TEORIA DE INCÊNDIO Téc. Seg. do Trabalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo IV EQUIPAMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO.
Advertisements

EQUIPAMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO
Teoria de Contra Incêndio e Manuseio de Agentes Extintores
Higiene Industrial e Segurança do Trabalho
AVALIAÇÃO MÓDULO III GERÊNCIA ADMINISTRATIVA SEGURANÇA EMPRESARIAL.
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DA SEGURANÇA
Combate ao Incêndio.
A chuva é, naturalmente, um pouco ácida!
COMBATE A INCÊNDIO.
TEORIA CONTRA-INCÊNDIO
Apresentação Luiz Fernando Silva Baumel. 1º Sgt Corpo de Bombeiros
Definições importantes
O QUE É FOGO ? É a conseqüência da reação química entre 4 componentes , os quais formam o chamado “Tetraedro” do fogo , são eles :
Fogo. O que é FOGO? Desenvolvimento simultâneo de calor e luz, que é produto da combustão de materiais inflamáveis. É a reação química entre o combustível.
APLICA-SE A: todas as edificações; áreas de risco; onde houver necessidade de instalação de extintores de incêndio. Estabelecer critérios para proteção.
Trabalho de Química Prof.º José Alberto Data: 06/2016 Alunos: Matheus, Ingridy e Gabriele.
TREINAMENTO DE RECICLAGEM Cataguases, agosto de 2008 NORMA REGULAMENTADORA Nº 10 “ NORMA REGULAMENTADORA Nº 10.
1 INCÊNDIO  NEM SEMPRE HÁ UMA SEGUNDA CHANCE. 2 Índice  Introdução  Fogo-A união.
ÁCIDOS BASES E SAIS Nome; Adriana n;01 Marlon N;30 1ºfases.
Ácidos Ácido, segundo Arrhenius (1887), é toda substância que, em solução aquosa, libera única e exclusivamente íons H+. Um exemplo é o ácido clorídrico,
FAMILIA VII A Por: Eduardo F. Sovrani. Flúor F 919 Mineral denominado fluor lapis (pedra fluida). Graças à propriedade de fundir-se a temperaturas baixas,
Instruções Básicas de Combate a incêndio b O que é FOGO? b Fogo, cientificamente chamado combustão, é a reação química entre o combustível e oxigênio do.
Segurança e Higiene no Trabalho Proteção contra incêndios NR-23 Prof. Eng° Daniel Pires Nunes 1.
Formulação e propriedades dos sais Sal: Composto iônico formado por C x+ Proveniente da base A y- Proveniente do ácido  CyAxCyAx.
Extintor veicular. O único equipamento de segurança adequado para combater um princípio de incêndio veicular é o Extintor automotivo. Por lei, ele é obrigatório.
ALOTROPIA LIGAÇÃO METÁLICA LIGAS METÁLICAS PROF. CÉSAR.
CLASSES DE INCÊNDIO E EXTINTORES DE INCÊNDIO Donato – 1° Ten BM ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR.
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Ambientais - DCA Curso de Graduação em Engenharia de Produção Campus Mossoró Disciplina:
Ir p/ primeira página COMBATE A INCÊNDIOS S Ir p/ primeira página Introdução n Os incêndios, em seu princípio são muito fáceis de controlar. n Quanto.
COMPOSIÇÃO DO AR  O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases, como:gás nitrogênio, gás oxigênio e outros gases( gás carbônico, metano e gases.
CONCEITO: Grupo organizado de pessoas voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção abordo de navios e outros locais para combater.
CONCEITO: Grupo organizado de pessoas voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção abordo de navios e outros locais para combater.
QUÍMICA.
São grupos de substâncias químicas com propriedades comuns.
SISTEMA URINÁRIO CAPÍTULO 18 COC 07.
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS.
ORGANIZAÇÃO QUÍMICA DA MATÉRIA
METANOL O metanol, ou ainda o álcool da madeira, pode ser preparado pela destilação seca de madeiras, seu processo mais antigo de obtenção, e de onde,
TREINAMENTO DE COMBATE À INCÊNDIO.
Interações Interatômicas
CINÉTICA QUÍMICA II.
Nome:Wellinton Carrilho Série:3° ano A matutino Professor:Beto
2.2.1 Lei de Avogadro, volume molar e massa volúmica
MASSAS MEDIDAS.
COMPOSTOS ORGÂNICOS (Aula 4)
Extração Líquido-Líquido
Óxido Grupo: Diogo, jonathan, lara, Leandra, ronald, tiago, washitong, emanuel.
SAL....
Substâncias mais comuns Nome : Nathália Khettellen e Eduarda Coelho
Sal Karolayne e Jordana.
EXTINTORES DE INCÊNDIO
ROCHAS E MINERAIS. ROCHAS As rochas podem ser classificadas de acordo com a maneira como se formaram na natureza. Tipos: rochas magmáticas, rochas sedimentares.
Pilha de Daniell. O primeiro dispositivo que aproveitou a energia das reações de oxirredução para gerar eletricidade foi a pilha de Alessandro Volta. Ela.
ROCHAS E MINERAIS.
Cálculo Estequiométrico
BRIGADA DE EMERGÊNCIA.
CURSO BÁSICO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS
Adições à dupla ligação
 A atitude corporal pode ser considerada com base do triangulo de acidentes e do sistema de gestão de segurança.  O COMPORTAMENTO esta na base do triângulo.
ENZIMAS Boa Vista – RR Maio de CESAR AUGUSTO HELVÉCIO DEEKE JOÃO PEDRO LETÍCIA ANGELIM Boa Vista – RR Maio de 2018.
TEORIA DE INCÊNDIOS Cristiano Garcez Gualberto
MASSAS MEDIDAS
TEORIA DE INCÊNDIOS Cristiano Garcez Gualberto
Extração Líquido-Líquido
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
SISTEMA URINÁRIO CAPÍTULO 18 COC 07.
EXTINTOR DE INCÊNDIO: EXTINTOR DE INCÊNDIO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER.
CURSO BÁSICO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS
Mas o que um sal ? Do ponto de vista prático. Os sais apresentam como principal característica o sabor salgado: Sal de cozinha Bicarbonato de sódio Permanganato.
 Esta Norma Regulamentadora estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra fatores de risco de acidentes.
Transcrição da apresentação:

TEORIA DE INCÊNDIO Téc. Seg. do Trabalho

Manusear adequadamente os equipamentos extintores e identificar suas aplicações.

Extintores são recipientes metálicos que contêm em seu interior agente extintor para o combate imediato e rápido a princípios de incêndio. Podem ser portáteis ou sobre rodas, conforme o tamanho e a operação.

Classificam-se conforme a classe de incêndio a que se destinam: “A”, “B”, “C” e “D”. Para cada classe de incêndio há um ou mais extintores adequados.

Água É o agente extintor mais abundante na natureza. Age principalmente por resfriamento, devido a sua propriedade de absorver grande quantidade de calor. Atua também por abafamento (dependendo da forma como é aplicada, neblina, jato contínuo, etc.).

Espuma A espuma pode ser química ou mecânica conforme seu processo de formação. Química, se resultou da reação entre as soluções aquosas de sulfato de alumínio e bicarbonato de sódio; mecânica, se a espuma foi produzida pelo batimento da água, LGE (líquido gerador de espuma) e ar.

A espuma é utilizada para extinguir incêndios por abafamento e, por conter água, possui uma ação secundária de resfriamento.

Pó Químico Seco Os pós químicos secos são substâncias constituídas de bicarbonato de sódio, bicarbonato de potássio ou cloreto de potássio, que, pulverizadas, formam uma nuvem de pó sobre o fogo, extinguindo-o por quebra da reação em cadeia e por abafamento.

Para o combate a incêndios de classe “D”, utilizamos pós à base de cloreto de sódio, cloreto de bário, monofosfato de amônia ou grafite seco.

Gás Carbônico (CO2) Também conhecido como dióxido de carbono ou CO2 , é um gás mais denso (mais pesado) que o ar, sem cor, sem cheiro, não condutor de eletricidade e não venenoso (mas asfixiante). Age principalmente por abafamento tendo, secundariamente ação de resfriamento.

Compostos Halogenados (Halon) São compostos químicos formados por elementos halogênios (flúor, cloro, bromo e iodo). Atuam na quebra da reação em cadeia devido às suas propriedades específicas e, de forma secundária, por abafamento.

São aparelhos de fácil manuseio, destinados a combater princípios de incêndio. Recebem o nome do agente extintor que transportam em seu interior (por exemplo: extintor de água, porque contém água em seu interior).

Os extintores podem ser: a) Extintor de água; - pressurizado; - pressão injetada; - manual (tipo costal).

b) Pó Químico Seco: - Pressurizado. - Pressão injetada.

c) Gás Carbônico (CO2)

d) Espuma: - Mecânica-pressurizado - Mecânica-Pressão injetada - Química.

e) Halon

MANUSEIO DOS EXTINTORES a) Água

b) Pó Químico Seco

c) Gás Carbônico (CO2)

d) Espuma: - Mecânica-pressurizado

- Espuma Química