Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Assistência ao Pré-natal, Puerpério e Saúde Bucal.
Universidade aberta do sus Ufpel – Universidade Federal de Pelotas Departamento de medicina social Especialização em saúde.
ANA PAULA RIBEIRO DE ALMEIDA Orientadora: ANA ALICE MARTINS MACIEL
Aluna: Letícia Oliveira Capelli
Marcio Chazan Orientador Adauto Martins Soares Filho
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNA-SUS
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Orientadora: Renata Lima Silva
Maiwabida Placido Perez Orientador : Cristiano Pinto Dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 5 TRABALHO.
Holean Francisco Rodrigues Costa
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Orientador: Pablo Viana Stolz
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS-UNASUS
PRISCILA ALMEIDA FAGUNDES Orientadora: Gisela Cataldi Flores
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
Especializando: Dr. Edito Andrés Rodriguez Segura
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Aluna: Taissa Morellato Basso
Julio Alberto Rodriguez Seijas Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Qualificação da Atenção.
Orientadora: Daniela Nunes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8. Melhoria da atenção à saúde.
UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - RS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Modalidade à distância MELHORIA.
Orientando: Marcos Rodrigues Orientadora: Suele Manjourany Silva Duro
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
Universidade Federal de Pelotas
Universidade aberta do sus – unasus universidade federal de pelotas especialização em saúde da família modalidade a distância turma 6 Qualificação da Atenção.
Melhoria da atenção à saúde bucal das gestantes, puérperas e recém-nascidos da Unidade Básica de Saúde Vila Guaíra em Curitiba-PR Aluna: Flavia Fratucci.
Universidade aberta do sus – unasus departamento de medicina social dms universidade federal de pelotas – ufpel especialização em saúde da família - ead.
Especializanda: Prisca Saray Nunez Millan
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
Universidade Federal de Pelotas
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Jennifer Williams Olivera Orientadora: Maria Emília Nunes Bueno
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
Orientadora: Danieli B. da Silva
Especialização em Saúde da Família
Julio Menéndez Agüero Orientadora: Naércia Santos
Uana Shele Teles Cavalcante Orientador: Ailton Gomes Brant
Qualificação da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade General Câmara, General Câmara/RS HANOY MADERA MADERA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Melhoria do Programa de Pré-Natal.
Aluna: Nívia Patrícia Nunes da Silva
Universidade Aberta do SUS-UNASUS Universidade Federal De Pelotas Departamento De Medicina Social Especialização Em Saúde Da Família Modalidade A Distância.
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério da ESF Gramado Xavier,
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Angela Denise Springer Nejeliski Orientadora: Francine Cardozo Madruga
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
Atenção a saúde do Hipertenso
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - MODALIDADE À DISTÂNCIA – TURMA 6
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
Especializanda: Oneyda Rojas Castillo Orientador: Ailton Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 07 Qualificação das Ações.
ESPECIALIZANDA : Regla REGINA diaz FERRER
Alay Cardoso Álvarez Orientadora: Andressa de Andrade Pelotas, 2015
UNIVERSIDADE Federal de pelotas Universidade Aberta do SUS – UNASUS programa de pós-graduação em saúde da família.
Transcrição da apresentação:

Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa AMPLIANDO A COBERTURA E A QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE 1 DO MUNICÍPIO DE NAZÁRIA-PIAUÍ Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa Orientadora: Ana Alice Martins Maciel

Este trabalho é um projeto de intervenção que APRESENTAÇÃO Este trabalho é um projeto de intervenção que surgiu a partir da necessidade de qualificar a atenção à saúde da gestante na UBS 01 do município de Nazária/PI.

INTRODUÇÃO Importância: Organização da assistência ; Acompanhamento das gestantes cadastradas; Avaliação da qualidade de atendimento pré- natal; Estímulo ao acompanhamento pré-natal

Caracterização do município (Nazária-PI) INTRODUÇÃO Caracterização do município (Nazária-PI) 8.068 habitantes (IBGE, 2010); Predominantemente rural; 4 equipes de ESF; Não possui NASF nem CEO.

Agentes comunitários de saúde ORGANOGRAMA DA UBS 01 Médico Enfermeiro Técnico de enfermagem Agentes comunitários de saúde Odontólogo Técnico de saúde bucal

OBJETIVO GERAL Melhorar o programa de pré-natal e puerpério da Unidade de Saúde 001 do município de Nazária.

