiago Pazetto William Carvalhal.
RESULTADOS E DISCUSSÃO OBJETIVOS
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PÓS-GRADUAÇÃO ED
Crianças Especiais Crianças Especiais.
“DISTÚRBIOS PSICOLÓGICOS” NO ESCOLAR: MAPA DO PROBLEMA Como a Saúde Pública pode ajudar? Profas: Erotildes Maria Leal Regina Ferro do Lago.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
Repensando prática docente e discente do CEP na busca da qualidade da aprendizagem de todos os alunos, considerando as condições sócio – econômica e cultural.
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ
TDAH: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação
“Práticas Pedagógicas e subsídios para o professor”
ESQUIZOFRENIA Infantil
Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado.
Programa Pedagógico da Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina 1.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
Educação Inclusiva.
Transcrição da apresentação:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MATO GROSSO DEPARTAMENTO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Curso de Especialização Latu sensu a Distancia: Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva PESQUISA DE DISTÚRBIO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDHA) ENTRE ALUNOS DO IF FARROUPILHA - CAMPUS SANTO AUGUSTO Aluno: Andréa Menezes Lopes Orientador: Fábio Diniz Rossi Bento Gonçalves, 21/08/2009

TDHA - Definição Transtorno neurobiológico de causas genéticas Caracterizado por: desatenção, inquietude e impulsividade

PESQUISA DE DISTÚRBIO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDHA) ENTRE ALUNOS DO IF FARROUPILHA - CAMPUS SANTO AUGUSTO Introdução Os estudos sobre o Distúrbio de Déficit de Atenção se referem às crianças em sua expressiva maioria. Adultos com diagnóstico de TDHA acabam não preenchendo tais critérios (BARBOSA, 1997). Alguns autores têm acreditado que o transtorno persiste em aproximadamente 50 a 70% dos casos na idade adulta, embora o quadro clínico sofra algumas modificações com o passar do tempo (WENDER, 1995). O impacto desse transtorno na sociedade é enorme, considerando-se o estresse nas famílias, o prejuízo nas atividades acadêmicas e vocacionais, bem como efeitos negativos na auto-estima das crianças e adolescentes.

Introdução Estudos têm demonstrado que crianças com essa síndrome apresentam um risco aumentado de desenvolverem outras doenças psiquiátricas na infância, adolescência e idade adulta (ROHDE et.al., 1998). Alunos com TDHA apresentam dificuldade de aprendizagem e necessitam de práticas pedagógicas que atendam suas necessidades.

Justificativa Quando falamos em educação inclusiva, uma das principais barreiras para se efetivar a inclusão é o despreparo do professor para receber, em suas salas de aula superlotadas, não só o aluno com deficiência visual, auditiva, motora ou mental, mas todos aqueles que não se enquadram dentro do padrão imaginário do aluno “normal”.

Justificativa Esse aluno “diferente” ainda é, para o professor, abstrato e desconhecido. Infelizmente, a grande maioria das práticas pedagógicas dos cursos de formação continua privilegiando o aluno idealizado e o mito das classes homogêneas. Identificar alunos com TDHA, utilizando uma abordagem múltipla com alunos, professores e pais, propondo intervenções pedagógicas para o tratamento desses alunos.

Problema Inexistência de dados sobre Distúrbio de Déficit de Atenção com Hiperatividade entre os alunos de nível médio, técnico e tecnológico do campus Santo Augusto. Hipótese Existem alunos no Campus Santo Augusto com deficiência de aprendizagem por apresentarem TDHA.

Objetivos OBJETIVO GERAL Identificar alunos do ensino médio, técnico e tecnológico com TDHA no Campus Santo Augusto, e propor orientações práticas para educadores e profissionais envolvidos com as necessidades de alunos com TDAH. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Estabelecer critérios para avaliar alunos com TDHA. Realizar pesquisa com a família e professores dos alunos com suspeita de TDHA. Propor estratégias pedagógicas para trabalhar com esses alunos.

Metodologia - A avaliação será feita com aplicação do questionário aos alunos, coleta de dados com professores pais. - A pesquisa será realizada com alunos do ensino médio integrado, pós-médio (técnico) e tecnológico na UNED Santo Augusto. Será aplicado aos alunos um questionário denominado ASRS-18, desenvolvido por pesquisadores em colaboração com a Organização Mundial de Saúde. Esta é a versão validada no Brasil.

Metodologia A coleta de dados com professores será feita através de uma escala objetiva de Conners, que deverá ser preenchida por todos os professores dos alunos com suspeita de apresentarem TDAH. Após, será realizado uma conversa com os pais dos alunos. Esses conjuntos de informações serão avaliadas por um profissional da área. A partir dos resultados obtidos, serão propostas estratégias educacionais para os alunos com TDHA (BARBOSA, 1997).

Resultados esperados Em relação à fonte para coleta de informações, sabe-se que existe baixa concordância entre informantes (criança, pais e professores) sobre a saúde mental de crianças. Os pais parecem ser bons informantes para os critérios diagnósticos do transtorno (ROHDE et.al., 1998). Os professores tendem a superestimar os sintomas de TDAH, principalmente quando há presença concomitante de outro transtorno do comportamento.

Resultados esperados Com adolescentes, a utilidade das informações dos professores diminui significativamente, na medida em que o adolescente passa a ter vários professores (currículo por disciplinas) e cada professor permanece pouco tempo em cada turma, o que impede o conhecimento específico de cada aluno (BALLONE, 2001). Com base no exposto, espera-se que sejam identificados alunos com TDAH, propondo-se estratégias de tratamento, através de intervenções educacionais.

Referências BARKLEY, R. Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade. Porto Alegre: Editora Artmed, 2002. BALLONE, V. Agreement between parent and child report of quality of life with attention-deficit/hyperactivity disorder. Disponível em http://www.tdah.org.br. Acesso em: 8 mai. 2008. BENZICK, E. Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade: Atualização Diagnóstica e Terapêutica. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2000. BENZICK, E. Manual da Escala de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Versão para professores. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. ROHDE, L. A. Princípios e Práticas em TDAH. Editora Artmed, 2002. ROHDE, L. A.; BARBOSA, G.; POLANCZYK, G. Transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade. Revista Brasileira de Psiquiatria. São Paulo. ISSN 1516-4446, 1998.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MATO GROSSO DEPARTAMENTO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Curso de Especialização Latu sensu a Distancia: Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva PESQUISA DE DISTÚRBIO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDHA) ENTRE ALUNOS DO IF FARROUPILHA - CAMPUS SANTO AUGUSTO Aluno: Andréa Menezes Lopes Orientador: Fábio Diniz Rossi Bento Gonçalves, 21/08/2009