AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Advertisements

A ARTE DE AVALIAR: UM DESAFIO A SER VENCIDO
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
A PROVA OPERATÓRIA NO ENSINO SUPERIOR algumas reflexões
A PROVA OPERATÓRIA No ENSINO SUPERIOR algumas reflexões
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Avaliação Hamurabi Messeder By PresenterMedia.com.
Profª Luciana G. Platero
Programa Ler e Escrever
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
AVALIAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Avaliação da aprendizagem
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO
O PC avaliador.
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Dominando as práticas pedagógicas
Teacher Marilisa Lichtenberg English
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
DIGA-ME COMO VOCÊ AVALIA E EU DIREI COMO SEU ALUNO APRENDE
AULA 6 Como Estudar.
em sistemas escolares e não escolares
Avaliação Educacional
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
Portfólio Mat – 2011 Lucas Mesquita Inf – Manhã
REGISTROS.
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
Avaliação da Aprendizagem
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
DIDÁTICA Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Campos Belos
PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE ENSINO A DISTÂNCIA – PROEAD
04/09 Orientações gerais “Avaliação”
INSTRUMETOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
NA PERSPECTIVA DE UMA NOVA ABORDAGEM DE AVALIAÇÃO MAIS SIGNIFICATIVA E APROFUNDADA DO EDUCANDO UMC/ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS PROF. MS. REGILSON BORGES.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Instrumentos avaliativos
Didática Profª Luciana G. Platero
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
OFICINA PEDAGÓGICA TEMA: AVALIAÇÃO
PNAIC- Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa/ MEC
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
AVALIAÇÃO VI GTAL CRE SUBÚRBIO 1.
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
DIDÁTICA Prof. Roney Ricardo Site Teologia e Discernimento
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
O dia-a-dia de um professor competente. (Fundamentos da relação professor e aluno) Prof. Vasco Pedro Moretto (0XX61)
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
TEMA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
É muito estressante e até emocionalmente doloroso lidar com a ansiedade de ter de enfrentar, todos os dias, uma turma que você não está certo de poder.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
ENSINO DE FILOSOFIA Sergio Schweder Filosofia - UFES.
Segundo Cipriano Carlos Luckesi. Diferença entre Exame e Avaliação O exame possui 3 características: a) Pontual; b) Classificatória; c) Seletiva.
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Segundo Cipriano Carlos Luckesi

Diferença entre Exame e Avaliação O exame possui 3 características: Pontual; Classificatória; Seletiva.

PONTUAL Apenas o momento do exame é importante, ou seja, não importa o antes ou o depois. Exemplo: Vestibular Comentário: “O aluno acaba de fazer a prova e entrega ao professor. Quando está saindo, se recorda que errou uma questão e pede ao professor para corrigir. A resposta é NÃO!”. Ou seja, foi importante apenas o momento em que ele estava fazendo a prova. Comentário: “O aluno acaba de fazer a prova e entrega ao professor. Quando está saindo, se recorda que errou uma questão e pede ao professor para corrigir. A resposta é NÃO!”. Ou seja, foi importante apenas o momento em que ele estava fazendo a prova.

CLASSIFICATÓRIA Para o sistema, só importa o valor numérico que indica se o aluno passou ou reprovou. Toda sua vida escolar fica registrada, ou seja, o aluno fica marcado para a vida toda. Comentário: “ Um aluno tira 2. O professor o anima para estudar e fazer outra prova para recuperar a nota. Então ele tira 10. Então o professor faz a média e lhe dá nota 6! Porque não 10? Porque ele apenas o classifica, não levando em conta o que o aluno aprendeu, ficando ainda preso na primeira avaliação onde o aluno tirou 2!”.

SELETIVA Exclui os alunos das escolas, através das reprovações. Segundo a Revista Escola (edição 233 jun/jul 2010 – “Um erro que se repete a cada ano”.) na década de 80, 36% dos aluno em média repetiam de ano. Na década de 90, a média é de 30%.

AVALIAÇÃO Segundo o autor, a avaliação tem caráter diagnóstico: Um médico primeiro avalia o seu paciente. Após a avaliação, ele dá um diagnóstico (resultado dessa avaliação) para então oferecer opções para a cura do seu problema de saúde. Em contraposição ao EXAME, são as características da avaliação: Não Pontual; Dinâmica (Não classifica); Includente.