Metas Ampliar a cobertura das gestantes da área com pré-natal na UBS em 80%; Garantir a captação de 80% das gestantes no 1º trimestre da gestação; Atrair e manter 80% das gestantes faltosas as consultas pré-natal; Capacitar 100% dos ACS, para utilização do protocolo de pré-natal.

Metas Realizar pelo menos um exame ginecológico por trimestre em 100% das gestantes do pré-natal; Realizar um exame de mama em 100% das gestantes durante o pré-natal; Garantir a 80% das gestantes a prescrição de suplementação de sulfato ferroso e acido fólico conforme o protocolo; Garantir a 50% das gestantes a solicitação dos exames conforme o protocolo do Ministério da Saúde;

Metas Garantir 50% de atendimento das intercorrências na gestação; Garantir que 100% das gestantes completem seus esquemas vacinais de acordo com protocolo do Ministério da Saúde; Realizar avaliação da saúde bucal em 20% das gestantes durante o pré-natal; Realizar exames de puerpério em 50% das gestantes entre 30 e 42 dias após o parto;

Metas Manter registros em ficha-espelho de pré-natal /vacinação em 100% das gestantes; Monitorar a avaliação de risco gestacional em 50%; Garantir 50% de orientação nutricional as gestantes durante pré-natal; Promover o aleitamento materno a 100% das gestantes; Orientar 100% das gestantes sobre os cuidados com recém-nascido;

Metas Orientar 50% das gestantes sobre a anticoncepção após parto; Realizar a prevenção contra o tabagismo, alcoolismo e outras drogas durante a gestação, entre 50% das gestantes; Investigar 50% das gestantes objetivando identificar qual a cobertura vacinal dos membros familiares que residem em suas casas; Investigar 50% das gestantes a fim de saber qual a situação de prevenção do câncer de colo uterino e de mama dos membros do gênero feminino, residentes em suas casas; Investigar 80% das gestantes sobre a situação do atendimento da puericultura das crianças que fazem parte de sua família;

Eixo de Organização e Gestão do Serviço Metodologia Ações realizadas Eixo de Organização e Gestão do Serviço Treinamento e conscientização da equipe; Reunião mensal e exposição dos dados da gestão e supervisão da unidade.

Eixo de Monitoramento e Avaliação Monitorar o número de gestantes cadastradas; Monitorar a proporção de gestantes cadastradas que tiveram atendimento pré-natal; Utilização de fichas-espelho de pré-natal, prontuários de registro da unidade.

Eixo Engajamento Público Acompanhamento dos agentes de saúde às gestantes, de forma que sejam capazes de identificar os principais problemas e estimular a participação popular encontrados pelas gestantes para realizar as consultas de pré-natal.

Eixo Qualificação da Prática Clínica Capacitação de todos os membros da equipe para acolhimento das gestantes e orientação em relação à importância da consulta do pré-natal durante a gravidez.

Logística da Intervenção Elaboração da ficha espelho para avaliação das gestantes; Monitoramento dos cartões das gestantes; Divulgação do projeto para a equipe.

Logística da Intervenção Resultados Logística da Intervenção Busca ativa pelos agentes de saúde; Captação na unidade; Capacitações ACS.

Aumentar para 80% a cobertura do programa de pré-natal na UBS Resultados Proporção de gestantes com consultas em dia Aumentar para 80% a cobertura do programa de pré-natal na UBS

Proporção de gestantes com inicio do pré-natal no 1º trimestre de gestação Proporção de gestantes com todos os exames preconizados na primeira consulta

Nos demais indicadores foi atingido os 100% Proporção de gestantes com o exame de puerpério entre 30 e 42 dias pós-parto Nos demais indicadores foi atingido os 100% Orientação riscos álcool e tabagismo; Orientação anticoncepção pós-parto Nos demais indicadores foi atingido 100% com vacinação antitetânica hepatite B em dia; Orientação aleitamento materno; Orientação cuidados com o recém nascido;

DISCUSSÃO Dificuldade de coleta de dados; Melhoria dos registros; Qualificação da assistência; Implementação da qualificação de risco para as gestantes.

DISCUSSÃO Impactos na comunidade crescimento do acompanhamento pré-natal, maior vínculo com a equipe; Continuidade da intervenção ajustes na planilha de coleta de dados.

Reflexão crítica sobre processo pessoal de aprendizagem e na implementação da intervenção Superação Prática profissional; Desenvolvimento profissional e pessoal; Prosseguir com outras intervenções (desafio) Comprometimento .

OBRIGADO