Atribuição de significados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
Advertisements

CEOS CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR
LINGUAGEM: SIGNIFICAÇÃO E CONTEXTOS
Dois modos de ler a Bíblia.
ESTÉTICA 1.
Seminário de Metodologia PPGD - UFBA
Teorias dos Processos de Criação em Artes e Mídias
REVISÃO Comunicação Social.
Leitura: Abordagem Discursiva
ANÁLISE FÍLMICA Ensaio sobre a Análise Fílmica, Vanoye e Goliot-Lété
SEMIÓTICA Charles S. Peirce
SIGNO: o que é? Dicionário Aurélio século XXI: do lat. Signu. s.m.:
A CHARGE COMO ESTÍMULO AO IMÁGINÁRIO DO INTERLOCUTOR
A verdade está em constante construção Mateus e Marcio 8°B.
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
> Chamamos alfabetização visual à sensibilidade à forma visual como as imagens são utilizadas e manipuladas para conter mensagens precisas e reunirem.
Contextualizar Apreciar Práticar Clique nas palavras ou siga adiante.
LINGUAGEM E PENSAMENTO
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO
Fotojornalismo.
Análise de Imagem (Martine Joly)
EDUCAÇÃO DIFERENTES OLHARES.
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
Fenomenologia Edmund Husserl ( ).
Imagem Linguagem Visual
Como ler uma imagem Análise da Imagem.
Professora Suraia Rahmé
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
AULA 3. Idéia é puramente criação???? Não é somente criação Por que??? Porque existem outros recursos que são importantes no processo, como produção de.
AULA 3. Idéia é puramente criação???? Não é somente criação Por que??? Porque existem outros recursos que são importantes no processo, como produção de.
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS SOB UMA VISÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAL
Comunicação & Expressão
Leitura de Textos Científicos
Como ler uma imagem: fotografia e arte
A compreensão em leitura
HISTÓRIA DA ARTE Professora Elane Albuquerque Macapá – AP, 2010
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Lab. de Produção Gráfica e Imagem
Aspectos Psicológicos Inerentes às Relações de Trabalho aula 5
Interpretando as Escrituras Sagradas
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR JOVEM
Fundamentos da leitura visual
Como fazer a leitura de obra de arte?
ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
COMUNICAÇÃO GERENCIAL.
Comunicação & Expressão Profª Drª Louise Lage Módulo 4
Educação Visual e Tecnológica
Teoria Sociocultural.
Homem X Comunicação.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
a)Se constrói numa relação entre um eu e um tu;
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
ESTÉTICA 1.
EXISTENCIALISMO Filosofias de Base I Especialização em Gestalt-terapia
Correção da Atividade diagnóstica
Como interpretá-los? (OBJ.2). * No ordinário de nossas vidas, o contexto em que encontramos determinado sinal ou símbolo usualmente nos ajudará.
II Unidade Semiótica.
Mediação Semiótica em Vygotsky
O Modelo GOMS Fornece um modelo de Engenharia para a performance humana, capaz de produzir predições a priori ou em um estágio anterior ao desenvolvimento.
Tipos de Signos Bruno Pereira, nº: FT14.
Coordenadora: Eliana Magalhães
Semiótica e comunicação III
LINGUAGEM DA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA
MAURICE MERLEAU-PONTY ( ):
Aula Origens da Linguagem Documentária Documentação (déc. 50 a 70) crescimento do conhecimento científico e tecnológico Dificuldades para armazenar.
Transcrição da apresentação:

Atribuição de significados Como ler uma imagem Atribuição de significados

Como ler uma imagem Analisar uma imagem é muito mais do que simplesmente reconhecer seu traço primeiro. É preciso entender as estéticas fotográficas,. Vamos partir de um conceito – entre os muitos possíveis, já que a fotografia é polissêmica: antes de mais nada ela pertence à esfera da comunicação! Quem fotografa quer dizer algo!

