O Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação EC 85 + Lei 13

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONTRATO DE GESTÃO Inácio Henrique Carvalho Auditor Governamental.
Advertisements

Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos GRUPO DE TRABALHO INTERFEDERATIVO.
Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
MESA REDONDA SOBRE A LEI DE INOVAÇÃO 22 de outubro de 2008 Renê Barreira: Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior - Coordenador Teresa Mota:
PROPRIEDADE INTELECTUAL 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Sessão IV: Instrumentos, Gestão e Regulação Centro de Convenções do Complexo.
SEITEC - SISTEMA ESTADUAL DE INCENTIVO AO TURISMO, À CULTURA E AO ESPORTE.
O novo marco da ciência, tecnologia e inovação no Brasil: desafios e oportunidades para as Universidades EC 85 + Lei /2016 Dr. Gesil Sampaio Amarante.
Recursos Humanos para os NIT’s: Estrutura e Perfil da Equipe Proposta preliminar para discussão no FOPROP Cargo / Qualificação / Atribuições Analista de.
Título Helvética 25 PLANO ESTADUAL DE SAÚDE 2016 – 2019 Participação e Controle Social ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS E CONSELHOS DE SAÚDE 1. Conferências.
II Seminário de Saúde do Trabalhador do SINDPREVS/SC Florianópolis/SC, junho de 2013 A saúde do servidor público: legislação, avanços e desafios.
I ENCONTRO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS, INFORMAÇÃO E MEMÓRIA DO GDF Projeto: Diagnóstico dos Arquivos do Governo do Distrito Federal. Rejane Soares Canuto.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
GT 02 - Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Internacionalização UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO.
Apresentando o Relatório de Avaliação - MEC - Recredenciamento do IFB – realizado em março/2016 PRDI/CGPL Pompylio Jerônimo de Lima Anderson Allan Almeida.
COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA DO SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA DA CÂMARA.
I - firmar convênios, contratos, acordos de qualquer natureza, receber auxílios, contribuições e subvenções sociais ou econômicas; Lei nº /05.
Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação LEI Nº /2016 ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS Esplanada.
BRASIL P, D&I em Tecnologia da Informação Virgilio Almeida | P&D PARA INOVAÇÃO EM SOFTWARE E SERVIÇOS DE TI | | BRASIL PLATAFORMA GLOBAL | EXPORTAÇÃO |
Legislação sobre Incentivos à Inovação Lei de Inovação Estadual.
Pouco conhecimento da sociedade e gestores públicos Buscar consenso científico sobre o tema, traduzir e disseminar conhecimentos Preparar lideranças para.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
Elaboração de projetos de inovação tecnológica;
I SEMINÁRIO DE ACOLHIMENTO DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
Atuação da ANATER Assistência técnica ao produtor rural em todas as etapas da produção. Atuação integrada com a Embrapa para a transferência de tecnologia.
Rio Grande, 05 de novembro de 2014
Conteúdo Local e Competitividade
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
Seminário Nacional de Saneamento Sustentável
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
INOVAÇÃO PARA COMPETITIVIDADE NAS EMPRESAS
Identidade Institucional no IFCE
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Leila Mirtes Santos de Magalhães Pinto Consultora da Rede CEDES
Curso Técnico em Agronegócio Comercio Exterior
Inovação e alimento saudável Visão Acadêmica e da Legislação
TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS E APLICAÇÃO DA
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
O Regimento da 6ª Conferência, aprovado pelo ConCidades, Resolução Normativa nº 19 de 18 de setembro de 2015, encontra-se disponível no sítio da Conferência.
Planejamento Anual 2018 Diretoria de Desenvolvimento Institucional
ENTES DA FEDERAÇÃO E REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS
2 Inovação Mario Neto Borges Presidente do CNPq.
LEI No 9.790, DE 23 DE MARÇO DE 1999 Dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade.
MEMORANDO - SIPAC Coordenação Geral de Arquivos (CGArq):
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
Proposta MINUTA DE RESOLUÇÃO COEX
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
APOIO ÀS CONCESSÕES E PPPs
1. Plano de Desenvolvimento Institucional
Siconv Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse.
Eduardo Manuel de Freitas Jorge
INICIATIVA DE START-UPS EM CIÊNCIAS DA VIDA
Candidatura para Comissão de Pesquisa EACH/USP (Fev 2018 – Jan 2020)
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. REGULAMENTAÇÃO DA ATIVIDADE DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO Lei Federal n° de 12 de janeiro de 2009 Art. 1° O exercício.
INICIATIVAS DO SEBRAE NA CADEIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
LDB LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
1. DF ANTES DA REDESIM – BREVE HISTÓRICO – CENÁRIO ATÉ 2014
RELAÇÕES IFES x FUNDAÇÕES DE APOIO
PROMOV SUS - Programa de Modernização das Ouvidorias do SUS
DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
I Seminário de Avaliação de Políticas Públicas em CT&I
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
MUDANÇAS DO LEGAL FOCADAS NOS AMBIENTES DE INOVAÇÃO
Marco Legal da Inovação no Brasil
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO - PRPPI
Seminário-Taller da ALADI com Entidades Vinculadas ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico dos Processos Produtivos dos Países Membros Visão Geral.
PESQUISA DE DESEMPENHO 2019
Agenda de política pública para o ensino superior no brasil: pós-Graduação/pesquisa e inovação acadêmica Fábio Reis, Diretor de Inovação Acadêmica e Redes.
Transcrição da apresentação:

O Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação EC 85 + Lei 13 O Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação EC 85 + Lei 13.243/2016 + Decreto 9283/2018 Dr. Gesil Sampaio Amarante Segundo Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC Diretor-Presidente do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia Coordenador de Transferência de Tecnologia – NIT UESC Diretor Técnico do FORTEC – Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia

Receita para um sistema de CT&I funcionar Infraestrutura Pessoal Recur$os Legislação Previsibilidade Cooperação Competição FORTEC - Forum Nacional de Gestores d Inovação e Transferência de Tecnologia

EC 85 – Resumo da Tramitação Aprovado na Câmara Federal em 1º e 2º turno. Aprovado por unanimidade no Senado em 17/12/2014. Promulgado em fevereiro de 2015 como EC 85. FORTEC - Forum Nacional de Gestores d Inovação e Transferência de Tecnologia

Lei 13. 243 , de 11/01/2016 Resultante do PL 2177/2011 (PLC 77/2015) Antigo “Código Nacional de CT&I” Embora não haja citação explícita à regulamentação destes artigos (218 e 219 da CF) na Lei. FORTEC - Forum Nacional de Gestores d Inovação e Transferência de Tecnologia

Decreto 9283/2018 Processo iterativo de negociação FORTEC - Forum Nacional de Gestores d Inovação e Transferência de Tecnologia

Decreto 9283/2018 Processo iterativo de negociação FORTEC - Forum Nacional de Gestores d Inovação e Transferência de Tecnologia

Alguns pontos importantes do Decreto Remanejamentos; Prestações de contas centrada na obtenção dos resultados propostos; Aperfeiçoamento de instrumentos (Acordo para PD&I, Termo de Outorga, Convênio para PD&I); Estímulo aos Ambientes Promotores de Inovação; Prioridade na importação para pesquisa; FORTEC - Forum Nacional de Gestores d Inovação e Transferência de Tecnologia

Alguns pontos importantes do Decreto Participação societária (minoritária) em empresas; Facilidades na negociação de PI; NIT com personalidade jurídica própria; Subvenção com bens de capital; Atuação de ICTs públicas no exterior; FORTEC - Forum Nacional de Gestores d Inovação e Transferência de Tecnologia

Alguns pontos importantes do Decreto Dispensa parcial de certidões; Dispensa de licitação em serviços de até R$300mil Política Institucional de Inovação FORTEC - Forum Nacional de Gestores d Inovação e Transferência de Tecnologia

