Crenças e superstição x Racionalidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Advertisements

Marketing de relacionamento para os consumidores virgens
PROJETO SAÚDE.
Sociologia.
MÉTODO CIENTÍFICO.
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
Arcadismo Contexto Histórico.
Autor: Juan Delval Editora Papirus
Ciência - Conhecimento/saber/poder
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Elena Dias – 2º ano PP Matutino
A Sem-esperança.
Decoração Sustentável
Ester Viana da Silva 2° PPM Como os pais influenciam os filhos na gestão de seus negócios?
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Mito ou Verdade Tainá Dias 2PPN. Problemática : Muitas frases ao longo da história ditas muitas vezes se tornaram” verdades absolutas”.O que é verdade.
Pesquisa de mercado 3 – Gabriel H.
Bruno Lopes 2PPN. Em uma época de muitas informações, mudanças rápidas e novas tendências de mercado, como um jovem pode definir sua profissão sem futuros.
Público- Alvo Real X Virtual Brenda de Souza Fernandes 2º PP – Manhã
Fazer a Escolha Certa Bruno Lopes 2° PPN.
O QUE EU TENHO NÃO ME PERTENCE.
VOCÊ É UM SUCESSO Zíbia Gasparetto.
Terceira etapa (consultoria de moda)
Ester viana larissa darque
Introdução à Prática da Pesquisa I
PENSAMENTOS Longe das vistas, longe do coração. Esse prolóquio tem mais malícia que ciência, mais epigrama que justiça, mais engenho que filosofia.
Autor do Texto: Dr. Jorge Bucay, livro "Hay que buscarse un Amante
Eternidade Eternidade Eternidade Letícia Thompson.
Precisamos Ter Amantes...
“Existe no silêncio tão profunda sabedoria, que às vezes ele transforma-se na mais perfeita resposta”. Fernando Pessoa.
Deus é como Açúcar! "Um certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a Bíblia, perguntou às crianças quem saberia explicar quem é Deus?
Qual é o segredo do sucesso em vendas?
Pesquisa de mercado PÚBLICO ALVO - cultura estrangeira no brasil
Sociologia e sociologia e senso comum
NÃO ME CONCEBO EDUCADORA SE NÃO FOR INVESTIGADORA. A SALA DE AULA É UM ESPAÇO RIQUÍSSIMO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. O APROVEITAMENTO DO QUE SUCEDE.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
O SEGREDO DA VIDA PLENA. O SEGREDO DA VIDA PLENA.
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
AÇÚCAR.
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Maria José Zanini tauil
Jesus Cristo o motivo de nossa gratidão
Celebrando a Palavra de Deus:
A Psicologia Científica
Açúcar.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
Quatro Meses.
Avaliação de Impactos Ambientais
DIFERENTES MODOS DE CONHECER
DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA FILIPE S. MARTINS.
Antonio Carlos Simões COMPORTAMENTO INSTITUCIONALIZADO: UMA VISÃO SOBRE AS COMPETÊNCIAS HUMANAS ÀS CONDIÇÕES AMBIENTAIS. Antonio Carlos.
ETERNIDADE Letícia Thompson.
Fator Essencial Poder curador
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
Marjorye, Bruno lopes e Bruno Novaes- 2 PPN
Síndrome de down na sociedade
Filosofia Conceitos gerais.
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
Rondineli Alves Eden Lopes 2PPN Giovanni Iannoni.
A queda da cibercultura Katylin Nicoli 2PPN. Pesquisa sobre a cibercultura, com a pergunta principal: “O que tem que interferir para a passagem da cibercultura?
Marjorye Chrissie Salomão Andrade 2ppN
Hoje é o inicio da minha vida Imagine-se nascendo de novo... Eu sinto o nascer da minha vida nova Todas as coisas boas estão vindo para mim hoje Eu.
Texto retirado do filme, QUEM SOMOS NÓS? (What the bleep do we know) Um questionamento revolucionário feito pelos mais renomados cientistas atuais,
PERSONALIDADE: por que estudar?
Tema e problema Construindo seu projeto de pesquisa Profa. Dra. Karina Solha.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Trabalho alienado > Consumo alienado
Eternidade... Progressão automática. Eternidade... Progressão automática.
Transcrição da apresentação:

Crenças e superstição x Racionalidade Tainá Dias 2PPN Crenças e superstição x Racionalidade

PROBLEMÁTICA Pesquisas mostram que a imensa maioria da população acredita em fenômenos “ocultos”, “paranormais” ou “sobrenaturais”. Por que isso acontece?

PESQUISA: Através da hipnose pode-se conhecer vidas passadas? Cruzar os dedos pode trazer boa sorte? Horóscopos fornecem informações úteis sobre o futuro? Podem acontecer curas espirituais onde a medicina convencional falha?

PESQUISA . Por que nesta época altamente científica e tecnológica essas superstições e crenças se prosperam? O que deve prevalecer a intuição ou racionalidade? Qual a importância das crenças e superstição para a sua vida?

Algumas Respostas: Algumas respostas:Algumas Por que nesta época altamente científica e tecnológica essas superstições e crenças se prosperam? “Porque carregamos desde dos primórdios crenças e superstições,a ciência até consegue dimestificar comprando suas teorias,mas o ser humano não consegue desapegar-se de algumas crenças.” “Superstição é algo que vem de geração e apesar do mundo que vivemos hoje,elas sempre irão existir,em pequenas proporções ,mas irão existir.”

Algumas respostas: Qual a importância das crenças e superstição para a sua vida? “Tudo,tanto na construção de caráter na maneira como vejo o mundo e as pessoas ao meu redor e também da maneira como eu sou .Tudo depende da minha saúde mental.” “Se eu tenho uma crença firmada na fé,se eu não tivesse superstição não teria fé em minha crença.”

Perfil: Homens e mulheres de 20 a 45 anos; Ensino superior incompleto; Classes B e C; Boa parte delas possuem um trabalho e outras atividades;

Comportamento: São pessoas que tem uma opinião formada ; Possuem senso critico; Tem base familiar; São bem informadas e atualizadas; Valorizam o convivio social; São inserido em redes sociais; Buscam a fé cristã como o centro de suas crenças;

Tendências: São pessoas que acham que são adeptas a racionalidade,mais estão pré-dispostas e acreditam em algumas superstições e crenças(que não a fé cristã apenas). Se envolvem muitas vezes pelo senso coletivo para preencher algum vazio ou se sentir inserido no grupo.

Aplicação: Pude perceber analisando a pesquisa que as pessoas mesmo sabendo que algumas dessas crenças e supertições são “falsas verdades” , buscam preencher algum vazio. São influenciadas por pensamentos coletivos afim de trazer bem estar e conforto. Por mais que tenhamos senso critico algumas crenças fazem parte da nossa vida para que a partir delas possamos ter as nossas crenças.

Reavaliação da Pesquisa: A minha motivação para a pesquisa partiu de questionamento pessoal que talvez outras pessoas também tivessem em algum momento. Talvez poderia ter explorado melhor as perguntas.Para obter resultados melhores.

Referencias: http://super.abril.com.br/blogs/como-pessoas-funcionam/7-fatores-que-fazem-as-pessoas-acreditarem-em-coisas-estranhas/ http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/psicologo-explica-por-que-acreditamos-no-inacreditavel http://www.scielo.br/pdf/pusf/v9n2/v9n2a06.pdf http://www.revistaperspectivas.com.br/ojs/index.php?journal=perspectivas&page=article&op=viewFile&path[]=9&path[]=38