Evanisa Fátima Reginato Quevedo Melo Adele Stein Kuhn

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TARIFA SOCIAL DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO DISTRITO FEDERAL CONGRESSO ABAR 2015 Brasília 18 de agosto de 2015 Cássio.
Advertisements

Importância da Inspeção Veicular: O Caso da Cidade de São Paulo Fábio Cardinale Branco Gabriel Murgel Branco São Paulo, 21 e 22 de Julho de º Encontro.
METODOLOGIA APOIO: IEMCI/UFPA O ENTENDIMENTO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A ARBORIZAÇÃO Orientadores : Felipe Bandeira Netto; Antônio Pedro de Sousa.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
Daniel de Araujo Silva Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP). Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Faculdade de Ciências.
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
Patrick Luan Ferreira dos Santos Regina Maria Monteiro de Castilho
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
Rosana Clara de Jesus Barros Bióloga, UNINOVE, Brasil   
André Domingos Goetzinger Vanessa Fernanda Schmitt
Autores: Gislene Esquivel de Siqueira Renavan Andrade Sobrinho
VEGETAÇÃO URBANA “é aquela que permite que o espaço construído se integre com o jardim e o parque , principalmente nas regiões de clima tropicais e subtropicais.
Desenvolvimento sustentável via ecoturismo desportivo
ASPECTOS OPERACIONAIS
Análise da Requalificação da Praça Miguel Rossafa, Umuarama - PR
Especialização em Saúde da Família- UFPel/ UNA-SUS
Melhoria na atenção à saúde da criança de 0 a 72 meses
DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5
Nome(s) do(s) autor(es), mencionar vínculo com o Programa de fomento
Felipe de Souza Nogueira Tagliarini
Felipe de Souza Nogueira Tagliarini Aline Kuramoto Gonçalves
IV Simpósio Nacional de Gerenciamento de Cidades
Dados do empreendimento:
Mestrado em Políticas Publicas
Abordagens Mistas e Triangulação
MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ-MS Dulcélya Mônica de Queiroz.
Informações importantes
SELEÇÃO DE MUNICÍPIOS PARA A ABERTURA DE POLOS EaD : Uma tomada de decisão baseada em uma modelagem multicritério Autores: Joel Peixoto Filho – UCAM/IFSEMG.
A relação entre precipitação e qualidade da água na bacia do manancial do alto curso do rio Santo Anastácio Autor(es): Hermes Maurício Nunes; Antônio.
PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
Levantamentos e Pesquisas
GEOPROCESSAMENTO Como se faz? Quem pode fazer?
Oficina de Proteção Infantil
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA INVESTIGAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS.
A INFORMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA.
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
PLANTAS ORNAMENTAIS - PROJETO DE PAISAGISMO –
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação em Educação Geográfica – 2012/2013 NOTA NO SLIDE 11 João Durão Maria Ferreira José Caetano.
Secretaria de Meio Ambiente SEMA
ELABORAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA
Grupo: Luisa, Mafe Bergamo,Mafe França Trabalho de Geografia – 2 ano Colegio Palavra Viva.
COLEGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANAP – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA NATUREZA DA ALTA PAULISTA
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
Espaço geográfico Espaço geográfico Paisagem Lugar Território.
Dicleia Vitor Ferreira Orientador – Pablo Viana Stolz
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO OBJETIVOS REFERÊNCIAS METODOLOGIA
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
COMO INSTRUMENTO CRIADOR DE
Oficina de Serviço Social
A experiência brasileira na construção de Índices de Qualidade de Vida Urbana: planejamento e gestão urbana Fabio Santos Historiador, Mestre em Relações.
Projeto de Desenvolvimento Sócio-Comunitário
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
Santarém, 30 de janeiro de DIAGNÓSTICO DO PROJETO FLORESTA URBANA EM SANTARÉM/PA FLAVIO NASCIMENTO – TÉCNICO DA SEMAP COORDENADOR INTERINO DO PROJETO.
COLEGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI
Luiz Paulo Vieira de Araújo Júnior
Jornadas Científicas Estudantis
Orientações Gerais Para Elaboração do Poster
A influencia da tipologia construtiva na ambiência urbana: Ilhas de calor The influence of the constructive typology on the urban environment: islands.
AULA 5: Plano Diretor do Aeroporto
ANAIS INOVAÇÃO, TECNOLOGIA, GESTÃO E SUSTENTABILIDADE
Sustentabilidade e Certificação Ambiental na Construção Civil:
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA A CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
MAPEAMENTO DA HEMEROBIA DA PARTE NORTE DA BACIA DO RIO BELÉM, CURITIBA-PR Berto, VZ1; Nucci, JC2 1- Doutorando em Geografia pela Universidade Federal.
ESTUDO MULTITEMPORAL DO USO DO SOLO E POTENCIAL DE DEGRADAÇÃO NA MICROBACIA DO CÓRREGO LARANJA AZEDA - MUNICÍPIO DE PEREIRA BARRETO - SP Elisa Ferreira.
Zilma do Pilar Silvério Fonseca
Transcrição da apresentação:

