Escola Superior Agrária de Coimbra

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ferramentas da Qualidade
Advertisements

Análise e Solução de Problemas
"Melhor ter gerentes com qualidade do que gerentes da qualidade”
Capítulo 5 Análise de processos 1.
Gestão da Qualidade.
CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE LABORATORIAL
O QUE SÃO... FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Ferramentas da Qualidade
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
FERRAMENTAS DA QUALIDADE. Para que servem as “Ferramentas”? - Ferramentas não resolvem problemas nem melhoram situações – quem faz isso são as PESSOAS.
Considerações Finais sobre Medidas de Tendência Central Na maioria das situações, não necessitamos de calcular as três medidas, normalmente precisamos.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE. Para que servem as “Ferramentas”? - Ferramentas não resolvem problemas nem melhoram situações – quem faz isso são as PESSOAS.
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Universidade de São Paulo LCE2112 – Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Ambientais Taciana Villela.
AULA SOBRE O WRITER. O Writer possui todas as características que você pode esperar de editor de textos moderno e completo, incluindo até mesmo recursos.
Organização de dados e representação gráfica Estatística Aplicada - Componente Prática.
Fundamentos de Estatística Professora Melina Lima Aula 5 Características Numéricas de uma Distribuição de Frequências: Medidas de Posição Parte 2 Média,
Unidade 03 – seção 01 Também conhecido como Curva ABC É usada para selecionar itens mais importantes de uma série; Permite a estratificação (divisão.
Prof. Antonio Marcos Montai Messias | Teoria da Administração II | 2° Termo 1 Teoria da Administração II FUNDAÇÃO GAMMON DE ENSINO Faculdade de Ciências.
ESTATÍSTICA
ESTATÍSTICA AULA 03 ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS I – Unidade 3
Tratamento da Informação Marina Biella
ESTATÍSTICA (parte 3) Gráficos manuais e no Excel
Simulação de Monte Carlo
Estatística 2. Estatística indutiva
Criação: Caroline Brasileiro Atualização: Laura Matos
Medidas de Dispersão para uma amostra
Critério de Nyquist Introdução Método de Nyquist
Medidas de Dispersão Aula 8.
Métodos Quantitativos
Método de Análise e Solução de Problemas MASP. . Método é a sequência lógica para se alcançar um objetivo. Método de melhoria é para encontrar a solução.
TÍTULO DO PROJETO Área(s) / Setor(es) Modalidade: PDSA.
Modalidade: Lean Six Sigma
ESTATÍSTICA Aula 5.
Avaliação de Projectos de Desenvolvimento
ESTATÍSTICA AULA 06 ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS II – Unidade 4
ESTATÍSTICA AULA 04 ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS I – Unidade 3
Medidas de tendência central
Organização e Arquitetura de Computadores 2º Semestre Aula 1 Prof
3ª aula RESOLUÇÃO PELO MÉTODO GRÁFICO UNIDADE 3
MEDIDAS DE LOCALIZAÇÃO E DISPERSÃO
FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO
Ferramentas Clássicas de Gerenciamento da Qualidade Ferramentas Estatísticas Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho.
Nome do Aluno Nome do Orientador Instituição
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
Diagrama de Pareto.
AULA 4 FERRAMENTAS DA QUALIDADE. AULA 4 FERRAMENTAS DA QUALIDADE.
Qualidade e Controle de Qualidade
Matemática IV Prof. Dani Prestini.
AREA DE CONHECIMENTO: MATEM Á TICA PERSPECTIVAS MATEMÁTICAS E COMPUTACIONAIS EM SAÚDE Profª Me.: Fabiane Silva Profª Me.: Luana Almeida Universidade Federal.
Representação gráfica dos dados estatísticos
Disciplina: Gerenciamento da Qualidade
Gurus da Qualidade: Elizabete M. e Silva Kaoru Ishikawa.
Representação Gráfica de dados
Profa. Maria Silvia Brumatti Sentelhas
Estatística: Conceitos Básicos
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
Bioestatística Professora Fernanda Maura SÉRIES ESTATÍSTICAS
Instrumentos de planejamento e qualidade
Controlo da Qualidade Ferramentas Básicas
Professora Patricia Matsuda
Análise e Solução de Problemas
Métodos Quantitativos
Introdução a lógica de programação Tipos de algoritmos.
UNIDADE 8 Analisar os dados -1 Carlos Arriaga Costa
Escola Estatística Matemática Professora: ?.
Curso Superior de Engenharia Elétrica e de Produção Faculdade Maurício de Nassau Cabo Professora: Aline Dantas ESTATÍSTICA.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
NORMAS EFORMATAÇÃO DE TRABALHOS
Transcrição da apresentação:

Escola Superior Agrária de Coimbra Controlo da Qualidade Ferramentas Básicas João Freire de Noronha Escola Superior Agrária de Coimbra 24-11-2018 J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra

