Pós-verdade e pós-ciências sociais da necessidade e da capacidade autocrítica António Pedro Dores – 2018.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tipologias de estados de espírito na investigação
Advertisements

Estados de espírito na investigação Métodos e Técnicas de Investigação - extensivos António Pedro Dores, Dep. Sociologia, CIES,
TITULO: A atuação dos projetos de governo envolvendo as práticas corporais e suas influências no currículo e na formação discente e docente. SILVIO SIPLIANO.
Contexto histórico - “A modernidade”
Superintendência de Políticas para a Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Ensino Médio Entrelaçando Leitura e Letramento: um diálogo.
ÉTICA PROFISSIONAL Curso: Engenharia Mecânica Prof. Rodrigo Barbosa.
TIPOS DE CONHECIMENTO
EPISTEMOLOGIA MODERNA POSITIVISMO
Dr. Nilton Formiga Psicólogo Social
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
Lição 01 Apresentação do curso
Educação Superior em Ibero-américa
Universidade no Brasil
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
António Pedro Dores, Jul 2016
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:
António Pedro Dores, Março 2017
II Simpósio Ined 8 e 9 de maio de
Prof.ª Rosana Louro Ferreira Silva
Planejamento de Sistemas Complexos
GIDDENS, A. Sociologia (FCG, 2008).
Helen Longino: Doutora em Filosofia da Ciência, Professora em Stanford University Livros: 1990: Science as Social Knowledge: Values and Objectivity in.
Formação para Educação Integral:
Fundamentos III Maria Clara Figueiredo Dia 1. A maior riqueza do homem é sua incompletude Nesse ponto eu sou abastado. Palavras que me aceitam como eu.
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
Documentos e Propostas legais
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROJETO DE PESQUISA SOCIAL: [TÍTULO DO PROJETO]
A identidade docente nos tempos e espaços do currículo: uma reflexão pautada na ação do professor da escola pública JAYSON MAGNO DA SILVA Doutorando em.
8. Utilizar a pesquisa e a inovação.
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
TÍTULO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO OBJETIVOS CONCLUSÃO
School of Higher Education
GRADE CIÊNCIAS SOCIAIS BACHARELADO
TÍTULO: subtítulo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
Max Weber Karl Marx Émile Durkheim
Renascimento e Reforma Escola de Atenas de Rafael ( ) – Tela em que o pintor evoca a sabedoria do passado greco-romano, como modelo a seguir no.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Filosofia – 2° ano do Ensino Médio A dúvida.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
LDB LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 03
A formação do professor na UFMS
Cyberbullying e suas consequências
Métodos e técnicas à margem da teoria?
Disc. Sociologia Geral e Jurídica
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Prof. Thiago – sociologia - 2º Ano CEA
Zabalza, Miguel a. Os professores universitários.
António Pedro Dores 21 de Maio de 2016
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
Aparelhos ideológicos
1º FÓRUM NACIONAL DE SECRETARIADO / ASSESSORIA
21/04/2019 Práticas Judiciárias.
O lugar do povo no direito moderno
Actualizar as ciências sociais
Aparelhos ideológicos
Instituições e organizações o caso das prisões
SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS.
Orador David MAGONAGONA Nampula, 2018 UNIVERSIDADE LÚRIO FACULDADE DE CIÊNCIAS DE SAÚDE Factores que influenciam ao processo de investigação científica.
CIÊNCIA DIGITAL Gabriel Vieira (mestrado) Grazieli Izidorio (mestrado)
O Método Científico. " Fatos são os dados do mundo. Teorias são estruturas de idéias que explicam e interpretam os fatos." - Stephen Jay Gould.
Aliança sacrificial: sociedade - estado
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2007.
Transcrição da apresentação:

Pós-verdade e pós-ciências sociais da necessidade e da capacidade autocrítica António Pedro Dores – 2018

Index Geração mais bem formada de sempre admite sociedade como a que se perfila? Qual foi e é a contribuição das Ciências Sociais? Conclusões de simpósio sobre o ensino das teorias sociológicas

Coevolução da cultura política e das ciências sociais Espaço público Ciências sociais Factos políticos Horizonte científico Politicamente correcto Hiper especialidade Tabloidização media Responsabilização através do CV Redes sociais Relativismo Fake news Apoio a políticas públicas

Sociologia pública? Alheamento das CS (híper especializax) Teorias de escola. Métodos standard. Revivalismo dos anos 30 (Buraway)? Empregabilidade? Profissionalização? Tempo crítico para a afirmação das CS, como filosofia (Collins)

Disponibilidade para a crítica Boa vontade dos profissionais para com a sua profissão (em decadência) – identidade e vergonha (limites de escolas) Capacidade para renovação cognitiva: A) Retomar a ambição científica B) Discutir o que é “sociedade” UNIDADE NA POLÉMICA

Simpósio “Iniciativa de vanguarda” Isolamento do trabalho das fileiras (e das cadeiras e docentes) Isolamento das teorias especializadas dentro de cada cadeira/docente Isolamento das teorias (sub)disciplinares

Conclusão Há uma hegemonia da tendência para não discutir/polemizar teorias sociais Há consequências na separação habitual entre capítulos teóricos, metodológicos e empíricos, independentes uns dos outros Há uma necessidade de discutir teorias sociais Há necessidade de romper com as práticas actuais das Ciências Sociais

Fim António Pedro Dores Trilogia de estados de espírito Observatório Europeu das Prisões World Social Sciences & Humanities Net Escola para lá das ciências sociais