As negociações de NAMA e os impactos na América Latina e no Brasil Apresentação do Estudo do Observatório Social/CUT sobre as negociações de NAMA (bens-

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SETOR FINANCEIRO NO BRASIL E A INSERÇÃO DO BANCO SANTANDER
Advertisements

SETOR AUTOMOTIVO MERCOSUL E UNIÃO EUROPÉIA
Assembleia Setorial do ASMETRO-SN/Mobilização
Glauco Arbix Universidade de São Paulo - USP 13 de dezembro de 2006 CGEE – ABDI – FIESP - ANPEI Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica Ambiente Institucional.
Participação na Argentina – Buenos Aires, na ocasião dos 76 anos do Tratado de União Cultural e da Bandeira da Paz e Cultura De 15 a 18 de abril de 2011.
O QUE É ? A ALCA ( Área de Livre Comércio das Américas ) , foi formulada em 1994, nos EUA,na primeira Cúpula de Chefes de estado e governo das América.
Negócios Internacionais
(UFMS ) - A economia chinesa tem crescido em ritmo acelerado nas últimas décadas. O surto econômico da China tem-se baseado na produção de artigos.
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência.
Organização Mundial do Comércio e Formação dos Blocos Econômicos João Igor, Aron Wadson, Kaio Padrão, Kaique Padrão.
Estrutura organizacional Comércio Exterior
Proposta dos Produtores de Cana-de-Açúcar
AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE “POSICIONAMENTO DO GOVERNO BRASILEIRO NA PRÓXIMA REUNIÃO DA CONFERÊNCIA ENTRE AS PARTES DA CONVENÇÃO DE ESTOCOLMO – COP-4 QUE OCORRERÁ.
Estratégias do Ministério da Saúde para a Gestão do Trabalho
Prof. Me. Tomaz Espósito Neto
O COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO
Parte IV: Alguns debates do pós-Real SISTEMÁTICA DE FUNCIONAMENTO DAS AULAS E DE AVALIAÇÃO.
Desenvolvimento Econômico - Visão Geral
A ASCENSÃO DA CHINA NO SISTEMA MUNDIAL E OS DESAFIOS PARA O BRASIL
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Cúpula Social do Mercosul Brasília 13 a 15 de dezembro de 2006 SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA REPÚBLICA.
Preços de Transferência
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
Comércio Internacional
Projeto Extensão Industrial Exportadora
Movimento Brasil Competitivo
Movimento Brasil Competitivo
Ambiente do Profissional de Comércio Exterior
Mercosul – Desafios e Complementação
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
10h00Abertura e Informes Gerais 10h10Aprovação da Memória da 16ª Reunião Ordinária 10h20Plano de Trabalho 2013 Apresentação da situação dos assuntos em.
Prof. Jefferson Luiz Hernandes
Como Vai a Educação Básica Brasileira
A globalização econômica nos anos 1950 e 1960 (2ª Parte)
GLOBALIZAÇÃO: Interligação Interdependência - Atual
A contribuição das exportações para o crescimento econômico do Brasil
SOBRE O DOCUMENTO-REFERÊNCIA E A FORMULAÇÃO E APROVAÇÃO PROPOSIÇÕES.
A Parker estabelece parcerias com os seus clientes para aumentar a sua produtividade e lucro.
Panorama da Evolução Comercial Brasil-América do Sul
As negociações de NAMA e o impacto na América Latina e no Brasil Apresentação do Estudo do Observatório Social/CUT sobre as negociações de NAMA (bens-
A NOVA AGENDA DA MEI Pedro Wongtschowski 15 de Agosto de 2014
Benefícios da participação em CGV
FIESC PERSPECTIVA DA ECONOMIA GLOBALIZADA E O MOMENTO DE CRISE - IMPACTO BRASIL E OPORTUNIDADES MARIA TERESA BUSTAMANTE ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL.
NAF/FIOCRUZ Oliveira, MA, 2006 Implementação do Acordo TRIPS da OMC em países da América Latina e Caribe Implementação do Acordo TRIPS da OMC em países.
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Governo Marina: Um olhar da economia.
Apresentação do Brasil Elegemos a 1ª mulher presidenta do Brasil!
14 de julho de 2009 CNM Internacional. A CNM Internacional A área da Confederação Nacional de Municípios responsável por promover a inserção internacional.
BLOCOS ECONÔMICOS DA AMÉRICA
A inserção do Brasil no mundo
Gestão do Conhecimento
UFP Marketing Internacional Marketing na Ásia. Segundo diversos especialistas em comércio internacional a região da Ásia será uma região.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. O Comércio Internacional desenvolveu-se a partir das necessidades das nações de suprirem suas carências. Hoje temos o resultados.
MERCADO MUNDIAL DE CARNE SUÍNA: A PERSPECTIVA BRASILEIRA
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
PIB – Produto Interno Bruto Apresentação: EDUARDO MACHADO FELIPE TERRA LUCAS TASSIS LUIZ CARLOS HOMBRE.
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL A Inserção Comercial Brasileira.
O COMÉRCIO MUNDIAL É através do comércio que se realizam as trocas de bens entre pessoas, regiões e países. Torna possível a complementaridade entre diferentes.
Mudança do padrão de acumulação
GTP APL 1ª Reunião Plenária 2015
EDUCARH Promover a escolaridade, a qualificação e o desenvolvimento profissional de trabalhadores e lideranças para a indústria Educação Ser indutor.
Câmara de Comércio Exterior (CAMEX)
Goiânia, 3 de abril de Variação real da economia goiana, por meio da evolução física de seus principais setores de atividade: Agropecuária, Indústria.
TEXTO: BARREIRAS IMPOSTAS PELOS ESTADOS UNIDOS AOS PRODUTOS BRASILEIROS Carne bovina e carne de aves: barreira fitossanitária (contaminação.
2ª REUNIÃO DA CÂMARA TEMÁTICA MOBILIDADE URBANA – CTMOB 2ª Reunião CÂMARA TEMÁTICA MOBILIDADE URBANA – CTMOB 13/maio/2014 Sala Redonda.
A Economia do Conhecimento, o Comércio Multilateral e o Brasil Campinas, 19/12/05 CNPM - Embrapa.
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
A POLÍTICA EXTERNA DE COLLOR. Francisco Rezek –( até ) Celso Lafer –( até ) MINISTROS DAS RELAÇÕES EXTERIORES DO BRASIL.
SÁBADO – 24 de Junho de h00-14h20: Prece de Abertura; Prece dos Aprendizes; Vibrações; Intercâmbio Mediúnico; Apresentações (20 min) 3.
Transcrição da apresentação:

As negociações de NAMA e os impactos na América Latina e no Brasil Apresentação do Estudo do Observatório Social/CUT sobre as negociações de NAMA (bens- industriais) na reunião do CONEX 04 de abril de 2006 REBRIP – Rede Brasileira pela Integração dos Povos

Institucionalização do trade-off das negociações: NAMA/Agricultura Definição da fórmula suíça com coeficientes Sinalização por parte do governo brasileiro de fórmula suíça com coeficiente 30 Negociações de NAMA na OMC pós-Hong Kong:

Principais Impactos Negativos: NAMA como 2º abertura Mudança no perfil da pauta de exportações brasileira Perda de espaço para formulação de política industrial Perda de empregos industriais

Considerações Finais Conclusões e sugestões