Doenças Sexualmente transmissíveis (DSTs).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Advertisements

Infeções sexualmente transmissíveis
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Aids: Síndrome (uma variedade de sintomas e manifestações) causado pela infecção crônica do organismo humano pelo vírus HIV (Human.
Superintendência de Vigilância em Saúde - SVS Superintendência de Vigilância em Saúde - SVS Centro de Epidemiologia - CEPI VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA E.
Doenças Sexualmente Transmissíveis -. Doenças Sexualmente Transmissíveis São doenças contagiosas, ou seja, passam de uma pessoa para outra, através.
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS Juliane Berenguer de Souza Peixoto.
Instituto Oncoguia Nossa missão: Transformar a realidade do câncer no Brasil por meio de informação de qualidade e ações de promoção.
Introdução à Citopatologia UNIP – Assis Profa. Dra. Renata Bittencourt.
PARTO NORMAL VS. CESARIANA Juliane Berenguer de Souza Peixoto.
Marcus Ferrassoli.  Os vírus são agentes infecciosos acelulares que, fora das células hospedeiras, são inertes, sem metabolismo próprio.  Uma vez no.
PROF. WILSON ROBERTO SANTANA Características Gerais dos Vírus.
HPV:papiloma vírus humano HPV: papiloma vírus humano.
FISIOLOGIA DO PÂNCREAS Insulina Função da Insulina no Corpo A insulina exerce efeitos sobre o metabolismo da maior parte dos tipos diferentes de.
O que é climatério?  O climatério é a “fase da evolução biológica da mulher em que ocorre o processo de transição entre o período reprodutivo e o não.
1 Vírus. 2 Características Organismos microscópicos; Significa veneno; Não faz parte de nenhum grupo de seres vivos; Possui capsídeo e DNA ou RNA.
HPV e a vacinação nos adolescentes
SISTEMA REPRODUTOR. SISTEMA REPRODUTOR Feminino Clitóris Meato uretral Grandes lábios Hímen Pequenos lábios APARELHO REPRODUTOR Feminino Clitóris Meato.
Use of social media for sexual health promotion: a scoping review
SAE Sistematização da Assistência de Enfermagem para feridas.
Escola Estadual Zumbi dos Palmares Furnas dos Dionísio, 24 de abril de 2016 Alunas: Letícia Theodoro 3°Ano A Diretor: Marcos Reichel Professor: Adriano.
O ESTUDO DOS VÍRUS.
VÍRUS 2° ano ensino Médio Profa. Bruna Pimentel.
AFECÇÕES GINECOLÓGICAS EVIDENCIADAS NOS RESULTADOS DOS EXAMES DE PCCU REALIZADOS EM SANTARÉM-PARÁ, NO PERÍODO DE JANEIRO DE 2007 A DEZEMBRO DE
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Os vírus -são parasitas intracelulares obrigatórios.
Reprodução Humana Prof.: Edi.
HTLV Vírus Linfotrópico de Células T Humana Tipos 1 e 2
Defesas do organismo no combate aos micróbios
Sistema reprodutor masculino e feminino
Circuncisão e Prevenção - Cancer de Pênis
Imunização – ativa e passiva
Imunologia das Infecções: Respostas Imunes aos diversos Patógenos
GRUPO SANGUÍNEO ABO Desde muito tempo, havia preocupações a respeito do sucesso da transfusão de sangue em certas pessoas. Em.
Hemácias ou Glóbulos Vermelhos Leucócitos ou Glóbulos Brancos
SAÚDE DA MULHER Dr. Abmael Silvério da Silva.
CANCRO MOLE CANDIDÍASE CANDILOMA GONORRÉIA GRANULOMA
Fisiopatologia dos Sistemas
Estresse e Doença Crônica
CLAMÍDIA A doença “silenciosa”
DEFINIÇÃO Pathos: doença. Logos: estudo. Estudo das alterações estruturais e funcionais nas células, tecidos e órgãos visando explicar os mecanismos.
Microbiota do corpo humano
Doença Sexualmente Transmissível Aluna: Karina dos Santos TST - 25
Biossegurança Prof.: Enf. Valber (85)
INCIDÊNCIA E PREVALÊNCIA.
Profº CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS ESCOLA ANGELINA TEBET-2010
SÍFILIS – O que é, formas de transmissão, diagnóstico, tratamento e prevenção  É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser.
Indicadores epidemiológicos e sua evolução histórica no Brasil
Distúrbios e doenças do Sistema Digestório.
Doenças Sexualmente transmissíveis (DSTs)
Marcus Ferrassoli.
História Natural da Doença
SISTEMA REPRODUTOR.
PROTOZOÁRIOS Professor: Bruno Aleixo Venturi
Estudo caso-controle Hjm jul-2001.
BIOLOGIA Protozooses Denis.
Febre Amarela #fiqueinformado SMS/SA – jan/2018.
HIV - ACOMPANHAMENTO DA CRIANÇA EXPOSTA
Os Oito Objetivos do Milênio
Autora: Letícia A.Vivian
Professora: Lilia Correia Aluno(a):GISELLE PEREIRA DE SOUSA RAQUEL WELLIA.
Sexualidade.
Sífilis e HIV Dra. carla Marins.
Transcrição da apresentação:

