Exploração económica do senhorio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FEUDALISMO Fruto das transformações que vinham se desenrolando desde a crise do Império Romano e que se fundiram a elementos germânicos.
Advertisements

IDADE MEDIA * ORIGENS: * CARACTERÍSTICAS: O retorno ao campo
O feudalismo na Europa Feudalismo: Sistema social que predominou na Europa Ocidental entre os séculos X e XIII FEUDO Para garantir a posse, os nobres faziam.
FEUDALISMO.
FEUDALISMO: Sistema político, econômico e social que predominou na Idade Média (séc. V ao XV) e que baseava- se em relações servis de produção.
Povos Bárbaros Prof. Claudio
NOTA INTRODUTÓRIA: A apresentação em powerpoint pode servir, nos dias de hoje, como uma forte e poderosa ferramenta, na aprendizagem das crianças, muito.
A Sociedade da Cristandade Ocidental por Finais do século XI Sociedade senhorial, feudalidade e seus limites (continuação) 05/11/
O FEUDALISMO.
Conteúdo de História – 7º ano Avaliação 1 – 13/03/2015 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Diferenciar suserania e vassalagem [2][2] Caracterizar a inter-relação.
Absolutismo Régio Características Características:  Absolutismo de direito divino ou seja o poder do rei tem origem divina (o rei apenas tinha que prestar.
Atividades de História
O Domínio Senhorial.
Previdência Complementar. Economus BD com déficit equacionado e déficit adicional em torno de R$ 90milhões (valor dezembro /08) BD com déficit equacionado.
República Velha Período que se estende da Proclamação da República (1889) à Revolução de Período que se estende da Proclamação da República (1889)
Questão Trabalho na Antiguidade e Idade Média
DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO
Commodities. A Estrutura Fundiária do Brasil Brasil  uma das piores distribuições de terra no mundo, com o problema de origem histórica, iniciando-se.
Ação de homens e mulheres no campo
Introdução à Gestão Organizacional Prof: Paulo Sidney Disciplina: Gestão Organizacional e Segurança do Trabalho.
FGTS e Seguro Desemprego
O FEUDALISMO “A palavra feudalismo ou sistema feudal foi o modo de organização da vida em sociedade que caracterizou a Europa durante grande parte da Idade.
Espaço rural brasileiro Professor Leandro. Período Colonial  Sistema de distribuição de terra sempre foi desigual;  A terra estava sobre controle absoluto.
Disciplina: Economia Internacional
ATIVIDADE BANCÁRIA.
1. O QUE SÃO OS CENSOS? Os Censos são tradicionalmente a contagem da população de um país a que, em época mais recente, se acrescentou a sua melhor caracterização.
AGRICULTURA TRADICIONAL
CONCEITO DA ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO
A formação das monarquias nacionais Cap. 3/p.77-80
Transformações recentes do Direito de Família e das Sucessões
A QUESTÃO DA TERRA NO BRASIL
Comunhão parcial de bens
O Antigo Regime em Portugal
ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL
CONCEITOS BÁSICOS DE SOCIOLOGIA
DIREITO DAS COISAS.
O Renascimento Humanista
Fator estruturante da coesão interna do reino
Portugal: país urbano e concelhio
Projeto Rondon- Operação Itapemirim/ ES
DIREITO DAS COISAS Profa. Juliana Cavalcante
Situação social e económica das comunidades rurais dependentes
Heredogramas.
O EXERCÍCIO DO PODER SENHORIAL: PRIVILÉGIOS E IMUNIDADES
As relações interpessoais na vivência dos afetos (Sociedade ateniense)
A Revolução Francesa ( )
Do ponto de vista político é caraterizado pelo absolutismo monárquico
Idade Média: “Bárbaros”, Império Carolíngio e Império Bizantino
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
Renascimento Cultural
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Implicações Práticas e Conclusões.
Cabo Verde Um país que se afirma no continente
O ANTIGO EGIPTO HISTÓRIA_2007.
TRIBUTAÇÃO DAS EMPRESAS EM PORTUGAL
CONVOCAÇÃO DOS ESTADOS GERAIS
Fernando Santos Sociedade Medieval.
Renascimento Cultural
CONCEITOS BÁSICOS DE SOCIOLOGIA
MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA NA 2ª METADE DO SÉC. XIX
séculos XII / XIII –Sociedade e Administração
A PASSAGEM DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
TRABALHO RURAL 06/04/2019 Prof. Rodrigo Trindade.
Disciplina: Economia Internacional
As dificuldades dos jovens de ingressarem no mercado de trabalho.
Macroeconomia Seção 2.3: Contabilidade nacional e teoria Keynesiana
SOCIEDADE SENHORIAL.
O ANTIGO REGIME.
O Domínio Senhorial.
Transcrição da apresentação:

Exploração económica do senhorio

Os poderes exercidos pelos senhores (nobres ou clérigos) nos seus domínios senhoriais A concentração de poderes nas mãos dos senhores, constituída pela afirmação dos direitos senhoriais e pela autoridade exercida sobre os homens, desencadeou uma multiplicação de centros de poder. Os senhores concorriam entre si e com o rei, estabelecendo uma relação de domínio sobre os seus dependentes e assumindo não só o poder económico, mas também os da administração, justiça, segurança e fiscalidade. Domínio Senhorial propriedades exploradas diretamente pelo senhor propriedades arrendadas aos camponeses quintã, reserva ou paço (nobreza) granja (clero) Casais ou mansos (camponeses) contratos estabelecidos entre senhores e camponeses temporários: parceria arrendamento vitalícios ou enfitêuticos

Regime senhorial nobiliárquico era composto de terras adquiridas em regime de propriedade absoluta quintã, reserva ou paço Casais ou mansos parcelas agrícolas para exploração direta habitação do senhor e da sua família igreja celeiro moinho forno estábulo habitação familiar compartimento para criação de gado celeiro para produtos agrícolas e alfaias jeiras: serviços gratuitos e obrigatórios prestados pelos dependentes

Regime senhorial eclesiástico granja mosteiro: habitação dos monges terrenos de cultivo terrenos incultos casas anexos lagar de azeite e de vinho moinho eram os monges que executavam todas as tarefas, no entanto, caso o trabalho fosse mais pesado, os monges estabeleciam contratos com assalariados

CONTRATOS DE ARRENDAMENTO ENTRE O SENHOR (NOBRE OU CLERO) E O CAMPONÊS estabelecimento de um contrato entre o senhor e o camponês temporários: parcerias ou arrendamentos vitalícios ou de longo prazo: enfiteuse renda fixada em géneros e/ou dinheiro período inferior a 10 anos em caso de morte de uma das partes: renda fixada em géneros e/ou dinheiro período de duas ou três gerações (terminava com a morte do último dos cônjuges) transmissível ao filho ou herdeiro Arrendamento: o contrato cumpria-se até ao fim ficando os encargos para os herdeiros Parcerias: o contrato cessava