A Pré-História da Linguagem Escrita

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Função semiótica ou simbólica
Advertisements

LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA
Pensamento e linguagem
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
 .
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
Psicologia da Escrita: um estudo a partir de Vigotski e Luria
O PROBLEMA DA LINGUAGEM
Revisão de Português 6ºano
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
LINGUAGEM E PENSAMENTO
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
LINGUAGEM Filosofia.
Linguagem, alfabetização e letramento
Linguagem É uma forma de interação, uma expressão do pensamento, sendo um instrumento de comunicação.
Texto verbal, não verbal e sincrético
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
APRENDER A APRENDER Juan Delval
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Piaget: linguagem e as operações intelectuais
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
Etnografia e Etnologia
Vygotsky – Pensamento e linguagem
Linguagem verbal.
Componentes Articulações
VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA
História da comunicação.
Tema 1 – Linguagem e línguas Universidade de Vigo, 2007.
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Comportamento Verbal e Linguagem
RACIONALIDADE E COMUNICAÇÃO Parte II – pg. 16 a 30.
LINGUAGEM, LÍNGUA, ESCRITA E ORALIDADE
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Formação da função simbólica
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Capítulo 5 – Linguagem e Pensamento
Teoria da Atividade e Periodização do Desenvolvimento
Contribuições da Educação Infantil para a formação do leitor e produtor de textos Suely Amaral Mello.
Como interpretá-los? (OBJ.2). * No ordinário de nossas vidas, o contexto em que encontramos determinado sinal ou símbolo usualmente nos ajudará.
Mediação Semiótica em Vygotsky
Conceitos Introdutórios
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
VYGOTSKY VIDA E OBRA.
A Linguagem E seus termos.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Psicologia da Educação
“A construção cultural da imaginação”
A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos.
A pré história da linguagem escrita
 Por que o SOCIAL é tão importante na abordagem Luriana e Vigotskiana???
Somos todos seres sociais
 Linguagem e cognição Aula 8_IEEC_2015 Joana Andrade Falada Escrita Ouvida Sentida Silenciada Recriada Ecoada Constituidora Libertadora Transformada....
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

A Pré-História da Linguagem Escrita A formação social da mente Vigotski

Sistemas simbólicos Gestos – os primeiros que surgem. Dão significado para o desenho (nas garatujas). Dão significado ao simbolismo na brincadeira. Dão mais significado à fala, quando esta não se estruturou totalmente. Gestos dão suporte para o surgimento de outros sistemas simbólicos, até estes se estruturarem completamente.

Sistemas simbólicos Quando a fala se estrutura, ela assume o lugar dos gestos. Fala: Dá significado ao desenho. Dá significado à brincadeira. Dá suporte para o desenvolvimento da escrita.

O desenvolvimento da fala Piaget Processo natural – interno (natureza individual). Mesmo som para objetos diferentes – não há significado fixo aspectos particulares são tomados pelo todo. Vigotski  Processo social – externo (natureza cultural)  Primeiros sons – manifestação de estados emocionais. Imitação de sons que ouve.

Frases completas ligadas ao imediato. Piaget Palavras frase. Frases completas ligadas ao imediato. Frases completas evocando acontecimentos passados e futuros. Narrativa. Vigotski Nomeação significados fixos. significados estáveis. grau de generalização do menos amplo para o mais amplo). Construção de significados estáveis: Imagem Associação Contexto

Piaget Descrição. Nomeação – formação de conceitos. O desenvolvimento é condição para o aprendizado. Vigotski Pensamento por complexos. Conceitos potenciais. Aprendizagem precede o desenvolvimento.

Palavra É o elemento fundamental da linguagem; A palavra designa as coisas, individualiza suas características (cachorro, copo, casa). Designa ações (estar, correr, trabalhar, dormir); qualidade (cachorro bravo); designa relações (o cachorro saiu correndo do bosque). Dito de outra forma, a palavra codifica nossa experiência. A palavra como signo que designa um objeto, surge do trabalho, das ações com objetos; é na história do trabalho e da comunicação, onde se deve buscar as raízes do surgimento da primeira palavra.

A palavra vai, progressivamente, separando-se da ação prática, e converte-se em um signo autônomo, que designa um objeto, uma ação ou uma qualidade ( e mais adiante uma relação). É neste momento que ocorre o verdadeiro nascimento da palavra diferenciada como elemento do complexo sistema de códigos da língua.