GESTÃO FINANCEIRA DO PNAFM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão Financeira de Projetos PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS - PNAFM.
Advertisements

Controladoria Geral do Estado de Alagoas
Gestão Financeira de Projetos PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS - PNAFM.
SICONV Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses
Gestão Financeira de Projetos PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS - PNAFM.
Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros PNAFM – 2ª Fase.
Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno - SFC Seminário sobre o Marco Legal das Organizações da Sociedade Civil (PLS 649/2011)
Gestão Financeira de Projetos PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS - PNAFM.
Gestão Financeira de Projetos PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS - PNAFM.
1. FALHA NO MONITORAMENTO DE RESULTADOS DO PROJETO:
Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES 1 1 Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES Brasília, 19 de novembro de PROGRAMA NACIONAL.
Gestão de Competências CAIXA
Gestão Financeira de Projetos PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS - PNAFM.
Gestão Financeira de Projetos PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS - PNAFM.
ALEXANDRE MELILLO – prev: 15min.
Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros - PNAFM Ministério da Fazenda / Unidade de Coordenação de Programas.
Monitoramento e Avaliação do PNAFM 2ª Fase Campo Grande MS, 5 de setembro de 2012.
7º Encontro Nacional de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Desenvolvimento Institucional 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão 1 CONCLUSÕES.
Ministério da Fazenda Secretaria Executiva 6º Encontro de Coordenação do PNAFM CENÁRIOS PARA O PROGRAMA.
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
6º Encontro de Coordenação do PNAM Resultados do 5º. Encontro de Coordenação do PNAFM – Santa Luzia – MG – Outubro 2005.
Joinville- SC.
Processo de Convergência das Normas Internacionais do Setor Público
Sistema de Informações de Custos do Governo Federal
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
CAPACITAÇÃO PARA O GESTOR SETORIAL SIAD
CONTROLE EXTERNO EM AÇÃO: REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL - RPPS
Portal dos Convênios – SICONV
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
PROGRAMA PNAFM Coordenação Financeira.
PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS VISITAS TÉCNICAS Terceiro Ciclo Brasília – 11/12/2013 Previsão:
VISITAS TÉCNICAS PNAFM SEGUNDA FASE Campo Grande, 04 a 06 setembro 2012 PRIMEIRO CICLO 2012 JULHO/AGOSTO ALEXANDRE MELILLO – prev: 15min.
Contabilidade Aplicada aos RPPS
LANÇAMENTOS CONTÁBEIS
Contabilidade Aplicada ao Setor Público =
VISITAS TÉCNICAS PNAFM SEGUNDA FASE Fortaleza, 10 a 12 dezembro 2012 SEGUNDO CICLO 2012 OUT/NOV/DEZ/2012 ALEXANDRE MELILLO – prev: 10min.
Prefeitura do Rio de Janeiro | Secretaria da Casa Civil PNAFM RIO 10 de dezembro de 2013 Elaboração de Propostas de Revisão de Projetos PNAFM.
PROGRAMA PNAMF Coordenação Financeira.
COORDENAÇÃO GERAL DE ACOMPANHAMENTO OPERACIONAL PROGRAMA SEGUNDO TEMPO Processo de Capacitação Brasília, Janeiro de 2010.
Sistema de Elaboração, Execução e Monitoramento de Programas
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
11a Reunião da COGEF Brasília, 30/Mar/2011 CT-PRODEV-COGEF e o monitoramento do PROFISCO.
O PAPEL ESPERADO DAS EMPRESAS DO SECTOR EMPRESARIAL PÚBLICO
Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação
Lei nº /2014 Coletiva de Imprensa
Implantação do PCASP no Estado do Rio Grande do Sul Contadoria e Auditoria-Geral do Estado Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul Novembro/2012.
Monitoramento e Avaliação dos Projetos PNAFM - 2ª Fase
PNAFM - 3º Encontro de Coordenação do PNAFM
Fundo Rotativo Revisar os papeis das UEM, CAIXA e UCP Analisar as causas dos baixos níveis de desembolso dos projetos Discutir alternativas para incrementar.
Coordenadoria Municipal de Auditoria Governamental – CMG/SUM
19a. REUNIÃO ORDINÁRIA DA COMISSÃO DE GESTÃO FAZENDÁRIA COGEF Campo Grande - MS mar/2013.
Programação Orçamentária 2005 Cláusula Décima-Quarta alínea “a” do contrato de Subempréstimo Condição para liberação de recursos aos municípios Prazo:
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
1 BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENT O BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENT O BID BID UNIÃO UNIÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA UCP UCP.
12ª REUNIÃO DA COGEF CURITIBA, 04 DE JULHO DE ª REUNIÃO DA COGEF Plano de Trabalho da CT PRODEV CURITIBA, 04 DE JULHO DE 2011.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO AQUI
Missão: “Financiar as ações de Educação a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB, como também supervisionar a execução dos recursos.
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 PRESTAÇÃO DE CONTAS PNAGE Brasília, 06 de dezembro de 2006.
NOVA CONTABILIDADE E GESTÃO FISCAL Modernização da Gestão Pública
2º Encontro de Coordenação do PNAFM em 2003 Objetivos: Preparar os municípios para : Aplicar os Procedimentos de Aquisição e Contratação do Programa Utilizar.
Demonstrações Financeiras Analisar dificuldades observadas em 2003 Definir procedimentos para 2004 Rever conceitos PNAFM - 3º Encontro de Coordenação do.
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
O TCE/AC E A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA Equipe 2ª IGCE/DAFO Equipe 2ª IGCE/DAFO.
Encontro sobre o Encerramento do Exercício de 2014 e Inovações para o exercício de Novembro de 2014 Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO FINANCEIRA DO PNAFM Sérgio Martins da Silva Unidade de Coordenação de Programas – UCP/MF

