Referencial e posição 11º ano [Imagem: Techpoint.ng]

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTÁTICA MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA Nona Edição Ferdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr. Notas de Aula: J. Walt Oler Texas Tech University.
Advertisements

SEQUÊNCIA DE REVISÃO Física – Conceitos & Contextos Unidade 2
EDIFICAÇÕES - SUBSEQUENTE
Aula 02: Movimento Retilíneo
Aplicações aos osciladores harmónicos
Dinâmica Impulsiva: Quantidade de movimento
FÍSICA.
1.1.4 Trabalho do peso.
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL.
Fundamentos de Mecânica
CONCEITOS INICIAIS E M.U PG 01-TEORIA 1
CINEMÁTICA I AULA Nº 1 (2º/2016) Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
FÍSICA Profº JAISON. FÍSICA Profº JAISON MRUV.
Corpos Rígidos: Corpos formados por partículas que mantêm as suas posições relativas durante o movimento. Nos movimentos de translação destes corpos todas.
Equilíbrio de Corpos Rígidos
Ciências da Natureza e suas
REVISÃO E UFSCÃO 2018.
Corpos Rígidos: Sistemas Equivalentes de Forças
Física Setor A: Mecânica
Corpos Rígidos: Sistemas Equivalentes de Forças
MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME
Professora Paula Melo Silva
Equilíbrio de Corpos Rígidos
Estudando para o Enem de forma invertida
FUNDAMENTOS DE TOPOGRAFIA
Transferência de energia como calor
Temperatura e equilíbrio térmico
Sistema 10º ano [Imagem: psi.wikia.com].
Centro de massa centro de massa 12º ano [Imagem: Pinterest]
Campo magnético 11º ano [Imagem: helderfilipov.wordpress.com]
ESTÁTICA Introdução às Estruturas Ano Lectivo
Interações fundamentais na Natureza
Hidrodinâmica 12º ano.
Corrente elétrica e diferença de potencial
Convecção 10º ano [Imagem: Live Science].
MOVIMENTO EM DUAS DIMENSÕES
Movimento Retilíneo Uniforme Movimento Retilíneo Variado Vetores
O planeta Terra Movimentos da lua.
Máquinas Elétricas e segundo princípio da termodinâmica
Configuração eletrónica
Efeito das forças sobre a velocidade
Queda e lançamento vertical sem resistência do ar
Deslocamento e distância percorrida
Planos horizontais e planos inclinados
Aceleração 11º ano [Imagem: mirror.co.uk].
Geradores de corrente contínua
Condutividade térmica
Energia de ligação nuclear
Conservação da energia mecânica
Reflexão, transmissão e absorção
Momento linear e 2ª Lei de Newton
Energia mecânica 10º ano.
Uma bicicleta movimenta-se sobre uma trajetória retilínea segundo a função horária s = 10+2t (no SI). Pede-se: a) sua posição inicial; b) sua velocidade.
Campo gravítico Miguel Neta, fevereiro de 2019
Ação de campos magnéticos e elétricos sobre cargas
Movimentos sob a ação de uma força constante
O Movimento Circular Prof. Rodrigo.
Conservação da energia mecânica
Forças conservativas e não conservativas
Sistema mecânico Miguel Neta, fevereiro de 2019
Geradores de corrente contínua
Corrente elétrica e diferença de potencial
MOVIMENTO Imagine que você está sentado em um ponto de ônibus e logo percebe que o transporte se aproxima. Como o motorista está dentro do ônibus, ele.
Energia mecânica Miguel Neta, fevereiro de 2019.
Energia de ligação nuclear
MECÂNICA Conceitos iniciais, MRU Prof. Rangel Martins Nunes.
Energia interna Miguel Neta, fevereiro de 2019
Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
Ação de campos magnéticos sobre cargas
FÍSICA.
Transcrição da apresentação:

Referencial e posição 11º ano [Imagem: Techpoint.ng]

Referencial e posição Movimento 11º ano Movimento Há movimento quando a posição de um corpo muda ao longo do tempo. A descrição de um movimento depende do observador. O estado de repouso e o estado de movimento são relativos. [Imagem: Siemens]