Voltando à Política Institucional de Inovação “Art. 15-A.  A ICT de direito público deverá instituir sua política de inovação, dispondo sobre a organização e a gestão dos processos que orientam a transferência de tecnologia e a geração de inovação no ambiente produtivo, em consonância com as prioridades da política nacional de ciência, tecnologia e inovação e com a política industrial e tecnológica nacional. Parágrafo único.  A política a que se refere o caput deverá estabelecer diretrizes e objetivos: FORTEC - Forum Nacional de Gestores d Inovação e Transferência de Tecnologia

Voltando à Política Institucional de Inovação Art. 15-A da L.I. Objetivos institucionais... I – estratégicos de atuação institucional no ambiente produtivo local, regional ou nacional; Firmando parcerias. II – de empreendedorismo, de gestão de incubadoras e de participação no capital social de empresas; (Pós-)Graduando empresas. Politica Nacional que deve primar pela agilidade e pela viabilização dos resultados. FORTEC - Forum Nacional de Gestores d Inovação e Transferência de Tecnologia

Um excelente exemplo de ICTs gerando desenvolvimento local e nacional através da Inovação Tecnológica em uma pequena cidade do interior SANTA RITA DO SAPUCAÍ - MG O Sistema Financeiro é importante ferramenta da Política de Inovação. O SNCTI deve operar de forma cooperativa em todas as esferas públicas e com as organizações civis atuantes no setor. http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2015/06/22/interna_tecnologia,660561/potencia-tecnologica.shtml FORTEC - Forum Nacional de Gestores d Inovação e Transferência de Tecnologia

Um excelente exemplo de ICTs gerando desenvolvimento local e nacional através da Inovação Tecnológica em uma pequena cidade do interior SANTA RITA DO SAPUCAÍ - MG O Sistema Financeiro é importante ferramenta da Política de Inovação. O SNCTI deve operar de forma cooperativa em todas as esferas públicas e com as organizações civis atuantes no setor. http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2015/06/22/interna_tecnologia,660561/potencia-tecnologica.shtml FORTEC - Forum Nacional de Gestores d Inovação e Transferência de Tecnologia

Voltando à Política Institucional de Inovação Art. 15-A da L.I. Objetivos institucionais... III – para extensão tecnológica e prestação de serviços técnicos; Auxiliando o empreendedor. IV – para compartilhamento e permissão de uso por terceiros de seus laboratórios, equipamentos, recursos humanos e capital intelectual; Otimizando o uso da infraestrutura. Gerando valor para a Instituição e para a sociedade. Politica Nacional que deve primar pela agilidade e pela viabilização dos resultados. FORTEC - Forum Nacional de Gestores d Inovação e Transferência de Tecnologia

Alguns colegas pesquisadores antes... FORTEC - Forum Nacional de Gestores d Inovação e Transferência de Tecnologia

... e depois de equipar o laboratório. FORTEC - Forum Nacional de Gestores d Inovação e Transferência de Tecnologia

Há como mapear a infraestrutura e talentos. FORTEC - Forum Nacional de Gestores d Inovação e Transferência de Tecnologia

Voltando à Política Institucional de Inovação Art. 15-A da L.I. Objetivos institucionais... V – de gestão da propriedade intelectual e de transferência de tecnologia; Aprendendo e ensinando a jogar o jogo. VI – para institucionalização e gestão do Núcleo de Inovação Tecnológica; Profissionalizando a gestão da política. Politica Nacional que deve primar pela agilidade e pela viabilização dos resultados. FORTEC - Forum Nacional de Gestores d Inovação e Transferência de Tecnologia

Propriedade intelectual – O valor FORTEC - Forum Nacional de Gestores d Inovação e Transferência de Tecnologia

Propriedade intelectual – nunca foi fácil... Lei veneziana de 1454 “ Se um trabalhador levar para outro país qualquer arte ou ofício em detrimento da República, receberá ordem de regressar; se desobedecer, seus parentes mais próximos serão presos, a fim de que a solidariedade familiar o convença a regressar; se persistir na desobediência serão tomadas medidas secretas para matá-lo, onde quer que esteja” FORTEC - Forum Nacional de Gestores d Inovação e Transferência de Tecnologia

