Comunicação Social junto da Educação Ambiental com Foco na Sustentabilidade Alessandre da Silva Amanda Martins Ferreira Gonçalves Leonice Domingos dos Santos Cintra Lima
Introdução Relação Homem com meio ambiente Sustento x desgaste meio ambiente Aprimoramento das tecnologias Recursos naturais gera capital
Introdução Educação Ambiental e Sustentabilidade Comprometimento do homem com o meio ambiente Ecossistema saudável e qualidade de vida Educação dentro e fora de casa
Introdução Comunicação Ações e realizações Fortalecimento das relações
Introdução Era Digital Empoderamento da população Rapidez na informação
Objetivo O Objetivo geral da pesquisa visa identificar os fatores que perfazem a comunicação sobre o cuidado com as questões ambientais levando em consideração a sustentabilidade.
Análises Bibliográficas Metodologia Análises Bibliográficas
SER HUMANO E MEIO AMBIENTE Resultados SER HUMANO E MEIO AMBIENTE Comportamento e hábitos de consumo Descarte inapropriado de resíduos Problemas social, de saúde Poluição ambiental Segundo IBGE: média População Brasil 209.000.000 População Ribeirão Preto 680.000 10% detém 43,3% da renda total do país 10% mais detém 0,7% da renda total FAVELAS 2016 – 50 comunidades – 25mil pessoas 2018 – 96 comunidades – 43 mil pessoas Fonte: IBGE 2017
Resultados EDUCAÇÃO AMBIENTAL Modelos de Desenvolvimento para Soluções limpas e sustentáveis Adquirir Conhecimentos, valores para melhoria do meio ambiente Novo modelo para a Relação sociedade-natureza Trabalho nas dimensões social e ambiental Planeta Terra – fontes de recursos e reservas finitas Visa promover a harmonia no ecossistema
Resultados COMUNICAR TECNOLOGIA Ato de Interagir, receber e enviar informações Veículos de Comunicação Interação pessoal TECNOLOGIA Internet Aliada na educação ambiental Questão pedagógica
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Resultados SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Empresas – Serviços Verdes 3 casos Dupont(Inovador), Wal-Mart(Investidor) e Timberland(Propagador)
Considerações Finais a) Avanço Tecnológico b) Educação Ambiental c) Comunicação d) Sustentabilidade - Recursos renováveis - Coletivo - Preservação do meio ambiente e do ecossistema d) Conscientização e) Novo Conceito de participação ambiental