Como ler uma imagem Qual a função de uma imagem fotográfica? Devemos partir da premissa que fotografias não documentam objetos ou pessoas, mas documentam situações, re presentações. É necessário compreender a criação fotográfica dentro de um contexto sócio histórico. A significação das mensagens fotográficas é culturalmente determinada e sua recepção necessita de códigos de leitura.

Como ler uma imagem Neste caminho teremos ajuda de autores como Umberto Eco (Interpretação e Super Interpretação e os Limites da Interpretação); Laurent Gervereau (Histoire Du visuel au XX siècle); Lorenzo Vilches (La Lectura de la Imagen),Martine Joly (A Imagem e sua interpretação), Giuseppe Mininni (Psicologia Cultural da Mídia), Oliver Sacks (O olhar da Mente) e Ian Jeffrey (How to read a photography), Alberto Manguel (Lendo Imagens).

Como ler uma imagem Diz Martine Joly: como existem diversos tipos de imagens, existe inevitavelmente diversos tipos de interpretações. Nenhuma mensagem, seja ela qual for, se pode arrogar uma interpretação inequívoca. Por outro lado – continua a autora – a interpretação de uma obra não é ilimitada, pois tem limites e regras de funcionamento.

Como ler uma imagem Atenção: antes interpretar ou ler uma imagem, eu já criei este significado. Não significa porém que ele permaneça imutável. Ou seja, interpretamos. Mais uma vez recorremos a Joly: “em que medida a nossa interpretação está já em parte construída, antes mesmo de ter acesso às mensagens visuais em concreto?”

Como ler uma imagem Interpretar é conferir sentido. Nosso contexto sócio-histórico de alguma forma já nos condiciona a uma determinada interpretação. Como se fossemos reféns de nossos olhos.

Como ler uma imagem A imagem é concretização de nosso imaginário. “O reconhecimento de representações pode requerer uma especie de aprendizado, a compreensão de um código ou convenção além dos necessários para compreender os objetos” (Oliver Sacks)

Como ler uma imagem A grande dificuldade que temos é afirmar categoricamente qual linha devemos seguir para interpretar as mensagens visuais. Martin Joly, nos apresenta esta multiplicidade: Conhecimento (formas que o homem dispõe para se conhecer e conhecer seu ambiente), Percepção (teoria da revelação do mundo)

Como ler uma imagem Recepção (teoria da recepção das obras) Leitura (semiologia/semiótica) Interpretação (os limites) Continua Joly: durante anos privilegiou-se o autor, em seguida a obra, para terminarmos com o espectador. São estes os caminhos que temos quando falamos da recepção da obra.

Como ler uma imagem Estamos aqui falando em leitura, recepção, percepção, interpretação e conhecimento. Todos estes conceitos, podemos resumi-los num único, que por sinal é o subtítulo de nosso curso: “atribuição de significados.” Interpretar é criar um ritmo, uma leitura possível, atribuir sentido e significado para aquilo que foi construído imageticamente.

Como ler uma imagem Em que medida somos reféns de nossos olhos? Quando decidimos narrar uma história, também estamos narrando a história da própria fotografia que fizemos. Lembramos o que já sabemos: o caráter ambíguo da fotografia, seguindo as linhas teóricas da semiótica: como vestígio do real (portanto indiciária) ela afirma a existência, mas por ser representação, ela cria uma ficção.

Como ler uma imagem Aqui, quem nos ajuda é Alberto Manguel: “...a existência se passa em um rolo de imagens que se desdobra continuamente, imagens capturadas pela visão e realçadas ou moderadas pelos outros sentidos, imagens cujos significados (ou suposição de significados) varia constantemente, configurando uma linguagem feita de imagens traduzidas em palavras e de palavras traduzidas em imagens, por meio das quais tentamos abarcar e compreender nossa existência”.

Como ler uma imagem “As imagens que formam nosso mundo são símbolos, sinais, mensagens, alegorias.” Particularmente gosto muito desta idéia da leitura da imagem (que remete à semiótica), a idéia da narrativa imagética, da construção de um significado. Ainda Manguel: “a imagem da origem a uma história que por sua vez dá origem a uma imagem.”