RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA
Advertisements

Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
2 Associação civil sem fins lucrativos criada em 1997 para promover o desenvolvimento sustentável nas empresas que atuam no país. Tem hoje cerca de 70.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.
Reunião Conselho COEP – 01/07/2011 Presidência da República Secretaria-Geral.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Conferência Nacional de Recursos Humanos da Administração Pública Federal CONRH/APF APLICAÇÃO DA MARCA.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
DRE – LESTE 3 III ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES DE APOIO A GESTÃO PEDAGÓGICA EIXO NORTEADOR – Plano de Ação Participativo – PAP 30/08/2013.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Metodologia, objetivos, dimensões e temas do Programa Melhoria da Educação no Município.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
União europeia Feito por: Viviane Andrade Adalgisa delgado Elisiana Pereira Ivanilde Vaz I Instituições da união europeia.
25 ANOS DE CONFERÊNCIAS DE SAÚDE : LIÇÕES APRENDIDAS E DESAFIOS PARA A 15ª CNS.
Programa de Capacitação e Desenvolvimento de Defensores Públicos Coordenadores para incorporação de técnicas de gestão, administração, relacionamento interpessoal.
Projeto Gestão Democrática
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
I SEMINÁRIO DE ACOLHIMENTO DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
NOVAS ORGANIZAÇÕES E GRUPOS INTERNACIONAIS
da Reunião Especializada das Cooperativas do MERCOSUL
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
Página Iniciar Voltar Menu
INSTITUTO COOPERA INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES NA PEQUENA MINERAÇÃO CNPJ /
CAPÍTULO 2 – O PAPEL DA ONU NO MUNDO
Conselho Municipal de Educação de Porciúncula
Presidência da República
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
REDE INTERNACIONAL PARA AS PME INTERNATIONAL NETWORK FOR SMEs
Curso Técnico em Agronegócio Comercio Exterior
Minha terra encanta o mundo inteiro
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
Reunião de divulgação do orçamento participativo
tempo" - Brice Lalonde, Coordenador Executivo da Rio +20.
Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
Reunião Ampliada do Grupo de Trabalho para Elaboração da Política Municipal de Atendimento as Crianças e Adolescentes com Deficiência.
Organização Mundial de Comercio
O Regimento da 6ª Conferência, aprovado pelo ConCidades, Resolução Normativa nº 19 de 18 de setembro de 2015, encontra-se disponível no sítio da Conferência.
Objetivos: Promover o diálogo e a avaliação das políticas de educação e aprendizagem de jovens e adultos; Definir as principais diretrizes da educação.
Caroline Maria Danubia Alves Hudson Santos Henrique Cabral
Coordenação: André Rangel e Carla Marize Augusta da Silva
Estruturas organizacionais e processos políticos
Redes de escolas de governo, disseminação de conhecimento e educação a distância. Guilherme Ribeiro Escola do Legislativo da ALMG/PUCMinas.
UNASUL.
Jorge Matine CIP/Fórum de Monitoria do Orçamento - FMO
1.
REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS ESTRATÉGIA NACIONAL SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS Livro Azul.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL 27 a 30 de junho de 2010 Brasília - DF Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde 206ª Reunião.
Diálogo - Educação Ambiental, Comunicação, Mobilização e Informação em Recursos Hídricos Fórum da Juventude em Comitê de Bacia Hidrográfica- Sistema Lagunar.
Dra Eugênia Rodrigues, MD, PhD
Instituto Qualidade Minas – IQM
tempo" - Brice Lalonde, Coordenador Executivo da Rio +20.
Constantino Cronemberger Mendes
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
O conceito básico da Agenda 21
Avanços no Projeto 26 de maio a 30 junho de 2016 Brasil
1. Plano de Desenvolvimento Institucional
Candidatura para Comissão de Pesquisa EACH/USP (Fev 2018 – Jan 2020)
Apresentação de Resultados
Peru Equador Argentina Colômbia + Chile e Brasil
Sessão de Informação/Formação sobre a Implementação do Programa
EXPERIÊNCIA DE GOVERNANÇA DIGITAL: MEDIAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM POLÍTICAS PÚBLICAS INTERSETORIAIS. Autores Samuel Bräuer.
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
Maria Zilvaneide de Paula Lima
cooperação urbana internacional
Ideia SUS Fiocruz em Cooperação com CONASS, CONASEMS e COSEMS RJ
Programa de Desenvolvimento Gerencial
Estrutura Administrativa
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
Transcrição da apresentação:

RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - BRASÍLIA, 28 de MARÇO de 2010 6o Fórum Mundial da Água Março de 2012, Marselha/França Prof. Benedito Braga Presidente do Comitê Internacional do 6º Fórum Vice-Presidente do Conselho Mundial da Água

O CONSELHO MUNDIAL DA ÁGUA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - BRASÍLIA, 28 de MARÇO de 2010 Organização internacional criada em 1995 com sede em Marselha na França. Instrumento da comunidade internacional da água que representa os stakeholders e setores que atuam no tema Congrega cerca de 400 organizações em cerca de 70 países Think-Tank para política de recursos hídricos a nível mundial Organiza, a cada 3 anos, o Fórum Mundial da Água conjuntamente com o governo do país e a cidade anfitriã: Marrakesh em 1997 Istambul em 2009 Haia em 2000 Quioto em 2003 México em 2006