GESTÃO FINANCEIRA DO PNAFM Sérgio Martins da Silva INDICADORES FINANCEIROS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DO PROGRAMA INFORMES FINANCEIROS TEMAS LIVRES DE INTERESSE DOS SUBMUTUÁRIOS

Indicadores de eficácia – área financeira GESTÃO FINANCEIRA DO PNAFM Sérgio Martins da Silva Indicadores de eficácia – área financeira 1 – Desembolso 2 – execução do gasto 3 – Contratação

GESTÃO FINANCEIRA DO PNAFM Sérgio Martins da Silva

GESTÃO FINANCEIRA DO PNAFM Sérgio Martins da Silva

GESTÃO FINANCEIRA DO PNAFM Sérgio Martins da Silva

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS E REGULAMENTOS DO PNAFM GESTÃO FINANCEIRA DO PNAFM Sérgio Martins da Silva DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS E REGULAMENTOS DO PNAFM Estrutura das UEM Procedimentos de Aquisição - Ex-Post Demonstrações Financeiras Básicas Informações Financeiras Complementares Relatórios de Progresso Cumprimento do ROP Cumprimento das Cláusulas Contratuais Recomendações das Missões de Avaliação e Acompanhamento Recomendações da Auditoria do Programa

Demonstrações Financeiras GESTÃO FINANCEIRA DO PNAFM Sérgio Martins da Silva Auditorias Normais Demonstrações Financeiras Até 120 dias após o encerramento do exercício. Revisão Ex-Post (Justificativas de Gasto do Semestre) Até 90 dias após o fim do semestre Auditoria de Projeto Específico O BID ou o MF poderá requisitar auditoria complementar de projeto específico - Fonte LOCAL MF e Municípios - poderão contratar auditoria para auxiliar a CGU

Processos Licitatórios: Normas do BID/Legislação Nacional. GESTÃO FINANCEIRA DO PNAFM Sérgio Martins da Silva Revisão Ex-Post - Outorgada pelo BID de acordo com a capacidade do executor do projeto para aplicação das normas do BID. Processos Licitatórios: Normas do BID/Legislação Nacional. Manter documentos da licitação por 5 anos à disposição da Auditoria do Programa. Registros Contábeis. Produtos implantados. Ajustes Recomendados

CUMPRIMENTO DAS CLÁUSULAS CONTRATUAIS Bens adquiridos pelo projeto GESTÃO FINANCEIRA DO PNAFM Sérgio Martins da Silva CUMPRIMENTO DAS CLÁUSULAS CONTRATUAIS Bens adquiridos pelo projeto Não segurados => repor bens furtados. Manter controle da localização e utilização dos bens. Falhas no controle patrimonial, inventário, termo de responsabilidade e segurança (resultou em roubo). Programação Orçamentária Observar prazo de remessa ao BID (31 de Janeiro - remessa para UCP). Identificar as dotações no orçamento do município. Condição para liberação de recursos aos municípios.

Periodicidade trimestral Sistemas Corporativos SIAPM e SIGFIN GESTÃO FINANCEIRA DO PNAFM Sérgio Martins da Silva Prestação de Contas Periodicidade trimestral Sistemas Corporativos SIAPM e SIGFIN Requisito Formal OBRIGATÓRIO

É obrigatório o envio da base de dados trimestralmente para UCP. GESTÃO FINANCEIRA DO PNAFM Sérgio Martins da Silva TÓPICO - SIGFIN É obrigatório que todos os procedimentos financeiros sejam tratados pelo sistema. É obrigatório o envio da base de dados trimestralmente para UCP. É fundamental que os registros sejam conferidos. Nova versão – disponibiliza os indicadores

GESTÃO FINANCEIRA DO PNAFM Sérgio Martins da Silva

Mapa de Relacionamento Institucional GESTÃO FINANCEIRA DO PNAFM Sérgio Martins da Silva Mapa de Relacionamento Institucional BID MF PNAMF CGU CAIXA UEM

TÓPICO – Regularidade com o Programa GESTÃO FINANCEIRA DO PNAFM Sérgio Martins da Silva TÓPICO – Regularidade com o Programa Elaboração das Demonstrações Financeiras do exercício anterior (anual). Envio da Programação Orçamentária e Financeira do exercício (anual). Estar regular com o pagamento de encargos do contrato de subempréstimo, com a União e Previdência Social (diário). Não constar do cadastro RDI (diário). Demais obrigações previstas pelo Programa.

GESTÃO FINANCEIRA DO PNAFM Sérgio Martins da Silva

Curso de capacitação procedimentos financeiros - 10 a 14/06:2013 GESTÃO FINANCEIRA DO PNAFM Sérgio Martins da Silva Informes Curso de capacitação procedimentos financeiros - 10 a 14/06:2013 Elaboração das Demonstrações Financeiras - A partir de SET/13

EQUIPE FINANCEIRA - UCP OBRIGADO! EQUIPE FINANCEIRA - UCP Sérgio Martins da Silva - sergio.martins.silva@fazenda.gov.br 61 3412-2441 Antônio Carlos de Oliveira – antonio.c.oliveira@fazenda.gov.br 61 3412 –2490 Cleide Maria da Costa – cleide-maria.costa@fazenda.gov.br 61 3412-2491