Pós-verdade e pós-ciências sociais da necessidade e da capacidade autocrítica António Pedro Dores – 2018
Index Geração mais bem formada de sempre admite sociedade como a que se perfila? Qual foi e é a contribuição das Ciências Sociais? Conclusões de simpósio sobre o ensino das teorias sociológicas
Coevolução da cultura política e das ciências sociais Espaço público Ciências sociais Factos políticos Horizonte científico Politicamente correcto Hiper especialidade Tabloidização media Responsabilização através do CV Redes sociais Relativismo Fake news Apoio a políticas públicas
Sociologia pública? Alheamento das CS (híper especializax) Teorias de escola. Métodos standard. Revivalismo dos anos 30 (Buraway)? Empregabilidade? Profissionalização? Tempo crítico para a afirmação das CS, como filosofia (Collins)
Disponibilidade para a crítica Boa vontade dos profissionais para com a sua profissão (em decadência) – identidade e vergonha (limites de escolas) Capacidade para renovação cognitiva: A) Retomar a ambição científica B) Discutir o que é “sociedade” UNIDADE NA POLÉMICA
Simpósio “Iniciativa de vanguarda” Isolamento do trabalho das fileiras (e das cadeiras e docentes) Isolamento das teorias especializadas dentro de cada cadeira/docente Isolamento das teorias (sub)disciplinares
Conclusão Há uma hegemonia da tendência para não discutir/polemizar teorias sociais Há consequências na separação habitual entre capítulos teóricos, metodológicos e empíricos, independentes uns dos outros Há uma necessidade de discutir teorias sociais Há necessidade de romper com as práticas actuais das Ciências Sociais
Fim António Pedro Dores Trilogia de estados de espírito Observatório Europeu das Prisões World Social Sciences & Humanities Net Escola para lá das ciências sociais