BIBLIOTECAS TIPOS E FUNÇÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Centro de Apoio Operacional à Infância e Juventude
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Formação Sala de Leitura e Filosofia
FACULDADE METROPOLITANA
Ensino, Pesquisa e Extensão em Bibliotecas Escolares e Públicas na Formação do Bibliotecário na UFRGS Profª Drª ELIANE LOURDES DA SILVA MORO Profª Drª.
UNICEUMA- CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO DISCIPLINA- INFORMÁTICA MÉDICA CURSO: MEDICINA Portal da Capes FRANCISCA WANY.
Prática de Ensino: Educação Básica
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
Universidade Federal de Santa Catarina
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
Participante do Programa de bolsa do PIIC – CUFSA 2010
Centro de Pesquisa Histórica e Documentação
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
Cidade Educadora, Cidade Saudável
Disciplinas do curso 06mar2008
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
NÚCLEO INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PLI – PROGRAMAS DO LIVRO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Portfólio de Estágio Supervisionado
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
CURRICULO +.
Evolução Tecnológica. Qualificado pelo Ministério da Justiça como OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, conforme processo MJ nº /
CEPRIL Definindo-se como um Centro de Pesquisas, Recursos, Documentação e Apoio, o CEPRIL foi criado e reconhecido pela PUC-SP na década de 1980 e, desde.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Promovendo Soluções Sociais
12º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal Título da Iniciativa: MINIBIBLIOTECAS DA EMBRAPA Data de Início: Dezembro/2003 Área Temática: Outros: DEMOCRATIZAÇÃO.
Valorizando a cultura da criança: A Importância do Brincar
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Dobras da Leitura começou em abril de 2000, com 4 diferentes “dobras” de conteúdos: Eixo 3. Valorização da leitura e comunicação.
O que é Educação? Calos Rodrigues Brandão
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL “Criança tem pressa de viver, e não lhe prometam uma compensação no futuro, a necessidade é urgente, o bálsamo que venha.
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
Política Educacional Brasileira
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Portfólio - Fevereiro/2013 Acadêmica Bolsista: Suzane Becker Pedagogia.
VISITA MEC NA IES Bibliotecária: Rose Cristiani Franco Seco Liston
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE POLÍTICA, EDUCACÃO E TRABALHO – GEPETO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA.
Paralelo das principais Leis
PROGRAMAS SOCIAIS PUCRS. Pró-Reitora de Assuntos Comunitários Coordenadores de Assuntos Comunitários nas Unidades Dimensão Acadêmica Dimensão Ambiental.
Marcia Martins Djeanne Firmino
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Biblioteca Pública Menotti del Picchia
Projeto Político Pedagógico
ÁREA SOCIAL Grupo 3.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Universidade Federal do Estado do Rio d Janeiro  Douglas Felipe de Andrade  Projeto: Formando técnicos.
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
Aula 7– EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Biblioteca Estação do Trabalhador Regina Célia Reis Ribeiro Bibliotecária Especialista - CRB6/1362.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
City Hall of Porto Alegre Department of Education – SMED Secretaria Municipal de Educação SMED Library Biblioteca da SMED August 2015 Municipal Network.
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
 A Biblioteca Virtual 3.0 Universitária é um acervo digital composto por diversos títulos universitários, que abordam diversas áreas do conhecimento.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
Na área da Arquitetura, a crescente demanda de informação gerada nestes últimos anos, somada à falta de um plano estratégico que possibilite a disseminação.
1º ENCONTRO DE MULTIPLICADORES PNLD E PNBE DO MS 2016.
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Transcrição da apresentação:

BIBLIOTECAS TIPOS E FUNÇÕES Campo Grande-MS 2013 2º Semestre de Biblioteconomia Bibliotecária Profª Esp. Rose Liston CRB1/ 2437

TIPOS DE BIBLIOTECAS O tipo de uma biblioteca é determinado pelas funções e serviços que oferece, pela comunidade que atende, e pelo seu vinculo institucional.