Referencial e posição Corpo rígido 11º ano Corpo rígido Se as partículas de um sistema mecânico ocuparem posições fixas (não há deformação) considera-se o sistema como um corpo rígido: todo o sistema pode ser estudado como uma única partícula! Um corpo rígido pode ter movimento de: Translação – O espaço percorrido por cada partícula do corpo é igual: Retilínea – As diferentes partículas constituintes do corpo realizam movimentos paralelos em linha reta; Circular – As diferentes partículas constituintes do corpo realizam movimentos paralelos em círculo; Rotação – O espaço percorrido pelas diferentes partículas do corpo é maior para as partículas mais afastadas do eixo de rotação.

Referencial e posição Centro de Massa 11º ano Centro de Massa O centro de massa de um sistema é o ponto desse sistema que se utiliza para caracterizar a componente translacional do seu movimento. É como se toda a massa do sistema estivesse numa única partícula, e todas as forças aplicadas nessa partícula. É uma simplificação aplicada a um sistema!

Referencial e posição Partícula material 11º ano Partícula material Um corpo pode ser considerado partícula material quando as suas dimensões são tão pequenas que podem ser desprezadas para a análise do sistema em causa. Para que se possa utilizar esta aproximação o corpo não pode ter movimentos de rotação ou deformações importantes. Podemos estudar um sistema mecânico como se fosse uma única partícula com toda a massa localizada no centro de massa! 𝑚 2 𝑚 4 𝑚 1 𝑚 1 + 𝑚 2 + 𝑚 3 + 𝑚 4 + 𝑚 5 𝑚 5 𝑚 3

Referencial e posição Posição 11º ano Posição A posição de um corpo só pode ser conhecida a partir de um referencial. Referencial O referencial é o sistema de coordenadas, que, para ser definido, necessita ter: Origem – ponto a partir do qual se efetuam as medições; Escala – necessária para medir as distâncias. A posição de um corpo é o conjunto das coordenadas num determinado referencial. [Imagem: pt.wikibooks.com, adaptada]

Referencial e posição Posição ( 𝒓 ) 11º ano Posição ( 𝒓 ) A posição de um corpo num determinado instante fica definida por um vetor posição, 𝒓 . Vetor: origem na origem do referencial  posição do corpo Um corpo pode ter, no mesmo instante, posições (coordenadas) diferentes em diferentes referenciais.

Referencial e posição Posição Coordenadas geográficas 11º ano Posição Coordenadas geográficas São definidas com: Latitude; Longitude; Altitude. [Imagem: en.wikipedia.org, adaptada]

Referencial e posição Posição Coordenadas cartesianas 11º ano Posição Coordenadas cartesianas Inventadas por Descartes (1596-1650). Funcionam para situações em que é desprezível a curvatura da Terra. Usam eixos 𝑥𝑥, 𝑦𝑦 e 𝑧𝑧 ortogonais (90º entre si) e ortonormados (mesma escala nos três eixos). Podem ser simplificadas para apenas dois ou um eixo. Tridimensional (3 eixos) Bidimensional (2 eixos) Unidimensional (1 eixo) René Descartes (1596-1650).

Referencial e posição Tempo 11º ano Tempo Serve para identificar quando ocorreu um determinado acontecimento ou qual foi a sua duração (intervalo entre dois instantes). O segundo faz parte das Unidades do Sistema Internacional desde 1818. Atualmente: 1 s = 9 162 631 770 períodos da radiação correspondente à transição entre dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio-133.

Referencial e posição Trajetória 11º ano Trajetória É o conjunto de todas as posições ocupadas por corpo, relativamente a um determinado referencial, ao longo do tempo. A trajetória pode ser retilínea ou curvilínea.

Miguel Neta, setembro de 2017. Referencial e posição 11º ano Bibliografia C. Rodrigues, C. Santos, L. Miguelote, P. Santos, S. Machado, Física 11 A, Areal Editores, Porto, 2016. Miguel Neta, setembro de 2017.