RISCOS ASSOCIADOS À APLICAÇÃO DO LODO DE ESGOTO NA AGRICULTURA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRIBUIÇÃO DE LODO NA AGRICULTURA ( REUSO NA AGRICULTURA)
Advertisements

REMEDIAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS ALTERNATIVAS DE USO DO CALCÁRIO M. Sc
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO SECRETARIA DE EDUCA Ç ÃO PROFISSIONAL E TECNOL Ó GICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA Ç ÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA.
Ciclos Biogeoquímico O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento.
Página 85.  saneamento básico – tratamento de água e esgoto QUALIDADE DA ÁGUA.
ETAR Ciências da Natureza 8º ano A Água na Escola Portuguesa Incluir imagem simples sobre tema.
Aplicaçao do carvao mineral  Gerar eletricidade;  Produzir plásticos, alcatrão, fertilizantes ;  Auxiliar no derretimento do minério de ferro para a.
Matéria Orgânica do solo (m.o.s). Objetivos Proporcionar conhecimentos básicos sobre a origem e dinâmica da m.o. do solo; Conhecer suas características.
Tratamento de águas residuais Geografia 9º ano A Água na Escola Portuguesa.
O que é uma composteira?.
Curso de Zootecnia Prof. Etiane Skrebsky Quadros
Alimentação Saudável e Sustentável
Poluição dos solos na Área metropolitana do Porto
Degradação do solo Degradação do solo: esgotamento e desaparecimento dos horizontes das camadas superficiais, que causa a desertificação (degeneração dos.
AS INTERAÇÕES BIOLÓGICAS DO SOLO
Que relação existe entre a ocorrência de doenças e a ação de agentes patogénicos ambientais, biológicos, físicos e químicos? Agentes patogénicos biológicos.
Nome:Wellinton Carrilho Série:3° ano A matutino Professor:Beto
Sistemas de agricultura: o paradoxo da conservação do solo
Poluição no Ar e Poluição do Solo
POLUIÇãO DA ÁGUA.
Do petróleo à gasolina - Parte 3
Esgotos Planeta Água: poluição
Estudo comparativo entre os sistemas de produção convencional e orgânico na utilização e destinação dos resíduos ACADÊMICOS: Andres Ricardo Martins da.
FELIZ DIA DOS NAMORADOS
Estrutura atômica e aplicações
DRAGAGEM: IMPACTOS AMBIENTAIS E NORMAS APLICADAS
Mudanças Climáticas: AGRICULTURA
LSO400 – Transformações do Carbono no Solo
Formação e uso do solo.
Potássio no solo.
EDTA H4Y Dissociação H4Y H+ + H3Y- Ka1= 1,0 x 10-2 = ([H+].[H3Y-])/[H4Y] H3Y- H+ + H2Y-2 Ka2= 2,2 x 10-3 = ([H+].[H2Y-2])/[H3Y-]
Universidade federal de goiás Escola de agronomia Programa de pós-graduação em AGRONOMIA Área de Concentração: Solo e Água DEFICIÊNCIA NUTRICIONAL EM.
Fernando Dini Andreote
FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA
Universidade de São Paulo
Óxido Grupo: Diogo, jonathan, lara, Leandra, ronald, tiago, washitong, emanuel.
RISCO QUÍMICO Cádmio.
Resultados e Discussão Processos biológicos para remoção de nitrogênio
Universidade Federal do Ceará - UFC Programa de Pós – Graduação em Solos e Nutrição de Plantas Química do solo O EFEITO DE DIFERENTES SOLUÇÕES DE LAVAGEM.
Transformações do Carbono e do Nitrogênio no Solo
Problemas Ambientais Urbanos
SOLO E A NOSSA SAÚDE Página 251.
Manejo de Solos Curso de Zootecnia Prof. Etiane Skrebsky Quadros
Daliana Alice Oliveira Hans Braunnier de Aguiar Silva
ANOMALIAS GEOQUÍMICOS AULA7 Anomalias Geoquímicas FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS UNIPAC Lafaiete.
AMONÍACO Joana Reis, nº 11 Margarida Mendonça, nº 15
Escola Estadual Antonio Valadares Alunas: Isabela, Sara e Rhaissa
ANÁLISE GRAVIMÉTRICA Prof Augusto Tanamati. A NÁLISE G RAVIMÉTRICA Analito: separado de uma amostra.
CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA
Arquitetura Sustentável
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
 Gera o aumento da velocidade de reações (JORDÃO E PESSÔA, 2011);  Diminui a solubilidade de gases dissolvidos na água(SPIRO E STIGLIANI,2009);  Aumento.
DOENÇAS NEGLIGENCIADAS São aquelas doenças causadas por agentes infecciosos ou parasitas e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda, especialmente.
Estrutura Geológica, Relevo e Solos
Ecologia.
Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle
Resultados e Discussão Processos biológicos para remoção de nitrogênio
Adaptação de um método de extração de alumínio, Aℓ, na forma de óxido de alumínio, Aℓ2O3, de lodo de Estação de Tratamento de Água – ETA – e avaliação.
BIOTECNOLOGIA AMBIENTAL -DIGESTÃO ANAERÓBIA- JANAÍNA BRUM, PATRICIA COSTA 23 DE JUNHO DE 2016.
SERES VIVOS.
Biodiversidade microbiana do solo Integrantes: Joelma Evelin Pereira kume Midian Nikel Alves de Souza Rita de Cássia Bonassi.
Técnicas de análise em microbiologia alimentar Trabalho realizado por: Sílvia Ricardo, Mónica Lopes11ºPF2 C URSO P ROFISSIONAL T ÉCNICO DE P ROCESSAMENTO.
“ É o conjunto de medidas (atividades) que visam preservar (modificar) o ambiente com o objetivo de prevenir doenças e melhorar as condições de saúde”
Poluição e as suas consequências Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo. A saúde e o.
BIOQUÍMICA Ivanise Correia da Silva Mota
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Cultivo sem solo.
ANOTAÇÃO: Para alterar a imagem no slide, selecione e exclua a imagem. Em seguida, use o ícone Imagens no espaço reservado para inserir sua própria imagem.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Discentes: Carlos Duque, Mário Santana, Maria Conceição, Everaldo Docente: Thiago Sabino.
Transcrição da apresentação:

