Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas Universidade Aberta do SUS Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Advertisements

Kenia Lopez Monasterio
Qualificação da atenção à saúde da mulher na UBSFL 30, Manaus/AM
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA5 Melhoria da atenção.
Orientadora: Renata Lima Silva
CLEIDE PICOLOTTO DA CAMPO
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na USF Jovelino Santana, Santana do Livramento/RS Maria Helena Gisler Padilha Orientadora:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Modalidade à distância Orientador: Marcos Fábio Turra
UNIVERSIDADE ABRETA DO SUS
Paulo Ricardo O. da Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
MELHORIA DA DETECÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DO CÂNCER DE MAMA NO CENTRO DE SAÚDE N. 02 DO RECANTO DAS EMAS – BRASÍLIA/DF Leila Barbosa Rezende Teixeira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – EaD MELHORIA.
Aluno: Estrella Lamela Castellanos
Especializanda: Dra. Edelvis Morales Aguilar
Especializanda: Andréia Azevêdo / Orientador: Dulcian Medeiros
Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior
Aluna: Gilvanda Pereira de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação na Saúde da Mulher na Prevenção do Câncer de Colo.
Maurício Friederich Orientadora: Msc. Camila Dallazen
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da prevenção e detecção.
QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO UTERINO E DE MAMA NA UBS JÓIA, JÓIA-RS Elizete Maria Possobom Machado Boeff Orientadora:
Orientadora Gabriela Studzinski
Universidade Aberta do Sus – Unasus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
MARILIN RIVEAUX MATOS Orientador: Clodoaldo Penha Antoniassi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a distância Turma 2 PREVENÇÃO DOS CÂNCERES.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria na detecção do câncer de colo de útero e de mama na unidade de Estratégia de Saúde da Família Santo Antônio em Veranópolis/RS Autor: Marceu Flores.
ORIENTADORA: ISLAINE OLIVEIRA BÜTTENBENDER
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
MELHORIA DA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 25 E 69 ANOS DE IDADE NA ESF ARVOREZINHA. BAGÉ/RS ELAYNES.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Pablo Viana Stolz
Transcrição da apresentação:

Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros   UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 2   Organização do Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico na UBS da Missão, Reserva Indígena do Guarita, Redentora/RS.   Fernanda Paschoal Orientadora:   Lenice de Castro Muniz de Quadros Pelotas, 2013

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EaD – UFPel   INTRODUÇÃO O município de Redentora/RS se caracteriza da seguinte forma: Está localizado na região noroeste do estado; Distante 433 km da capital do estado; De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 possui 10.222 habitantes; Sua economia é baseada na agricultura.

A área adstrita abrange aproximadamente 750 pessoas da etnia kaingang; ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EaD – UFPel   O projeto de intervenção foi desenvolvido na Reserva Indígena do Guarita, na unidade de saúde da aldeia Missão. A área adstrita abrange aproximadamente 750 pessoas da etnia kaingang; A Unidade Básica de Saúde (UBS) se caracteriza como Estratégia Saúde da Família (ESF) e está vinculada ao SUS;

Equipe de saúde é composta por nove profissionais; ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EaD – UFPel   Equipe de saúde é composta por nove profissionais; UBS não possui infraestrutura adequada às exigências da ESF; População alvo para a prevenção do câncer de mama e colo uterino, corresponde respectivamente a 8 e 101 mulheres.

OBJETIVOS Objetivo Geral ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EaD – UFPel   OBJETIVOS Objetivo Geral Qualificar a atenção em saúde em relação à prevenção do câncer ginecológico na unidade de saúde da aldeia Missão da Reserva Indígena do Guarita no município de Redentora/RS.

Objetivos Específicos ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EaD – UFPel   Objetivos Específicos 1. Ampliar a cobertura do programa de prevenção do câncer ginecológico; 2. Melhorar a adesão ao programa de prevenção do câncer ginecológico; 3. Melhorar a qualidade do atendimento às mulheres; 4. Melhorar registros das informações sobre a coleta do exame citopatológico e exame clínico de mamas; 5. Mapear os fatores de risco para o câncer ginecológico; 6. Promover a saúde das mulheres.