BIBLIOTECA PÚBLICA Tem por objetivo atender, por meio do seu acervo e de seus serviços, os diferentes interesses de leitura e informação da comunidade em que está localizada, colaborando para ampliar o acesso à informação, à leitura e ao livro, de forma gratuita. Atende a todos os públicos, bebes, crianças, jovens, adultos, pessoas da melhor idade e pessoas com necessidades especiais.

É criada e mantida pelo Estado (Município, Estado ou Federação) É criada e mantida pelo Estado (Município, Estado ou Federação). No Brasil, existem bibliotecas públicas que possuem acervos especializados e, por isso vem sendo denominadas como Bibliotecas Públicas Temáticas, ou que oferecem serviços especializados para um determinado público e por isso são identificadas pelo público, tal como Biblioteca Pública Infantil, ou Biblioteca Pública Especial.

BIBLIOTECA PÚBLICA TEMÁTICA São bibliotecas públicas que se caracterizam como bibliotecas especializadas em uma determinada área/assunto. O ambiente configura-se de maneira a representar a área/assunto em foco, assim como as coleções que compõe o seu acervo, os serviços que oferecem e a programação cultural. Sendo uma biblioteca pública, diferenciam-se das bibliotecas especializadas por atender a todos os públicos, bebes, crianças, jovens, adultos, pessoas da melhor idade e pessoas com necessidades especiais.

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA Espaço de incentivo à leitura e acesso ao livro. É criada e mantida pela comunidade local, sem vinculo direto com o Estado.

BIBLIOTECA ESCOLAR Tem por objetivo atender os interesses de leitura e informação da sua comunidade e trabalha em consonância com o projeto pedagógico da escola a qual está inserida. Atende prioritariamente alunos, professores, funcionários da unidade de ensino, podendo também ampliar sua ação para atender os familiares de alunos e a comunidade moradora do entorno. Esta localizada dentro de uma unidade de ensino pré-escolar, fundamental e/ou médio.

BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA Tem por objetivo apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio de seu acervo e dos seus serviços. Atende alunos, professores, pesquisadores e comunidade acadêmica em geral. É vinculada a uma unidade de ensino superior, podendo ser uma instituição pública ou privada. A Biblioteca Universitária dá continuidade ao trabalho iniciado pela Biblioteca Escolar

BIBLIOTECA ESPECIALIZADA Voltada a um campo específico do conhecimento. Seu acervo e seus serviços atendem às necessidades de informação e pesquisa de usuários interessados em uma ou mais áreas específicas do conhecimento. É vinculada a uma instituição pública, ou privada podendo também se caracterizar como uma biblioteca universitária, quando vinculada a uma unidade de ensino superior..

Existem bibliotecas públicas especializadas em literatura infantil e, por isso, costumam ser denominadas Bibliotecas Infantis. Outras especializadas no atendimento a pessoas com necessidades especiais e por isso denominadas Bibliotecas Especiais

BIBLIOTECA/CENTRO DE REFERÊNCIA Bibliotecas especializadas que atuam com o foco no acesso, disseminação, produção e utilização da informação para um determinado público. Também denominados como Centro de Informação e Referência. Muitas delas não possuem acervo próprio e trabalham exclusivamente com a referenciação de documentos sobre determinado assunto (resumos e resenhas).

PONTO DE LEITURA Espaços de incentivo à leitura e acesso ao livro, criados em comunidades, fabricas, hospitais, presídios e instituições em geral, em sua maioria sua criação contou com o apoio do Programa Mais Cultura. É um estímulo à criação de bibliotecas comunitárias nas comunidades.

BIBLIOTECA NACIONAL Tem por função reunir e preservar toda produção bibliográfica do país. Em cada país existe uma Biblioteca Nacional. Toda produção bibliográfica do país deve ser enviada para a Biblioteca Nacional, isto é garantido pela lei de Deposito Legal. No Brasil a Biblioteca Nacional está sediada no Rio de Janeiro.

Visitar link: https://sites. google

CONTATO: rose_liston123@hotmail.com Skype: rose.liston1