RISCOS ASSOCIADOS À APLICAÇÃO DO LODO DE ESGOTO NA AGRICULTURA LETICIA AMADEU FREDDI email: leticiaamadeu@gmail.com

INTRODUÇÃO Aplicação de biossólido na agricultura Aumento da produção de lodo Lodo: grande problema ambiental urbano Seguir a resolução CONAMA 375/06 para uma aplicação segura

METAIS PESADOS Presença de metais pesados é um problema para a reciclagem do lodo. Ligações de descargas industriais podem aumentar os níveis de metais pesados Manter o pH do solo acima de 5,5 para evitar que esses metais sejam absorvidos pelas plantas. Cádmio (Cd) Cobre (Cu) Molibdênio (Mo) Níquel (Ni) Zinco (Zn)

Biossólidos contendo elevadas concentrações de metais pesados não devem ser destinados ao uso agrícola.

SANIDADE Os lodos de esgoto contem patógenos humanos: estreptococos, Salmonella sp., Shigella sp., larvas e ovos de helmintos, protozoários (cistos) e vírus (enterovírus e rotavírus). pessoas que manipulam o biossólido e para as culturas elemento de limitação ao uso do lodo na agricultura. Agentes patogênicos facilmente controlado através técnicas de higienização do lodo, como a calagem ou a compostagem.

Compostagem Calagem método de estabilização e desinfeção química e térmica adição de cal a altas dosagens, elevando o pH a níveis ligeiramente superiores a 12 aumento da temperatura em função das reações químicas processo de tratamento biológico lodo é misturado com vários grupos de micro-organismos elevação da temperatura para eliminar os patógenos adição de um composto rico em carbono para regular a relação carbono/nitrogênio.

MICROPOLUENTES ORGÂNICOS Micropoluentes orgânicos: hidrocarbonetos aromáticos, fenólicos, pesticidas, polibromenatosbifenil (PBBs), policlorinatobifenil (PCBs) e outros materiais persistentes altamente tóxicos. baixa solubilidade na água e não se movem facilmente no solo; são relativamente estáveis no solo, uma vez que são resistentes a degradação microbiana; passam através da cadeia alimentar (solo - planta - animal - homem); muitos são carcinogênicos, mutagênicos e teratogênicos. volatilização para a atmosfera, lixiviação para águas subterrâneas, degradação química e biológica (processo lento), absorção pelas plantas bioacumulação

NITROGÊNIO

NITROGÊNIO Fertilizantes minerais Fertilizantes orgânicos O nitrogênio presente já está na forma disponível para a absorção pelas plantas O processo de disponibilização do nitrogênio depende da mineralização do N orgânico, realizada gradativamente por microrganismos. Velocidade de disponibilidade de Nitrogênio Biossólido A mineralização do N orgânico: influenciado por diversos fatores, como clima, sistema de manejo, tipo de material orgânico adicionado ou remanescente e atributos do solo.

NITROGÊNIO Cálculo de N segundo CONAMA 375: poder de neutralização/acidificação teor de metais pesados teor e disponibilidade do nitrogênio É adotado a que apresentar a menor quantidade de resíduo a ser aplicada ao solo Quantidade de nitrogênio recomendável Dose de lodo a ser aplicada Quantidade de nitrogênio disponível Depende da fração de mineralização do N (FMN) Porcentagem fixa para cada tipo de lodo gerado a partir de diferentes tipos de tratamentos de esgoto

NITROGÊNIO Problemas FMN Valores calculados pelos EUA – clima temperado O uso continuado de lodo no solo gera uma quantidade de nitrogênio residual que não é considerada no cálculo de nova dosagem. gerar o excesso de nitrogênio presente no solo e consequentemente aumentar o risco de contaminação de corpos d’água e água subterrânea.

DISCUSSÃO Norma brasileira Precisa de maiores estudos Questão do pH

CONCLUSÃO Inúmeras vantagens da aplicação de biossólido na agricultura: Alguns compostos presentes em excesso podem causar sérios danos aos recursos hídricos, ao ambiente e à população. reciclagem de resíduos, melhorias das propriedades físico-químicas e biológicas do solo, aumento dos nutrientes, aumento da produtividade agrícola e lucratividade. A norma brasileira vigente é adequada, porém com ressalvas. As alterações trarão benéficos econômicos, ambientais e sociais.