Gestão Estratégica de Serviços de Hotelaria

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITO DE SERVIÇOS MARKETING DE SERVIÇOS
Advertisements

Estudando com ProfªSimony
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
Qualidade em Serviços 1.
Daciane de Oliveira Silva
Gestão da Produção com foco nos processos
CRM (Customer Relationship Management
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
EFETIVIDADE, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
Logística e Gerenciamento da
IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS (1ª parte)
“O que não é medido não é gerenciado”. Medir é importante? “O que não é medido não é gerenciado”. “Também não se pode medir o que não se descreve”.
Estratégias do agronegócio
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
IMPORTÂNCIA DOS SERVIÇOS NA ECONOMIA
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA EMPRESAS DE SERVIÇOS
AS VENDAS NA NOVA ERA Cleber Domingues.
Desde 1996.
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
A Avaliação de Desempenho das Organizações Publicas:
GESTÃO ESTRATÉGICA DE SERVIÇOS NA HOTELARIA
Ciclo de valor para o cliente
Como podemos perceber a relação entre custos e quantidades estocadas? Há uma certa relação conflitante entre custos e estoques, pois quanto maiores os.
Objetivos da aula Dar exemplos de como a tecnologia de informação apóia os processos de negócios nas funções organizacionais de contabilidade, finanças.
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
Equipe de Gestão.
Administração de Empresas Pessoais
Função da Administração:
O QUE É DESPESA E O QUE É CUSTO Qual é a definição do custo
Gestão por Competências
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Modelo de Planejamento
ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Gestão de Meios de Hospedagem
Contabilidade Gerencial
DEFINIÇÃO DE MARKETING
Cap. 2 – Satisfação, valor e retenção do cliente
NOVOS MODELOS DE EMPRESAS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Seu Agente de Mudança..
IDENTIFICAÇÃO E SELEÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS
Lançamento de Produtos e Serviços
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Este trabalho foi elaborado par a disciplina de TIC, no 10º ano, da turma A no ano de 2013/2014. Neste trabalho espero que aprendam sobre a importância.
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
Balanced Scorecard.
Implantação de Sistema ERP em Pequenas Empresas
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
Plano de Negócio Exercício.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
OBJETIVOS O que são satisfação e valor para o cliente e como as empresas líderes os criam e os fornecem? O que faz um negócio ser classificado como de.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
Abertura e Estruturação Organizacional
Sua necessidade Terceirização de mão de obra Somos especialistas na.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Transcrição da apresentação:

Gestão Estratégica de Serviços de Hotelaria Mauro Caon

Introdução Marco da história da hotelaria no Brasil foi na década de 30, com os hotéis cassinos; Na década de 70, rápido expansão dos hotéis no país. Financiamentos de longo prazo e implantação de projetos. Instalação dos primeiros grandes hotéis de negócios e turismo.

Expansão das Rede Othon e Rede Luxor. Instalação de grandes cadeias internacionais.Ex:São Paulo Hilton e Accor. Na década de 80, crise na área hoteleira e o fenômeno chamado de apart-hoteis e flat services. Década de 90, a grande expansão da oferta da Industria Hoteleira.

Há aproximadamente 25 mil meios de hospedagem no país. Segundo dados da ABIH: Há aproximadamente 25 mil meios de hospedagem no país. Há estimativas de investimentos em ampliação e modernização. Destaques para a região Sudeste e Nordeste. Algumas características de hotel: Instalações Físicas. Estrutura Administrativas. Serviços Prestados. Serviços prestados pelo hotel. Excelência nos serviços prestados e visão futura.

As características dos serviços e suas implicações na produção dos mesmos A intangibilidade dos serviços. Avaliação da qualidade do pacote oferecido. Confiança nos serviços que poderão ser oferecidos. A demanda do setor hoteleiro. Cuidados que devem ser tomados no atendimento em vários momentos. O que é o pacote de valor? Elementos estocáveis. Softwares,refeições servidas,produtos de frigobar e higiene. Elementos não estocáveis. Primeiro serviço: limpeza, conforto, localização e segurança.

Conceito do serviço: elementos sobre a experiência do serviço: a interação direta do cliente com o serviço. elementos sobre o resultado da prestação de serviço: o que se espera dos serviços realizados. elementos sobre a operação do serviço: como o serviço deve ser prestado. elementos sobre o valor do serviço: aspectos dos possíveis benefícios obtidos pelos clientes com o serviço. 2 tipos de “conceitos de serviços” oferecidos por hotéis de redes: Formule 1 Sofitel O “ Front Office” e o “Back Office”.

