Acessibilidade, Usabilidade e Navegabilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
9º Congresso Brasileiro de Regulação Brasília, 17 a 20 de Agosto de 2015 Indicadores de Desempenho A sustentabilidade dos serviços Francisco Silva Pinto.
Advertisements

Deficiências Deficiência Física Deficiência Auditiva Deficiência Visual Deficiência Mental Deficiência Múltipla Tem dificuldade para: ver a tela usar.
Tecnologias para Internet Thyago Maia Tavares de Farias Aula 19.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio.
Profa. Ma. Adriana Hessel Dalagassa.  Terapia Ocupacional é a arte e a ciência de auxiliar as pessoas a desempenharem suas atividades diárias que sejam.
Análise Desenvolvimento/Testes Entrega Suporte. Nome da atividade Análise de Negócio Fase Análise Finalidade Esta atividade tem por finalidade analisar.
Tema Livre : Tendências na NFC-e Projeto : FACILITE HI – O PDV da Nova Geração NFC-e.
Apresenta Novidade destinada à Empresas fabricantes de utensílios para Pet Shop Inventor: Jonas Cavalcanti da Silva.
1 PROCESSO DE MODELAGEM Modelo Mental: para a solução de problemas simples Reconhecimento do Problema Criação de Alternativas Avaliação de Alternativas.
Projeto Multimídia. Tema Animação Linear; Animação Não-Linear; Narrativa Linear; Narrativa Multimídia; HQ – Interativa; Games – Jogo Eletrônico; Interface.
Quadro de Requisitos Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital FUNCIONAIS NÃO FUNCIONAIS Oferecer recursos aces- síveis a pessoas analfa- betas.
Heurísticas de Usabilidade de Jakob Nielsen
Definições É justamente nos momentos de maior turbulência nos mercados que se faz necessário criar competências para planejar e gerir estrategicamente.
“Modelo de Camadas OSI e TCP/IP ” Nataniel Vieira
INFORMÁTICA PARA ADMINISTRADORES
Painel 6: RIPSA: perspectivas e alcances e no âmbito Nacional
Aspectos Socio-Profissionais da Informática
ANÁLISE DE CUSTOS Prof.: LEONIDAS LOPES DE CAMARGO
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS APLICADOS ÀS IFES
ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ENGENHARIA
“Análise de resultados educacionais e replanejamento de ações pedagógicas”
Inteligência Artificial
Projeto Estruturado de Redes
Distribuições de Probabilidade
PROFISSÕES CONTEMPORÂNEAS DA ARTE
Urbanismo e Eficiência Nos Transportes
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof
Fábrica de Software.
E PORTUÁRIAS NO LITORAL NORTE - SP
8 características para o SUCESSO!
Tecnologias de Informação e Comunicação
O USO DA REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DA ASTRONOMIA
No mercado há mais de 9 anos, oferece soluções em instalação e manutenção de ar condicionado e climatizadores de ambientes. Trabalhamos em parceria com.
Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática
Programação para Internet Rica- CCT0081
Engenharia de Software II
Mosaico Digital: monitor interativo de realidade aumentada
EDITAL PARA DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS EDUCACIONAIS 2017
“ Iniciando uma Carreira Front-end de Sucesso ”
Projeto Rondon - Operação Itapemirim/ ES
A Importância do Trabalho em Equipe na Proteção Social Básica
REDES LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES
A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 8
Sistema Parametrizável de Pesquisa 
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
ATENÇÃO: Esse manual foi desenvolvido com o objetivo de apresentar de forma resumida os principais recursos utilizados pelos usuários.
Gestão de Marketing Gestão da Distribuição Carlos Freire.
Maria do Carmo Santos / Maria Joaquina David
ANÁLISE DOCUMENTÁRIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTER-RELAÇÃO E PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DA IA.
AVALIAÇÃO DA FLUÊNCIA 2018.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Trabalho de Conclusão de Curso I
DESIGN THINKING.
Manuais Administrativos
MEMORIAS RAUL DIAZ ROSAS.
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
Carla Santos OLIVEIRA1; Sílvio Sampaio ALBUQUERQUE2
Padronização / Especificação
Considerações Gerais para Elaboração de Coreografia de GPT
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
Avaliação de sites A presença online de um site é cada vez mais requisitado pelos consumidores, que aumentam consideravelmente a procura por produtos e.
A elaboração e implementação dos REA para a BVS-EPS, como um programa educativo, para gestão, mediação, uso e acessibilidade das informações em saúde Autores:
Aula S4 definição do problema aperfeiçoamento e geração de soluções
Conceitos gerais de Usabilidade e Navegabilidade
Metodologia Científica e Tecnológica
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
PROJETO DE PESQUISA.
Manuais “(...) todo e qualquer conjunto de normas, procedimentos, funções, atividades, políticas, objetivos, instruções e orientações que devem ser obedecidos.
Transcrição da apresentação:

Acessibilidade, Usabilidade e Navegabilidade

Acessibilidade Acessibilidade diz respeito a locais, produtos, serviços ou informações efetivamente disponíveis ao maior número e variedade possível de pessoas independente das suas capacidades físico-motoras, perceptivas, culturais e sociais.

Acessibilidade Situações no que se referem ao acesso ao computador: Acesso ao computador sem mouse Acesso ao computador sem teclado Acesso ao computador sem monitor Acesso ao computador sem áudio

Acessibilidade Diretrizes: Percepção: benefícios relacionados à apresentação do conteúdo, da informação Operação: manipulação da informação, do conteúdo, garantindo formas alternativas ao acesso às informações Entendimento: garantia de que todo conteúdo seja de fácil compreensão para qualquer tipo de usuário Compatibilidade: utilização de tecnologias acessíveis e compatíveis com o modelo proposto pelo eMAG.

Acessibilidade Etapas: Verificação da necessidade de acessibilidade do conteúdo; Tornar acessível o conteúdo; Validação da acessibilidade do conteúdo; Promoção da acessibilidade conquistada; Garantia contínua da acessibilidade.

Acessibilidade Validação da acessibilidade do conteúdo: Recomenda-se o uso de validadores automáticos de acessibilidade; Proposta de uma validação humana através da navegação via softwares de reconhecimento e leitura de tela Utilização de softwares leitores de tela utilizados por portadores de deficiência, de forma aleatória e não dirigida, reproduzindo de maneira fiel a utilização do site

Usabilidade Usabilidade na web nada mais é do que estruturar um site pensando no usuário final, concentrando esforços para a facilidade do uso, criando um sistema transparente e de fácil entendimento e operação. Em outras palavras, é integrar perfeitamente conteúdo, design, serviços e interatividade buscando a experiência do usuário final.

Usabilidade Características importantes: Clara definição e design para atender diferentes públicos- alvo; Navegação lógica e intuitiva; Busca eficiente; Manutenção Adequada de Conteúdo; Textos Adequados para a Web; Bons Mapas; Peso adequado.

Usabilidade Teste de usabilidade O teste de usabilidade simula as condições de utilização do sistema da perspectiva do usuário final. Ele prioriza a análise da facilidade de navegação entre as telas da aplicação e a clareza de textos e mensagens com o objetivo de levantar as dificuldades e problemas de uso para, posteriormente, desenvolver soluções que deixem o site mais simples e intuitivo.

Navegabilidade Propriedade, ou capacidade, que a interface do site possui de facilitar ao usuário chegar ao seu destino da maneira o mais eficiente possível. Corresponde à qualidade da estrutura viária que dá acesso ao conteúdo das informações no site. O crescimento do uso de dispositivos móveis (Celulares, PDAs, iPhone, tablets etc) abre uma nova questão: “Que cuidados devemos ter na hora de desenvolver para estes dispositivos?”

Referências https://pt.slideshare.net/fivecom/acessibilidade-usabilidade-e-navegabilidade http://www.acessibilidadelegal.com/13-validacao.php http://www.acessibilidade.gov.pt/acessivel.htm www.dasilva.gov.br