O CONSELHO MUNDIAL DA ÁGUA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - BRASÍLIA, 28 de MARÇO de 2010 O maior encontro mundial sobre água Objetivos: Reunir todos os stakeholders do setor para discutir questões afetas à gestão da água e ao acesso à água potável e saneamento Formular propostas concretas e facilitar a elaboração/implementação de ações e de soluções Promover um engajamento político concreto e duradouro Um local de debate e de intercâmbio para discussão de questões afetas à melhoria do acesso a água Um espaço aberto e construtivo

ISTAMBUL EM NÚMEROS AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - BRASÍLIA, 28 de MARÇO de 2010 Mais de 25 000 participantes 192 países representados 1300 participantes no processo político 106 sessões preparadas por mais de 400 organizações 150 eventos paralelos Mais de 1000 jornalistas creditados 135 crianças e 200 jovens representando cerca de 20 países 1000 participantes patrocinados

O 6o FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - BRASÍLIA, 28 de MARÇO de 2010 Em Marselha/França, Março de 2012 Organizadores: A França, representada pelo Ministério das Relações Exteriores (MAEE), pelo Ministério de Ecologia, Energia, Desenvolvimento Sustentável e Meio Marinho (MEEDM) e pela Prefeitura de Marselha O Conselho Mundial da Água A França e Marselha Um engajamento politico forte Uma candidatura que mobilizou todas as esferas de governo (local a nacional) Competências e cultura da água a serem valorizadas Um forte compromisso para agregar todos os atores e promover ações concretas

UM FÓRUM PRIVILEGIANDO SOLUÇÕES AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - BRASÍLIA, 28 de MARÇO de 2010 Privilegiando ações práticas e não discussões e abordagens teóricas Promovendo o engajamento concreto e duradouro para a implementação de um mecanismo de acompanhamento Buscando uma ampla participação Fortalecendo o programa político Propiciando uma mobilização participativa com um espirito harmônico e de integração

UM FÓRUM PRIVILEGIANDO SOLUÇÕES AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - BRASÍLIA, 28 de MARÇO de 2010 Exemplos de soluções preconizadas: Os governos entram em acordo para iniciar um processo intergovernamental sobre água e elaboram uma resolução neste sentido para a reunião Rio+20 1000 escolas da África com saneamento básico Criação de um «Parlamento Mundial da Água» 100 bolsas de estudo «Inovação para Água» disponibilizadas para estudantes do mundo inteiro 1000 cidades aderem ao Pacto de Istambul para Água; Uma parceria específica entre Durban/África do Sul e Marselha favorecerá a promoção de sua implementação

UM FÓRUM DEFENDENDO A CAUSA DA ÁGUA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - BRASÍLIA, 28 de MARÇO de 2010 As soluções contemplam aspectos políticos e são o resultado de um diálogo entre: Governos Parlamentares Autoridades locais Organizações intergovernamentais/ Nações Unidas ONGs / sociedade civil / usuários Entidades de classe/ academia / especialistas Setor público e privado

UM FÓRUM CRIATIVO AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - BRASÍLIA, 28 de MARÇO de 2010 Um processo regional intensificado Um processo temático participativo e aberto Um processo politico fortalecido Um processo «local» para um Fórum participativo, com um espirito de harmonia e de ampla participação O processo preparatório buscará : Elaborar e promover soluções concretas Favorecer o diálogo e a ampla participação Privilegiar compromissos políticos a discursos técnicos

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - BRASÍLIA, 28 de MARÇO de 2010 Comitê Nacional Conselho Mundial da Água Comitê Internacional do Fórum Comissão do processo político Comissão do processo regional Comissão do processo temático Comissão do processo local Secretariado do 6o Fórum

PRÓXIMOS PASSOS AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - BRASÍLIA, 28 de MARÇO de 2010 Abril de 2010: instalação da estrutura organizacional Instalação do Comitê Internacional do Fórum Assembléia Geral constituída Eleição do Conselho de Administração paritário entre a França/Marselha e o Conselho Mundial da Água Instalação das comissões especializadas Criação do Comitê Nacional Recrutamento do Diretor Executivo para chefiar o Secretariado sediado em Marselha

PRÓXIMOS PASSOS AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - BRASÍLIA, 28 de MARÇO de 2010 A reunião de lançamento do Fórum chamada de « Kick-off meeting » tem como objetivos: Lançar oficialmente o processo de preparação e convidar todos os stakeholders interessados para participar e contribuir de forma ativa Apresentar o conceito norteador do Fórum e recolher sugestões dos participantes sobre a sua definição e implementação Destacar e ampliar o grau de envolvimento político do país e da cidade anfitriã, além da comunidade internacional

RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - BRASÍLIA, 28 de MARÇO de 2010 OBRIGADO PELA ATENÇÃO!