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EaD – UFPel   METAS 1- Ampliar para 60% a cobertura do programa de prevenção ao câncer de colo uterino em mulheres de 25 a 64 anos. 2- Ampliar para 50% a cobertura do programa de prevenção ao câncer de mama em mulheres de 50 a 69 anos. 3- Buscar 60% das mulheres cadastradas faltosas à realização dos exames conforme periodicidade recomendada.

5- Aumentar a coleta de amostras satisfatórias do exame de CP em 80%. ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EaD – UFPel   4- Capacitar 100% dos profissionais de enfermagem, odontólogo e agentes indígenas de saúde, que atuam na Unidade Básica de Saúde da aldeia Missão, para a prevenção do câncer ginecológico de acordo com protocolo oficial. 5- Aumentar a coleta de amostras satisfatórias do exame de CP em 80%. 6- Garantir a adoção de condutas terapêuticas conforme fluxograma adotado pela UBS para 80% das mulheres cadastradas.

8- Manter 100% dos registros atualizados. ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EaD – UFPel   7- Garantir referência e contra-referência para 90% das mulheres cadastradas com CP alterado. 8- Manter 100% dos registros atualizados. 9- Realizar avaliação de risco em 90% das mulheres cadastradas. 10- Orientar 80% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo uterino e mama.

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EaD – UFPel   METODOLOGIA Capacitação dos profissionais de acordo com os protocolos adotados pela UBS; Visitas domiciliares para orientações e busca de mulheres faltosas ao programa; Organização da agenda para acolher a demanda de mulheres provenientes das buscas; Criação de um arquivo específico para o programa de prevenção do câncer ginecológico;

Atividades de educação em saúde; ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EaD – UFPel   Atividades de educação em saúde; Garantir referência e contra-referência para as mulheres com exame citopatológico alterado ; Registrar as informações no prontuário da mulher; Identificar as mulheres de maior risco para câncer de colo do útero e de Mama.

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EaD – UFPel   RESULTADOS

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EaD – UFPel  

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EaD – UFPel  

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EaD – UFPel  

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EaD – UFPel  

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EaD – UFPel  

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EaD – UFPel  

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EaD – UFPel  

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EaD – UFPel  

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EaD – UFPel  

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EaD – UFPel  

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EaD – UFPel  

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EaD – UFPel  

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EaD – UFPel  

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EaD – UFPel   DISCUSSÃO Capacitação da equipe de saúde qualidade no atendimento as mulheres; Trabalho multidisciplinar resultados positivos ; Benefícios da intervenção ampliação da cobertura, melhoria dos registros, orientações sobre fatores de risco para câncer de mama e colo do útero, entre outros.

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EaD – UFPel   CONCLUSÃO A intervenção propiciou a ampliação da cobertura do programa de prevenção do câncer ginecológico, bem como melhorou a adesão das mulheres. Também houve avanço nos registros das informações sobre a coleta do exame citopatológico e exame clínico de mamas. Por tanto, acarretou em benefícios para a melhoria da saúde das mulheres indígenas, resgatando a necessidade do trabalho interdisciplinar, com enfoque na prevenção de doenças.

PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EaD – UFPel   PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM Em decorrência do curso surgiram vários aprendizados: Organização do serviço de saúde; Planejamento das ações desenvolvidas; Capacitação continuada da equipe de saúde; Trabalho interdisciplinar;   Criação e fortalecimento de parcerias.

REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Saúde. Assistência Integral à Saúde da Mulher: bases de ações programáticas. Brasília: Centro de Documentação do Ministério da Saúde, 1984. 27p.   BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Núcleo de Coordenação Nacional. Programa Nacional de Combate ao Câncer de Colo Uterino: Relatório Final. Brasília: Ministério da Saúde, 1999. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher: princípios e diretrizes. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. 82p.   BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. Caderno de Atenção Básica n.13. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Coordenação Geral de Ações Estratégicas. Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica. Diretrizes Brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero. Rio de Janeiro: INCA, 2011. 104p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão e Investimento em Saúde. Departamento de Gerenciamento de Investimentos. Projeto Cartão Nacional de Saúde.Diretrizes para o cadastramento nacional de usuários do SUS: planejamento municipal.Brasília: Ministério da Saúde; 2001.

OBRIGADO !