Doenças Sexualmente transmissíveis (DSTs)

CONCEITO As doenças sexualmente transmissíveis, também denominadas infecções sexualmente transmissíveis ou doenças venéreas são doenças infectocontagiosas adquiridas, na maioria das vezes, por contato físico íntimo, geralmente durante a relação sexual.

Agentes das DSTs: Bactérias Vírus Protozoários Fungos

E como os agentes das DSTs são muito sensíveis ao calor e a luz, esses organismos habitam o sistema reprodutivo dos seres humanos que são ambientes úmidos e protegidos. Assim, caso uma pessoa esteja infectada ela pode servir de fonte de contaminação para outras pessoas.

Mas será que a transmissão de DSTs só acontece a partir da relação sexual sem proteção?

Não, existem inúmeras outras maneiras através das quais as pessoas podem ser contaminadas por agentes de DSTs. Vamos ver como?

As DSTs podem ser transmitidas: através do contato com sangue de outras pessoas em casos de acidentes e ferimentos. Estão aqui incluídos os pequenos cortes que acontecem frequentemente nos salões de beleza pelo uso e compartilhamento de navalhas e de alicates de unha. Exemplos de doenças que podem ser adquiridas assim: HIV, Sífilis e hepatites B e C.

As DSTs podem ser transmitidas: da mãe para o filho podendo ocorrer durante a gestação, no parto e na amamentação. Exemplos de doenças que podem ser adquiridas assim: HIV, Sífilis e hepatites B e C.

As DSTs podem ser transmitidas: através do uso de roupas íntimas de pessoas que estão contaminadas. Então lembre-se: roupa íntima é de uso pessoal e intransferível. Deve-se ter cuidado, inclusive, no contato de roupas íntimas de pessoas diferentes durante a lavagem das mesmas. Exemplos de doenças que podem ser adquiridas assim: HPV, Tricomoníase, Candidíase.

As DSTs podem ser transmitidas: através do uso compartilhado de seringas e agulhas. Exemplos de doenças que podem ser adquiridas assim: HIV, Sífilis e hepatites B e C

As DSTs podem ser transmitidas: através do sexo sem preservativo, seja ele oral, vaginal ou anal. Exemplos de doenças que podem ser adquiridas assim: Gonorréia, Sífilis, Clamidiose, Cancro mole, Hepatites B e C, Herpes, HPV, HIV, Tricomoníase e Candidíase.

E como não se transmite DSTs?