J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra As ferramentas Histograma Check Sheet Gráfico de Pareto Diagrama de Ishikawa Gráfico de Dispersão Diagrama de Fluxo Gráfico de Linha Cartas de Controlo 24-11-2018 J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra

J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra Histogramas Permite resumir graficamente dados univariados Indica de um modo intuitivo o valor central e dispersão para um dado processo Permite a tomada de decisões sobre um processo Fácil construção e interpretação Pode dar uma ideia sobre a capacidade do processo se juntarmos os limites das especificações. 24-11-2018 J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra

J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra Histogramas 24-11-2018 J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra

J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra Check Sheet Forma organizada de recolha de dados Não confundir com “checklist” – Lista de verificação! Exemplo... 24-11-2018 J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra

J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra Check Sheet Defeito 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª Total A bbb bbbb 16 B b bb 4 C bbbbbbbbbbbbbbbbbb bbbbbbbbbbbbbbbbbbb bbbbbbbbbbbbbbbbbbbb 94 D bbbbbbb 20 E bbbbbbbbbbbb bbbbbbbbbb 66 24-11-2018 J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra

J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra Gráfico de Pareto Parecido com um histograma. Dados dispostos em ordem decrescente Frequências relativas Permite centrar a atenção nos problemas mais importantes “Regra” 80/20 Podemos entrar em consideração com o custo Exemplo... 24-11-2018 J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra

J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra Pareto – Dados Brutos Defeito Frequência Absoluta Frequência Relativa A 16 8% B 4 2% C 94 47% D 20 10% E 66 33% 24-11-2018 J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra

Pareto – Dados Ordenados Defeito Frequência Absoluta Frequência Relativa Acumulada C 94 47% E 66 33% 80% D 20 10% 90% A 16 8% 98% B 4 2% 100% 24-11-2018 J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra

J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra Gráfico de Pareto 24-11-2018 J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra

Diagrama de Causa-Efeito Diagrama de Ishikawa ou “fish-bone diagram” Identificação das causas de um problema de um modo ordenado Sumário das causas em categorias principais Construção do Diagrama... 24-11-2018 J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra

Construção do Diagrama de Causa-Efeito Preparar um diagrama num acetato, ou folha branca: Problema 24-11-2018 J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra

Construção do Diagrama de Causa-Efeito Identificar o problema Atraso 24-11-2018 J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra

Construção do Diagrama de Causa-Efeito Identificar as categorias principais Atraso Pessoas Máquinas Materiais Ambiente 24-11-2018 J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra

Construção do Diagrama de Causa-Efeito Brainstorming... Atraso Pessoas Máquinas Materiais Ambiente Moto Professor Noitada Avaria Despertador Reunião Carro Alunos Sala Ocupada Transito Horários Chuva 24-11-2018 J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra

Diagrama de Causa-Efeito 24-11-2018 J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra

Diagrama Causa-Efeito Rever as várias Causas Pôr um circulo à volta das mais prováveis Perguntar o porquê da causa seleccionada Chegar a acordo sobre as causas mais prováveis Estatística???? 24-11-2018 J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra

J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra Gráfico de Dispersão Representação gráfica da relação entre duas variáveis Validação de “palpites” sobre relações de causa efeito Qual a “direcção” da relação? +? -? Os dados estão fortemente/fracamente relacionados? 24-11-2018 J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra

Gráfico de Dispersão Relação Forte e Positiva 24-11-2018 J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra

J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra Gráfico de Dispersão Sem relação aparente!?!? 24-11-2018 J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra

J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra Fluxogramas Representação pictórica do processo Definição e análise do processo Esquema passo-a-passo do processo Análise Discussão Comunicação Normalização do processo Melhoria do processo 24-11-2018 J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra

J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra Fluxogramas 24-11-2018 J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra

J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra Fluxogramas 24-11-2018 J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra

J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra Fluxogramas 24-11-2018 J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra

J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra Gráficos de Linhas Run Chart, Gráfico de Tendência... Mostra a história e padrões de evolução No início Usado para descobrir quais os problemas Depois da alteração... A alteração levou a melhoria? 24-11-2018 J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra

J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra Gráficos de Linhas Antes da Melhoria Após a Melhoria 24-11-2018 J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra

J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra Cartas de Controlo Má tradução de “Control Chart” Gráficos de Controlo seria melhor, mas... Existem vários tipos: Variáveis X, R Atributos p, Np, U, c A desenvolver nas próximas aulas... 24-11-2018 J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra

J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra Conclusão Técnicas Simples Não necessitam de grandes conhecimentos estatísticos/matemáticos Intuitivos Permitem resolver um grande numero de problemas de C.Q. 24-11-2018 J. Noronha - Escola Superior Agrária de Coimbra