Busca da Qualidade no Front Office As necessidades e os desejos influenciam nas expectativas dos hóspedes, pois são seus principais motivadores na busca dos serviços. Aumentar o seu “market share” do hotel no mercado em que atua. Importância de hotel ter clientes fidelizados. A importância da comunicação boca a boca, comunicação externa e preço.

O conceito dos conflitos (trade offs): melhorar o atendimento em situações de espera para que o cliente saia satisfeito. Ex: check-out. O ciclo dos serviços = Momentos da verdade A recuperação do hóspede insatisfeito: Poderá interromper o seu relacionamento com o hotel; Não recomendarão o hotel as outras pessoas;

Medindo a satisfação do hóspede Captar manifestações dos hóspedes através de consultas e mecanismos de feedback. Os sistemas de feedback do hóspede; Deve haver a escolha das áreas do hotel que serão avaliados. As dimensões da qualidade percebida dos serviços;

Existem vários tipos de meios para contatar o hóspede quando ele deixa o hotel; É interessante destacar também que existe o questionário que pode ser utilizado para “hospede secreto” na qual pode ser aplicada por uma pessoa devidamente treinada;

Gestão da Capacidade do Hotel Tentando alterar a demanda: Partição da demanda Política de preços Mudança temporária do segmento de mercado focado ·Sistema de reserva Tentando alterar a capacidade: Programação detalhada das atividades diárias Terceirização de partes do processo Contratação de empregados multifuncionais Contratos flexíveis de mão-de-obra Aumento da participação do hóspede na prestação do serviço

Yield Management (gestão da receita): ·Sistema que utiliza o sistema de reservas, a partição da demanda e o overbooking para auxiliar o gerente a maximizar Para se utilizar este recurso é necessário um sistema estatisticamente confiável de previsão de demanda. Cuidado para não confundir as “previsões” de faturamento com as “metas” de faturamento. Incertezas das Previsões: Instabilidade e baixa previsibilidade do mercado – Inevitável e prejudica também o concorrente. Qualidade do sistema de previsão – Traz diferença para a empresa referente ao desempenho perante aos concorrentes.  

A Gestão dos Recursos Humanos Modelos de gestão de recursos humanos: Visam a “importância que deve ser dada a três pontos: preocupação com a competência dos recursos humanos e seu contínuo aprimoramento, o estabelecimento de relações de mútua colaboração entre eles e o empowerment dos mesmos” (VAN LOOY, 1998 apud CAON, p. 82).

Cadeia Serviços-Lucros – Heskett: Bom ambiente de trabalho Funcionário satisfeito Retenção de talentos e aumento da produtividade Serviços de valor para o cliente Cliente satisfeito e fidelizado Maior lucratividade Recrutamento e seleção: contratar as pessoas de contato pelas suas atitudes e não por suas habilidades. Habilidades de funcionário de alto contato: Habilidades e atitudes interpessoais Comunicação Habilidade de vendas Aparência

Os custos e os Preços do hotel e suas relações A diferença entre o preço e custo utilizados num hotel; Preco = custo + margem - heranca histórica; Método ABC (activity Based Costing) : participação do cliente no processo de produção, perecibilidade de capacidade disponível, entre outros. Ação gerencial limitada a curto e médio prazo. por isso, tentativa de maximização da ocupação da capacidade.

Objetivos do pricing: Consolidar em certo mercado um hotel recém inaugurado; Conseguir determinado market share em determinado mercado altamente competitivo; Ser o líder do mercado em preço Maximizar a rentabilidade a curto prazo nem hotel ja consolidado e prestes a ser vendido; Evitar uma guerra de preços entre hotéis concorrentes; Administrar a sua demanda; Otimizar a utilização de sua capacidade instalada para um hotel com alta ciclicidade de demanda.

Estratégias de preços: Estratégia de preço baseada nos custos de produção   - Soma do custo unitário de produção com uma taxa de rentabilidade mínima exigida para o capital investido no negocio;             - Enfoque interno o que pode levar o hotel a praticar preço maior ou menor do que o hospede estaria disposto a pagar;             - Qualquer ganho de produtividade, com decorrente diminuição do custo de produção, e repassado ao hospede com diminuição de preço. Estratégia de preço baseada na concorrência;        Estruturas dos preços; Táticas de preço a curto prazo;

Gestão Ambiental nos hotéis Gestão ambiental como critério competitivo; 3R's: redução, reutilização e reciclagem; A redução do consumo de água; A redução do consumo de energia elétrica; Gestão de resíduos sólidos; Ações; O tratamento adequado de efluentes gerados;

Grupo: Débora Giatti Fernanda Armelin Marina Lemos Mayara Papini Viviane Alves