Não se transmite DSTs: Bebendo no mesmo copo; Abraçando; Doando sangue; Usando os mesmos talheres; Através da picada de insetos; Sentando nos mesmos assentos; Dormindo na mesma cama

Exemplos de DSTs: Gonorréia; Sífilis; Clamidiose; Cancro mole; Hepatites. Herpes; Infecção pelo HPV; Infecção pelo HIV; Tricomoníase; Candidíase.

DSTs BACTERIANAS

Gonorréia É prevenível e tratável, além de muito frequente na população. Caracteriza-se pela presença de corrimento abundante pela uretra no homem e vagina e/ou uretra na mulher. Nas mulheres os sintomas são mais brandos ou podem estar ausentes (maioria dos casos).

Gonorréia Como as bactérias são rapidamente mortas pelo dessecamento, luz solar e ultravioleta, elas somente podem ser transmitidas por meio do contato interpessoal íntimo. Se não tratada a longo prazo pode levar a esterilidade.

Sífilis Também prevenível e tratável, é frequente na população. Assim como na gonorréia seu agente é rapidamente morto pelo dessecamento, luz solar e ultravioleta, restringindo a transmissão ao contato interpessoal íntimo. No entanto, a sífilis é potencialmente mais grave que a gonorréia podendo levar a morte.

Sífilis Manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas. Durante a gravidez, o organismo pode ser transmitido ao feto pela mulher infectada e a doença adquirida pela criança é denominada sífilis congênita.

Clamidiose o número total de infecções por este organismo provavelmente excede o da gonorréia; As infecções geralmente são inaparentes; E quando se manifestam inicialmente surge uma ferida que desaparece em até 5 dias, porém se não tratada pode evoluir para um inchaço doloroso dos gânglios das virilhas, denominada bubão. Este se romperá espontaneamente e drenará pus.

Clamidiose Pode causar uma séria infecção ocular denominada tracoma. Assim como na sífilis, a clamidiose pode ser transmitida congenitamente ao recém-nascido durante o parto.

Cancro mole Manifesta-se através de feridas dolorosas com base mole. Os primeiros sintomas aparecem dois a cinco dias após relação sexual desprotegida com portador da doença, período que pode se estender até duas semanas.

Cancro mole Como o contágio é feito pela prática sexual, a melhor forma de prevenir-se contra o cancro mole é fazer uso do preservativo em todas as relações sexuais. Cuidar bem da saúde e da higiene também são formas de prevenção.

DSTs VIRAIS

Hepatites B e C São definidas como inflamação do fígado decorrentes de uma série de fatores, inclusive infecção por vírus de transmissão sexual e sanguínea. A transmissão materno-fetal também está presente. Podem manifestar-se de maneira aguda, geralmente grave, podendo levar a falência hepática e a morte. O câncer hepático também pode estar associado.

Herpes Existem pelo menos 2 tipos de herpes: o labial e o genital, causados normalmente por vírus diferentes; Esta doença aparece e desaparece sozinha, de tempos em tempos, dependendo de certos fatores como estresse, cansaço, esforço exagerado, febre, exposição ao sol, traumatismo e oscilação hormonal.

Herpes labial O herpes labial pode ser contraído por contato direto e pela saliva, gerando lesões labiais e/ou genitais. Esse vírus é relativamente comum não causando efeitos nocivos ao hospedeiro além do desconforto causado pelas vesículas labiais; Não tem cura.

Herpes genital É contraído por meio do contato sexual direto. A transmissão pode ocorrer quando nenhuma sintomatologia é observada. Nas mulheres, o herpes pode também se localizar nas partes internas do corpo.

Herpes genital Recém-nascidos também podem ser infectados pela mãe portadora durante o trabalho de parto. Estudos têm demonstrado a existência de relação entre infecção por herpes genital e a ocorrência de câncer de colo de útero; Assim como o herpes labial não tem cura.

HPV A maioria das infecções é assintomática, com algumas progredindo e causando verrugas genitais. Está relacionado a ocorrência de câncer de colo de útero, pênis e ânus.