Propriedade intelectual – a guerra morna... FORTEC - Forum Nacional de Gestores d Inovação e Transferência de Tecnologia

Voltando à Política Institucional de Inovação Art. 15-A da L.I. Objetivos institucionais... VII – para orientação das ações institucionais de capacitação de recursos humanos em empreendedorismo, gestão da inovação, transferência de tecnologia e propriedade intelectual; Ensinando. VIII – para estabelecimento de parcerias para desenvolvimento de tecnologias com inventores independentes, empresas e outras entidades. Cooperando. Politica Nacional que deve primar pela agilidade e pela viabilização dos resultados. FORTEC - Forum Nacional de Gestores d Inovação e Transferência de Tecnologia

Sistemas Locais de Inovação Ambiente produtivo (empresas) O NIT deve ser visto como um dos focos de ligação da ICT (e de seu aparato de apoio ao desenvolvimento) com a sociedade civil, que demanda soluções, e com o governo, que elabora e implementa políticas públicas de apoio e fomento. Órgãos de representação Órgãos de fomento GRUPOS DE PESQUISA INCUBADORAS – BASE TECN. NIT LABORATÓRIOS – ALTA TECNOLOGIA PROTOTIPAGEM ESCRITÓRIOS DE PROJETOS EMPRESAS JUNIORES Outras ICT Inventores independentes Demais esferas de governo Elaboração: Vívian Alves 11/05/2016 ASSOCIAÇÃO FORUM NACIONAL DE GESTORES DE INOVAÇÃO E TRANFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

Art. 14 do Decreto 9283/2018 A ICT pública instituirá a sua política de inovação, que disporá sobre: I - a organização e a gestão dos processos que orientarão a transferência de tecnologia; e II - a geração de inovação no ambiente produtivo, em consonância com as prioridades da política nacional de ciência, tecnologia e inovação e com a política industrial e tecnológica nacional. FORTEC - Forum Nacional de Gestores d Inovação e Transferência de Tecnologia

Art. 14 do Decreto 9283/2018 § 1º A política a que se refere o caput estabelecerá, além daqueles previstos no art. 15-A da Lei nº 10.973, de 2004, as diretrizes e os objetivos para: I - a participação, a remuneração, o afastamento e a licença de servidor ou empregado público nas atividades decorrentes das disposições deste Decreto; II - a captação, a gestão e a aplicação das receitas próprias decorrentes das disposições deste Decreto. FORTEC - Forum Nacional de Gestores d Inovação e Transferência de Tecnologia

Art. 14 do Decreto 9283/2018 III - a qualificação e a avaliação do uso da adoção dos resultados decorrentes de atividades e projetos de pesquisa; e IV - o atendimento do inventor independente. § 2º A concessão de recursos públicos considerará a implementação de políticas de inovação por parte das ICT públicas e privadas. FORTEC - Forum Nacional de Gestores d Inovação e Transferência de Tecnologia

Tecnologia de interesse da defesa nacional Art. 14 do Decreto 9283/2018 § 3º A ICT pública publicará em seu sítio eletrônico oficial os documentos, as normas e os relatórios relacionados com a sua política de inovação. § 4º A política de inovação da ICT estabelecerá os procedimentos para atender ao disposto no art. 82. Tecnologia de interesse da defesa nacional FORTEC - Forum Nacional de Gestores d Inovação e Transferência de Tecnologia

A Política Institucional de Inovação é uma importante conquista de maior autonomia das nossas instituições. Politica Nacional que deve primar pela agilidade e pela viabilização dos resultados. FORTEC - Forum Nacional de Gestores d Inovação e Transferência de Tecnologia

Dr. Gesil S. Amarante Segundo Univ. Estadual de Santa Cruz OBRIGADO! Dr. Gesil S. Amarante Segundo NIT-UESC PCTSB FORTEC gsamarante@uesc.br gsamarante@fortec.org.br Univ. Estadual de Santa Cruz http://www.uesc.br/ http://fortec.org.br/ http://nit.uesc.br/ http://profnit.org/ http://pctsb.org/ FORTEC - Forum Nacional de Gestores d Inovação e Transferência de Tecnologia