ANALISE FLORISTICA DO COMPONENTE ARBÓREO URBANO DA CIDADE DE NÃO-ME-TOQUE, RS, BRASIL Evanisa Fátima Reginato Quevedo Melo Adele Stein Kuhn Ricardo Henryque Reginato Quevedo Melo

Introdução O desenho urbano dos espaços livres está intimamente ligado à vida das cidades pelas suas ruas, praças e parques que caracterizam a paisagem urbana e neste contexto a arborização promove o encontro do homem com a natureza. A arborização das vias públicas traz muitos benefícios para a comunidade local, mas para que se obtenha sucesso neste processo há a necessidade de fazer um planejamento prévio.

Introdução Desse modo é imprescindível fazer o levantamento e inventariar a vegetação arbórea do município para qualificar o planejamento municipal. Assim conhecer o porte das árvores, distribuição e localização se torna tarefa fundamental no planejamento urbano, uma vez que as cidades estão sofrendo com um alto grau de urbanização e consequentemente aumento das áreas impermeabilizadas

Objetivos Descrever de forma qualitativa e quantitativa a arborização de uma área previamente delimitada no Centro, bem como dos bairros Boa Vista e Jardim, do município de Não- Me-Toque, Estado do Rio Grande do Sul, e fornecer subsídios para implantação de políticas públicas por parte da administração municipal.

Metodologia Foi realizado levantamento do tipo censo, com caráter quali-quantitativo, na constituição do inventário da vegetação arbórea da cidade de Não- me-toque, RS Foram elaborados formulários para o cadastro da arborização urbana, identificando os logradouros: número da árvore a ser inventariada; número da quadra; nome da espécie; altura da árvore; CAP (circunferência à altura do peito); diâmetro da copa (longitudinal ao meio fio); presença de rede elétrica aérea; espaçamento entre indivíduos e do primeiro e última árvore da quadra até a esquina, considerando sete metros o mínimo aceitável para não interferir no trânsito. Foi avaliado o estado fitossanitário

Mapa da área urbana

Resultados Praça Dr. Otto Sthall 217 indivíduos, de 48 espécies, distribuídas em 25 famílias; Syagrus romanzoffiana com 29 indivíduos (13,4%) e Jacaranda mimosaefolia com 22 espécimes (10,1%); Estado fitossanitário, 152 plantas (70%) encontram-se classificadas nas categorias 1 e 2; Baixo e médio portes (até 17m), 82,5% do total.

Resultados Praça Dr. Otto Sthall

Resultados Praça Dr. Otto Sthall

Resultados Riqueza e frequência relativa das espécies

Resultados Riqueza e frequência relativa das espécies 1761 indivíduos, distribuídos em 94 espécies e 40 famílias. Principais espécies: Handroanthus chrysotricha (ipê-amarelo) Lagerstroemia indica (extremosa), Ligustrum sp. (ligustro);

Resultados Estado fitossanitário

Resultados Espaçamento entre árvores e até a esquina

Resultados Classes de altura e rede elétrica aérea Legenda: P* (Fiação elétrica presente); A** (Fiação elétrica ausente).

Conclusões O plantio de Lagerstroemia indica (extremosa) deve ser evitado, para diminuir a homogeneidade da vegetação urbana; Fazer manutenção para adequar a vegetação a rede elétrica; Necessidade de adequação de grande parte da arborização, tanto para melhorar o espaçamento entre árvores, quanto para adequar as distâncias até a esquina que estão interferindo no trânsito. O Conhecimento da vegetação urbana possibilita estabelecer diretrizes de planejamento ambiental e incentivar o plantio das espécies arbóreas nativas para valorizar o entorno paisagístico natural da cidade contribuindo na diversidade da paisagem, na sustentabilidade e ambiência.

Obrigado! evanisa9@gmail.com