HPV Existe vacina, porém só está disponível na rede particular de saúde, sendo indicada apenas para mulheres entre 11-26 anos. Ela tem por objetivo imunizar contra a maior parte das linhagens de HPV que causam câncer.

HPV Na maioria das vezes os homens não manifestam a doença. Ainda assim, são transmissores do vírus. Quanto às mulheres, é importante que elas façam o exame de prevenção do câncer do colo de útero, conhecido como "papanicolau" ou preventivo, pelo menos uma vez ao ano.

HIV e AIDS O vírus HIV foi inicialmente identificado no continente africano, associado a imunodeficiência adquirida em primatas não humanos. Sabia-se que esses vírus invadiam as células de defesa do organismo se multiplicando dentro delas e impedindo que realizassem adequadamente suas funções.

HIV e AIDS Posteriormente nos EUA constatou-se que um número incomum de jovens homossexuais masculinos estavam morrendo devido a infecções oportunistas normalmente benignas. Seus sintomas definiram uma nova doença, denominada Síndrome da Imunodeficiência adquirida (AIDS que em português é conhecida como SIDA).

HIV e AIDS A SIDA é uma síndrome e não uma doença porque se caracteriza por um conjunto de sinais e de sintomas que podem ser produzidos por mais de uma causa.

HIV e AIDS Uma vez infectado pelo HIV o indivíduo sofre uma progressiva lesão do seu sistema imunológico se tornando cada vez mais susceptível a determinadas infecções e tumores, conhecidas como doenças oportunistas, que acabam por levá-lo à morte. Nessa fase ele já é considerado aidético.

HIV e AIDS A transmissão pode ocorrer através do contato com sangue, sêmem, secreções vaginais e no aleitamento materno. A sexual pode ocorrer no sexo vaginal, oral e anal. O compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas também é um importante veículo de transmissão viral, bem como a transmissão vertical (da mãe para o filho) durante o período gestacional.

HIV e AIDS A infecção pelo HIV e a SIDA ainda não tem cura ou vacina. Então previna-se.

DSTs CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS

Tricomoníase O contágio se dá predominantemente por contato sexual, no entanto existem relatos de sua transmissão a partir de vasos sanitários, assentos de sauna e toalhas de papel; Muitos homens acometidos são assintomáticos, podendo transmitir o parasita a várias mulheres.

DSTs FÚNGICAS

Candidíase Assim como existem microrganismos naturalmente patogênicos, existem aqueles que convivem harmonicamente conosco causando doenças em situações bastante específicas, o gênero Candida é um exemplo desses.

Candidíase Em geral a candidíase associa-se a diminuição da resistência do organismo da pessoa acometida. Fatores como diabetes melitus, gravidez, uso de contraceptivos orais, uso de antibióticos e medicamentos que diminuem as defesas imunitárias do organismo, obesidade e uso de roupas justas predispõe ao aparecimento da infecção.

Candidíase Caracteriza-se por coceira, ardor, dor na relação sexual e pela eliminação de um corrimento vaginal em grumos esbranquiçados, semelhante à nata do leite. Na mulher a vulva e a vagina encontram-se inchadas e avermelhadas. As lesões podem estender-se pelo períneo, região perianal e virilha.

Candidíase No homem apresenta-se com vermelhidão da glande e prepúcio e eventualmente pela presença de pequenas lesões em forma de pontos, avermelhadas e pruriginosas. A transmissão ocorre pelo contato com secreções provenientes da boca, pele, vagina e dejetos de doentes ou portadores.

Candidíase A mãe pode transmitir para o recém-nascido durante o parto. O tratamento é feito com antifúngicos de ação local ou sistêmico.

Sendo assim, quando o assunto são as Doenças Sexualmente Transmissíveis temos que nos proteger pois não existe grupo de risco para a aquisição dessas doenças e sim comportamentos de risco. Por isso, CUIDE-SE.