NÃO PONTUAL Importa todo o processo de aprendizagem, ou seja, o antes, o agora e o que pode vir depois. O que o aluno não sabe, é o ponto de partida para ações pedagógicas (trabalho educativo, nas palavras do autor) para que ele possa vir a saber.

DINÂMICA Ela não classifica, mas diagnostica o que está ocorrendo para que haja possibilidade de melhoria. Segundo Cipriano, foram dados muitos nomes a avaliação: Diagnóstica, formativa, dialética, dialógica, mediadora, etc.). Mas são redundantes uma vez que, obrigatoriamente, a avaliação tem que ser tudo isso...

INCLUDENTE/INCLUSIVA Traz o aluno para o aprendizado. Do livro, Avaliação da Aprendizagem Escolar: Um ato amoroso. Não confundir “um ato de amor” com pieguice ou paixão e sim no sentido de: Inclusão (acolhimento); Respeito aos limites; Suporte para o desenvolvimento do aluno – autonomia.

HISTORICAMENTE Historicamente, o sistema de exame que temos hoje se originou no século XVI: Jesuítas: Ratio Studiorum (1599); Comenius: Didática Magna (1632).

JESUITAS - RATIO STUDIORUM Baseava-se na unidade de matéria, unidade de método e unidade de professor.Além disso, determinava disciplina rígida, cultivo da atenção, perseverança nos estudos e uma hierarquização do corpo discente baseada na obediência e meritocracia.

COMENIUS – DIDÁTICA MAGNA O educador Juan Amós Komenský (1592 – 1670), mais conhecido por Comenius é reconhecido como o pai da Didática Moderna. Influenciado pelas ideias da Reforma Protestante, Comenius escreveu o livro denominado Didática Magna, que defendia esta disciplina como "arte de ensinar tudo a todos".

FINALIDADE DA AVALIAÇÃO Verificar se houve a aprendizagem significativa de conteúdos relevantes propostos pelo professor Avaliar o que foi discutido e trabalhado durante o desenvolvimento dos conteúdos por meio das habilidades e competências selecionadas.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES NA ELABORAÇÃO DE TAREFAS AVALIATIVAS Uso de palavras sem sentido preciso no contexto: Evitar expressões como: comente, dê sua opinião, o que você sabe sobre…discorra, conceitue você, como você justifica… Ex: Comente a frase de Sócrates: conhece-te a ti mesmo. “Acho uma frase muito profunda, tão profunda que nem consigo captar seu real significado. Mas acho que Sócrates estava certo quando disse a frase, pois sendo um sábio não teria dito besteira”

Falta de parâmetros para a correção Deixa o aluno nas “mãos do professor”: “Professor o que o Sr. quer na questão x ?” Ex: Como é a organização das abelhas numa colméia? R: É jóia! “…o aluno assistiu a minha aula e deve responder da forma que foi dado…”

Exploração exagerada da memorização Relacione os nomes das aranhas venenosas: (Ciências – 6ª Série) 1- Aranha marrom ( ) Latrodectes 2- Armadeira ( ) Lycosa 3- Tarântula ( ) Loxóceles 4- Viúva Negra ( ) Ortognata 5- Caranguejeira ( ) Phoneutria Questões deste tipo apelam para a memorização pouco significativa, sem uma análise ou explicação.

CONCLUSÃO A prática da avaliação da aprendizagem, para manifestar-se como tal, deve apontar para a busca do melhor de todos os educandos, por isso é diagnóstica, e, não voltada para a seleção de uns poucos. Por si, a avaliação é inclusiva é, por isso mesmo democrática. Por ela, por onde quer que se passe, não há exclusão, mas sim diagnóstico e construção. Não há submissão, mas sim liberdade. Não há medo, mas sim espontaneidade e busca, não há chegada definitiva, mas sim travessia permanente, em busca do melhor. Sempre! (Cipriano Carlos Luckesi)

Fontes: Vídeos Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=JqSRs9Hqgt c http://www.youtube.com/watch?v=NG4cd2CT 0p8 Textos: http://www.gestiopolis.com/Canales4/rrhh/ap rendizagem.htm http://www.google.com.br/ (texto no arquivo da Amazônia Fiocruz)